Quais os benefícios que traz uma boa governança corporativa

0 9

Os processos para uma empresa funcionar de forma eficiente, vai aumentar de acordo com o seu crescimento. E já imaginou uma empresa com um porte grande, necessitar de dezenas ou centenas de pessoas em suas decisões? Seria um caos completo, e para isso existe o papel da governança corporativa.

O que é a governança corporativa?

O conceito de governança corporativa se relaciona com a forma como devem ser tomadas certas decisões. É um sistema que traz um conjunto de processos que são utilizados para dirigir e monitorar as empresas.

Quais os benefícios que traz uma boa governança corporativa (2)
Fonte/Reprodução: original

Dessa maneira a governança corporativa engloba diversas áreas, como a relação entre sócios, conselho de administração, órgãos de fiscalização, entre outras etapas que compõem uma empresa.

Por isso a importância para os empreendedores de ter esse conhecimento é muito grande. Pois, ajuda na organização de todas as áreas quando uma empresa se torna grande o suficiente a ponto de necessitar de certas regras para que não saia do controle.

Quais benefícios da governança corporativa?

A governança corporativa vem constantemente a ganhar espaço no processo das empresas. Apesar de a maioria ainda relutar pela questão dos custos e obrigações que ela determina, os benefícios podem ajudar em muito nos processos como:

  1. Melhora na gestão
  2. Aumento da longevidade
  3. Uma grande redução de conflitos
  4. Valorização da imagem da empresa
  5. Atração e retenção de grandes talentos

Esses são apenas alguns dos vários benefícios que uma governança corporativa pode proporcionar, além de tornar o processo ainda mais organizado.

Por que a governança corporativa tem grande importância?

Além dos benefícios corporativos que ela pode trazer, organiza todos os setores da empresa, ainda pode transformar a imagem da mesma, traz mais clientes e melhora a rentabilidade. Isso faz com que a empresa cresça de forma exponencial devido à confiabilidade que ela passa a ter no mercado.

Basicamente o valor da marca é totalmente transformado em grande valor, e isso faz com que a empresa passe a ser vista com outros olhos para possíveis investidores e consumidores do produto oferecido.

A governança corporativa hoje tem um grande papel nas empresas, e tem se tornado cada vez mais popular entre grandes corporações, pois a maioria dos empreendedores chegam em um ponto de crescimento que não se sabe o que fazer de certa forma. Com essa ajuda, o crescimento deixa de retardar e passa a crescer de forma muito melhor e mais valiosa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.