Proteja-se contra fraudes e golpes de cartões de crédito: dicas importantes

proteja se contra fraudes e golpes de cartões de crédito dicas importantes

Os golpes de cartões de crédito ainda continuam frequentes, mesmo após anos de avanços da tecnologia de segurança eletrônica, e seus métodos ficaram mais robustos, impedindo a 

identificação de uma ação fraudulenta.

Caso você desconheça como se proteger,ou nem saiba os tipos de golpes que existem hoje em dia, este conteúdo apresenta maneiras de se proteger online e fisicamente contra os criminosos. Confira!

10 Dicas para você evitar golpes de cartões de crédito!

Para você que fez um cartão de crédito há pouco tempo, mas não sabe como ficar protegido contra os temidos golpes, é necessário entender como se prevenir eficientemente. Para isso, você encontrará informações que tornarão a sua rotina mais segura e protegida para não sofrer nas mãos dos golpistas.

10 dicas para voce evitar golpes de cartoes de credito
Fonte/Reprodução: original.

Além disso, apresentar as dicas de golpes de cartões de crédito para familiares e amigos tornará a rotina de todos protegida. Muitas pessoas desconhecem os motivos para manter o plástico longe de desconhecidos, tampouco o porquê de nunca compartilhar nenhuma informação com estranhos e você tem como ajudá-las com a disseminação de informações de segurança.

Nunca dê informações do seu crédito a ninguém

O maior e principal erro de qualquer cliente de banco é o de apresentar informações pessoais contidas no crédito a quem não conhece. Isto faz com que golpistas use os dados para benefício próprio, como o de fazer compras em seu nome, as quais não são autorizadas.

Caso os “bancos” te enviem mensagens dizendo que para manter os dados do seu cadastro atualizados é necessário o uso de dados do cartão de crédito, cuidado. Nenhum banco te pede informações complementares por mensagem de texto.

Dessa forma, saiba se tratar dos golpes de cartões de crédito, onde os golpistas agem sempre com pessoas desavisadas, e com pouco conhecimento sobre as fraudes.

Tenha atenção com o cartão

Seja na hora de pagar em restaurantes, lojas ou supermercados, sempre mantenha o cartão de crédito virado para baixo, mantendo o CVV escondido. Caso necessário, cubra todas as informações com a mão a fim de fazer com que terceiros não vejam os dados.

Muitas pessoas que aplicam golpes de cartões de crédito ficam atentos com quem é mais distraído e deixam o plástico exposto. Eles costumam fotografar os dados e o usar para benefício próprio.

Compre com o cartão virtual

Atualmente, os bancos oferecem o cartão virtual aos clientes, evitando vazamento de dados. Isto acontece porque as informações são alteradas, como o caso do CVV, o que faz com que o ato de aplicar qualquer golpe se torne impossibilitado.

No entanto, não significa que você esteja isento de sofrer com as fraudes, já que mesmo com o uso do crédito em estabelecimentos é fundamental ter cuidado.

Não compartilhe os seus dados online

Há milhares de sites que solicitam os dados pessoais de clientes ou futuros clientes para entrar em contato, vender produtos e lucrar. Porém, em casos como este é obrigatório ter atenção. Faça a inserção de informações mínimas e sempre em sites da sua confiança, que você conheça há anos.

nao compartilhe os seus dados online
Fonte/Reprodução: original.

Além disso, os golpes de cartões de crédito são feitos através da compra de dados simples como e-mail, telefone fixo, WhatsApp, em que os criminosos entram em contato alegando trabalhar para o banco. Tenha atenção, porque a financeira não liga para cliente, tampouco pede informações da frente e verso do seu cartão.

Cuidado com as maquininhas

Muitos golpes são praticados através das máquinas de cartão, portanto, você precisa ter muita atenção na hora de pagar pela compra. Olhe no visor a quantia cobrada e caso esteja como na tela do computador, efetue o pagamento.

Apague o CVV e memorize os números

Com o decorrer do uso do cartão de crédito, você memoriza as informações que ficam na parte de trás, portanto, deixa de ser útil manter o CVV à mostra. Raspe para não ser prejudicado se o perder em algum momento. Porém é válido ressaltar de sempre deixar esse número anotado em um local seguro e que você possa se lembrar, pois caso venha a se esquecer da numeração você vai ter ele anotado em segurança.

Use sempre o aplicativo do banco

Caso você perceba ter perdido o cartão, use o aplicativo do seu banco e o bloqueie de imediato. Não espere para ver se encontra, porque qualquer pessoa que o achar usará sem medo nenhum.

Evite salvar os dados de compra no site/loja online

Para ter comodidade em futuras compras, a opção de salvar as informações é oferecida pelas lojas online. Decline sempre que possível, pois se acontecer um vazamento de dados, você terá problemas para resolver.

Opte pelo PayPal

Este é um intermediador de pagamentos, responsável por fazer com que nenhum site ou loja descubra o número do seu cartão de crédito. O PayPal é mais prático e apenas exige a confirmação da sua conta em banco por meio de depósitos de alguns centavos, que são estornados poucas horas após a confirmação dos valores.

Jamais compre por computadores de rede pública

Computadores de universidades e lan houses estão fora de questão na hora de efetuar qualquer pagamento. Os dados ficam salvos no PC, caso você não preste atenção, portanto, toda pessoa que usar aquele computador depois de você, terá acesso a estas informações para usar como quiser.

Quais os golpes mais comuns de cartões de crédito?

Atualmente, a maioria dos golpes são aplicados sempre pelo meio digital, onde muitas pessoas desconhecem de boas maneiras protetivas. Assim, conheça alguns exemplos, para evitar perder seu dinheiro e sofrer nas mãos de golpistas.

Mensagens no WhatsApp

Nenhum banco enviará mensagens para solicitar atualização de dados, porque é um processo realizado pelo próprio aplicativo. E, mesmo quando o fazem, conduzem uma breve ligação onde agendam dia e horário para modificar as suas informações.

mensagens no whatsapp
Fonte/Reprodução: original.

Caso aconteça contato por WhatsApp, saiba se tratar de golpes de cartões de crédito aplicados por golpistas com a intenção de pegar as suas informações pessoais.

Cuidado com as ligações

No primeiro tópico falamos sobre o banco ligar para agendar horário a fim de atualizar o cadastro, porém, não são todos que fazem isso e a prática diminuiu com o uso da tecnologia. Dessa forma, caso uma pessoa ligue dizendo representar banco X e pedindo dados muito específicos, desligue a chamada e bloqueie.

Golpe Remoção de Anjo

O problema ocorre quando os golpistas já tem as suas informações pessoais e acessam o app do seu banco para desativar as notificações. Neste caso, você não fica atualizado sobre os gastos e acredita não haver problemas, portanto, verifique sempre o aplicativo para entender se houve modificações.

Fraude do Delivery

O delivery cresceu muito nos últimos anos e com ele a prática de um golpe muito comum, ocorre durante as entregas do iFood na entrega da máquina para o cliente efetuar o pagamento. Porém, o valor no visor é maior que o da compra, mas não é possível enxergar por estar danificado propositalmente. Verifique sempre o valor a ser adicionado e se não se sentir seguro use outros meios de pagamento. Também solicite sempre o comprovante de pagamento, caso não seja entregue verifique o seu extrato imediatamente. Pois em caso de golpe você pode entrar em contato e pedir o estorno imediato.

Novas cobranças em aplicativos de entregas

Trata-se de mais um golpe, este bem convincente, onde a “loja” informa ao cliente sobre uma taxa extra para a modificação de um pedido que teve problemas. Muitos dizem se tratar de erros. Porém, este é um dos golpes de cartões de crédito mais realizados e o iFood não cobra adicional por uma compra, fique atento.

Cartão de crédito com defeitos

Neste caso, os golpistas entram em contato e informam que o cartão está com problemas de segurança e precisa da alteração por um novo. É enviado um motoboy para concretizar a troca, mas este é mais um golpe já que nenhum banco liga para os clientes e faz solicitações do tipo.

Compra duplicada

Devido ao vírus Prilex, muitas maquininhas de cartão são afetadas negativamente, assim forçando o erro na compra do cliente. Ou seja, caso dê um problema específico com a sua compra, em que te obrigue a passar o crédito mais de uma vez, peça por outra máquina e antes disso verifique o seu extrato bancário, esse procedimento ajuda a diminuir significativamente todo tipo de golpe.

Nem mesmo os lojistas sabem que a máquina foi afetada com o vírus, porém quem faz o controle do recebimento de dados são os golpistas de maneira remota, que se aproveitam da situação.

Com qual frequência golpes de cartões de crédito acontecem?

Aproximadamente 22% dos brasileiros caíram nos golpes virtuais, onde 8,4 milhões de pessoas tiveram problemas de fraudes online em 2022. Ou seja, a frequência é alta e muito preocupante, já que os consumidores, em muitas vezes, estão desavisados sobre ações fraudulentas.

com qual frequencia golpes de cartoes de credito acontecem
Fonte/Reprodução: original.

Para evitar os golpes de cartões de crédito, é necessário seguir as dicas de proteção e nunca compartilhar os dados com terceiros. Explicar a quem é mais próximo também fará diferença, porque é mais uma pessoa que entenderá como se precaver para não sair prejudicado de qualquer fraude.

Além disso, deve-se conscientizar os mais velhos sobre os golpes de cartões de crédito, porque muitos não sabem das más-intenções de desconhecidos. Não é à toa que os idosos fiquem prejudicados ao passar informações pessoais por telefone, com a crença de se tratar de funcionários do banco, quando, na verdade eram golpistas.

O Pix é uma opção mais segura ou não?

Por mais que o Pix apresente praticidade no momento de transferir qualquer valor a uma conta, o que gera problemas é a falta de atenção dos clientes de banco. Há quem aplique os golpes de diversas maneiras, onde o principal é o da transferência “fake”, em que a pessoa diz ter enviado o dinheiro, mas precisa aguardar cair na conta. O Pix é imediato e o valor enviado fica disponível em segundos.

Golpes do PIX

Um dos principais que ficaram consolidados é o da Clonagem do WhatsApp, onde um representante do banco X envia uma mensagem e diz precisar da confirmação de um código.

Quando você manda aquele dado, o golpista tem acesso à conta do app e chamará por mensagem a todos os seus contatos, falando que está perdido em uma área longe e precisa de dinheiro. Existem mais golpes, os quais você conhecerá a seguir:

  • Comprovante falso;
  • Pix agendado: onde há cancelamento de compra dias depois;
  • Venda falsa de produtos.

Em todos os casos apresentados você arrisca sofrer um golpe, portanto, jamais compartilhe as suas informações pessoais com quem não conhece. Não esqueça que os bancos nunca entram em contato para atualização de dados, tampouco por WhatsApp. Caso você sofra alguns desses golpes não se esqueça de registrar o boletim de ocorrência e buscar pelo seu banco para resolver o problema, pois quanto antes fizer isso, mais rápido pode ter um retorno.

Ainda compensa ter um cartão de crédito?

É viável ter um crédito desde que você mantenha sempre os bons cuidados apresentados nos primeiros tópicos. Caso a sua atenção seja redobrada, as chances de você sofrer um golpe são mínimas.

Nunca esqueça que caso ocorra qualquer problema com a perda do item, abra o app e o bloqueie. Dessa forma, quem tentar fazer o uso ficará impossibilitado e você solicita um novo com o seu banco.

Qual o melhor cartão de crédito para evitar fraudes e golpes?

Há modelos muito mais seguros, como o do Mercado Pago que não apresenta o CVV na parte traseira, portanto, mesmo que seja perdido, você não corre risco. Todas as informações a respeito do crédito constam apenas na sua conta pessoal.

Os cartões de fintechs sempre são mais recomendados devido à segurança e praticidade em solucionar qualquer problema. Neste caso, o MP é adequado para te proteger a qualquer momento e em todo tipo de transação confiável.

Você conheceu os principais tipos de golpes de cartões de crédito praticados por pessoas mal-intencionadas que querem prejudicar os demais. Agora você sabe como se precaver e o que fazer em casos de suspeitas de fraudes.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
O cartão Mastercard Platinum é um dos mais completos do Brasil. Confira os benefícios e veja se ele é uma opção para seu perfil!...
Descubra os 7 passos para implantar o que é Customer Success na sua empresa, a melhor estratégia de vendas e atendimento focadas na satisfação...
Será que o cartão de crédito Digio é uma boa opção para você? Confira agora a avaliação completa sobre ele....

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Categorias Populares

Calculadora

Geradores

Bancos

Documento

Bitcoin

Tecnologia

Beneficios

Governo