Muitas pessoas ainda confundem os termos profissional liberal e autônomo nos dias de hoje. Porém eles são sim diferentes, isso porque enquanto o primeiro termo é para pessoas que possuem formação técnica ou superior e possui determinado domínio sobre sua profissão, o outro é apenas a definição de pessoas que possuem seu próprio negócio.
Profissional Liberal: O que é?
Muitas pessoas ainda confundem os termos profissional liberal e autônomo nos dias de hoje. Porém eles são sim diferentes, isso porque enquanto o primeiro termo é para pessoas que possuem formação técnica ou superior e possui determinado domínio sobre sua profissão, o outro é apenas a definição de pessoas que possuem seu próprio negócio.
Vantagens e desvantagens de ser um profissional liberal
Porém ainda sendo duas coisas diferentes, o profissional liberal é na maioria das vezes autônomo, mas, o autônomo não é um profissional liberal necessariamente.
Vantagens de ser um profissional liberal:
- Ser seu próprio chefe;
- Fazer seus próprios horários;
- Trabalhar de casa;
- Ter sua renda mensal com base na sua produtividade;
- Trabalhar na área de seu interesse.
Desvantagens de ser um profissional liberal:
- Ter sua renda dependendo da sua produtividade ( Isso se torna também um ponto negativo porque você precisa ter um bom fluxo de clientes para manter uma renda boa, mesmo assim é mais positivo já que dependendo do seu fluxo você pode conseguir um salário superior ao que seria pago caso trabalhasse de carteira assinada);
- Pagar impostos (Ao ser um profissional liberal autônomo você tem que pagar impostos e arcar com todas as tarifas que seriam pagas por você e seu chefe caso trabalhasse numa empresa);
- Trabalhar de casa, isso é o mais complicado porque você pode acabar se distraindo com alguma coisa. Confira nosso artigo com dicas para trabalhar de casa, clique aqui.
Quais as categorias para trabalhar como um liberal?
Existe na verdade uma grande variedade de profissões que são reconhecidas pela CNPL (Confederação Nacional das Profissões Liberais). O que você na verdade precisa ter em mente é que para ser considerado como um profissional liberal é preciso ter um curso superior ou técnico.
Confira abaixo todas as categorias de profissões liberais:
- Administradores;
- Advogados;
- Agrônomos;
- Arquivistas;
- Profissional de Tecnologia da Informação;
- Arquitetos;
- Atores;
- Autores Teatrais;
- Atuários;
- Bibliotecários;
- Biólogos;
- Biomédicos;
- Cenógrafos;
- Compositores;
- Corretores de Imóveis;
- Economistas;
- Educadores Físicos;
- Enfermeiros;
- Engenheiros;
- Enólogos;
- Escritores;
- Estatísticos;
- Fisioterapeutas;
- Fonoaudiólogos;
- Fotógrafos;
Entre muitas outras que você pode ler clicando aqui.
Quais as principais dicas para ser um bom profissional liberal?
Depois de conferir a lista de profissões liberais você decidiu que pode se tornar um, mas, não consegue saber por onde começar, além disso é necessário está ciente de algumas coisas, por isso confira nossas dicas:
1- Cuidado com os gastos
É comum que muitos profissionais se deixem levar pela euforia do momento, além disso sua felicidade em ser dono do seu próprio negócio pode te trazer algumas cascas de banana.
Por isso não vá logo gastando horrores com aluguel, objetos para montar seu escritório, associados, funcionários e muitos outros. Você pode resumir todos esses gastos em um só, a dica que fica é que você alugue um espaço em um coworking que vai disponibilizar toda a estrutura que você merece, e ainda recepcionistas.
2- Busque sempre está em dia com sua profissão
Muitos profissionais cometem o erro de achar que já tem domínio sobre o assunto, isso é um erro que você não deve cometer nunca. Sempre busque se qualificar mais e mais, além disso é constante que todas as áreas recebem algumas atualizações e você deve está por dentro de tudo.
3- Ofereça um bom atendimento
É sempre bom lembrar que seus clientes são que te dão seu sustento, não adianta você ter toda uma estrutura e não tratar as pessoas bem. Por isso procure oferecer a eles o melhor atendimento possível e mostre confiança pois assim você transmite a eles uma grande segurança que o trabalho será bem feito.
Conclusão
Não deixe de ler nossos próximos posts, comente e compartilhe!