Hoje iremos conhecer uma doença ocupacional, chamada síndrome do túnel do carpo. Você já ouviu falar nela? e melhor, você sabe quais são os direitos de quem tem a síndrome do túnel do carpo? É o que vamos descobrir hoje!
Direitos de quem tem síndrome do túnel do carpo
De modo simples o portador ou a pessoa que desenvolve a doença de túnel do carpo não tem amplos direitos, mas tem um certo apoio governamental através do INSS. Esse apoio se divide em três categorias: um benefício temporário por incapacidade acidental, um auxílio-acidente que é uma outra forma de auxílio-doença e pode chegar a uma invalidez acidentária, o que causaria a ele uma aposentadoria.

Fonte/Reprodução: original.
Essas três formas foram os meios encontrados para se dar apoio a essa doença um tanto esquecida.
Síndrome do túnel do carpo
Sem muitos rodeios a síndrome do túnel do carpo é uma doença causada pela compressão do nervo mediano, pois quando esse nervo é comprimido ele causa a STC, sigla utilizada pelos médicos para descrever a síndrome do túnel do carpo.
Como nosso corpo, braços e pernas são repletos de nervos, era de se esperar de que em alguma parte do corpo pudesse acontecer essa doença ou algo do tipo.
Síndrome do túnel do carpo como doença ocupacional
Porque a síndrome do túnel do carpo pode ser classificada como doença ocupacional? Então, vamos lá. Devido a restrição que a doença causa em alguns movimentos pela compressão do músculo, isso pode chegar a causar uma série de problemas. O primeiro é agravar a inflamação e assim prejudicar mais o indivíduo acidentado, a segunda é gerar uma incapacidade que tire a segurança da sua execução, tanto para si quanto para terceiros e a terceira situação é quando você se torna incapaz e assim fica impossibilitado de exercer essa função.

Fonte/Reprodução: original.
Nessas três condições ela se qualifica como uma doença ocupacional porque, devido essa ser sua profissão e você não ter mais condição de exercê-la, por conta da doença, você pode vir a se afastar da empresa por um tempo ou até mesmo se aposentar pelo nível de agravamento da doença.
Benefícios do INSS para síndrome do túnel do carpo
Com as novas alterações nominais dos auxílios doença ou aposentadoria por invalidez, passaram a se chamar auxílio por incapacidade temporária e auxílio por incapacidade permanente.
O que não muda muito no nosso dia a dia, até porque só altera o nome, mas temos que ter ciência de que podemos ficar encostados pelo INSS durante um período curto ou longo, de acordo o necessário a sua recuperação e dependendo da gravidade da doença podemos chegar a uma aposentadoria. Por ser uma doença pouco conhecida ou talvez pouco observada, nunca demos muita atenção, mas é bom saber que mesmo sendo uma doença não tão popular, também estamos amparados, sabemos que temos apoio e condições de nos manter é ótimo.