Quais as escolas de ensino brasileiras que possuem destaque na condução da educação

0 171

Somente a educação pode mudar o cenário do país, diminuir a desigualdade social e, por isso, a importância das escolas de ensino brasileiras na condução de formar cidadãos e revolucionar o país. 

Essas instituições de ensino não ensinam apenas para os alunos passar no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além disso, essas escolas ajudam a investir em projetos científicos, olimpíadas e também no esporte. 

Neste conteúdo, vamos explicar quais as escolas de ensino brasileiras que possuem destaque na condução da educação, quais os resultados alcançados por essas escolas e muito mais, confira. 

Quais são as escolas e redes de ensino brasileiras que possuem destaque na condução da educação?

Em todo o Brasil, 1619 escolas são destaques pelo seu ensino, no qual 115 na região Norte, 434 no Nordeste, 152 no Centro-Oeste, 614 no Sudeste e 304 na região Sul. Sendo que as cidades de Sobral (CE), Jales (SP) e Novo Horizonte (SP) são as que tiveram reconhecimento por uma educação de qualidade, principalmente no Ensino Fundamental, conhecido por criar a base escolar dos jovens brasileiros. 

Entretanto, apenas escolas que se destacaram como a melhor do país. A seguir, a lista das 10 melhores e os seus respectivos estados.

  1. EEEF Cora Coralina – Roraima (Ji-Paraná); 
  2. EMEF Joaquim Nabuco – Roraima (Outro Preto do Oeste); 
  3. EEEFM Carlos Drummond de Andrade – RO (Presidente Médici);
  4. EEEF Alexandre de Gusmão – RO (Nova Brasilândia D’Oeste);
  5. CMEIEF Ruth Rocha – RO (Ji-Paraná); 
  6. Escola Georgete Eluan Kalume – AC (Rio Branco); 
  7. Escola Getúlio Vargas – AC (Brasileia); 
  8. Escola Estadual Armando Mendes – AM (Envira); 
  9. Escola Estadual Professor Gilberto Mestrinho – AM (Beruri);  
  10. EM Vila da Felicidade – AM (Manaus). 

Assim, com essa lista podemos ver que a maioria é escola pública, assim mostrando a importância desse tipo de escolas de ensino brasileiras.

Qual o perfil dos alunos que frequentam essas escolas e redes de ensino?

As escolas de ensino brasileiras, consideradas de excelência são as que tentam garantir o aprendizado de todos os alunos, independente do contexto socioeconômico, no qual diretores e professores estão dispostos a enfrentar todos os desafios, como atingirem boas notas na tradicional prova Brasil.

Artigos Relacionados
1 De 24

A prova Brasil consiste em medir como anda o desenvolvimento do Ensino Fundamental nas escolas de ensino brasileiras, tanto em escola pública como nas particulares.  

O perfil dos alunos que frequentam essas escolas são de baixa renda e vivem em comunidades periféricas. Além disso, muitos dos alunos estudam em escolas que não estão localizadas na capital do estado. 

Qual o foco das atividades educacionais dessas escolas e redes de ensino?

O foco das atividades educacionais das escolas de ensino brasileiras é investir em conhecimento básico em matemática e língua portuguesa. De acordo com dados do QEdu, 4% dos estudantes chegam ao 6º ano sem ter algum conhecimento específico do português. 

Além disso, eles ressaltam a importância de realizar e incentivar projetos de inclusão. Segundo os dados do QEdu, são 52% das escolas apresentam projetos de combate ao racismo. 

Sem contar com programas de incentivo a participar de olimpíadas do conhecimento, ler livros na biblioteca e aquisição de projetos sociais. 

Como essas escolas e redes de ensino lidam com a diversidade de perfis e necessidades dos alunos?

Para conseguir lidar com os desafios, as escolas de ensino brasileiras buscam fazer um sistema de acompanhamento do rendimento do aluno, contato constante com a Secretaria de Educação, monitoramento de aprendizado, investimento na gestão escolar, estímulo a formação dos educadores e também atividades expositivas. 

Quais os resultados alcançados pelas escolas e redes de ensino que conduzem a educação de forma destacada?

As escolas de ensino brasileiras que são destaque de excelência, são aquelas que conseguem com que os alunos tenham conhecimento no mínimo de 90% de língua portuguesa e matemática. Como resultado, os estudantes vão ter autonomia e conseguirão exercer a sua cidadania durante o cotidiano. 

Agora que você sabe das escolas de ensino brasileiras que possuem destaque, compartilhe este texto para alunos e professores que querem uma educação melhor para o país.

Deixe um comentário