Encontrar a profissão ideal pode ser bastante desafiador, porém quem gosta de ler vem tendo cada vez mais facilidade de entrar no mercado de trabalho e conseguir dar um novo rumo em sua carreira com crescimento garantido.
Existem muitas oportunidades de emprego que são perfeitas para quem gosta de ler, então decidimos criar este artigo pensando em ajudar você a conseguir encontrar uma carreira agradável que possa ser seu novo foco profissional.
Vale lembrar que todas as profissões mencionadas neste artigo são adequadas para quem gosta de ler mas cada uma delas exige diferentes qualificações que você precisa adquirir para se tornar um profissional capacitado.
Revisor literário
Quem adora ler, adora livros, então nada melhor do que ganhar a vida como revisor literário, o revisor literário tem como função ler os livros antes de serem publicados para garantir que os erros sejam encontrados e concertados.
Revisores literários precisam ter uma gramática excelente e serem atentos aos detalhes uma vez que além da parte gramatical também é função do revisor localizar possíveis falhas na história.
Não existe uma formação oficial para quem deseja ser revisor literário, porém é recomendado algo como o curso de letras que ajuda a ter um maior domínio da linguagem.
Revisores literários normalmente atuam em:
- Livros
- Revistas
- Roteiros
Tradutor
O caminho para ser um tradutor é mais simples do que a opção anterior, para ser tradutor você não precisa ter um curso superior embora ter uma formação em línguas estrangeiras possa ser uma ótima forma de ganhar confiança neste mercado.
O tradutor tem como missão ler ou ouvir conteúdos em outras línguas e transportar para o nosso idioma, esse trabalho é perfeito para quem gosta de ler uma vez que permite contato com diferentes obras e mídias.
Para ser um tradutor o caminho mais rápido é:
- Aprenda uma língua estrangeira
- Procure um aplicativo de freelancers
- Encontre um projeto inicial
- Construa sua reputação
Embora sejam passos simples é totalmente possível fazer esse trabalho mesmo sem sair de casa o que torna esse procedimento tão interessante.
Leitor beta
O leitor beta é um profissional freelancer que ganha a vida apenas lendo, esse trabalho é o mais perfeito para quem gosta de ler uma vez que seu trabalho vai ser exatamente aquilo que você ama.
A função do leitor beta é ser o primeiro a ter contato com diferentes obras para fazer uma análise técnica, desta forma é esperado que o leitor beta possa dar uma opinião direta sobre o conteúdo e sugestões para que a história possa melhorar.
Embora seja um trabalho importante o leitor beta não tem um curso específico então novamente uma faculdade de letras ou de línguas estrangeiras pode ser interessante, o leitor beta principalmente recebe seus trabalhos através de sua própria reputação no mercado.
Digitador
Existe um volume imenso de trabalho para quem quer ser digitado, o trabalho do digitador pode ser variado mas o processo é sempre o mesmo, transformar em um arquivo de texto algo que se encontre em outros formatos.
Muitos dos digitadores atuais atuam com a conversão de áudio em texto ouvindo palestras e digitando todo o conteúdo das mesmas, por outro lado existem também os digitadores que atuam digitalizando arquivos físicos.
Esse tipo de trabalho pode ser bastante maçante uma vez que se tratam de repetições, então esse é um trabalho indicado apenas para quem realmente tem paciência para manter o ritmo.
Freelancer multitarefas
Grande parte das funções ligadas a informação podem ser exercidas de forma freelancer, sendo assim você não precisa escolher uma destas carreiras, para o freelancer é possível atuar em todas elas ao mesmo tempo pegando diferentes trabalhos e ganhando mais dinheiro do que em um emprego fixo.
Nesse caso o principal ponto é construir uma reputação no mercado através de aplicativos de freelancers e conseguir construir aos poucos uma clientela mais fixa.
Quero aprender mais!
Continue aprendendo sobre crescimento profissional, aproveite para ler nosso artigo sobre: Melhores profissões para quem é tímido.