A criminalidade nunca falha em nos surpreender, pois, cada vez se mostra uma prática movida não apenas pela vontade de tirar vantagem das pessoas por qualquer meio, mas também pela criatividade.
A “novidade” da vez está nos recentes crimes envolvendo o Pix, em particular os golpes que acontecem com cada vez mais frequência. Portanto, o Banco Central instituiu novas regras para que os crimes com PIX sejam mitigados.
O entendimento do Procon-SP concorda apenas em parte com as normas do BC, pois afirma que estas não possuem força suficiente para atuar em crimes como roubos e latrocínios.
Quais são as medidas do Banco Central para combater crimes com Pix
Em 30 de setembro deste ano, o BC publicou uma resolução que altera a anterior, do ano de 2020. As novas regras promovem mudanças mais drásticas em comparação.
- Limite de até 1.000 reais em transferências
- Em ocasiões nas quais houverem hipótese de fraudes, o banco onde o usuário tem um Pix pode fazer um bloqueio do dinheiro. Nesse caso, o banco deve notificar a possível vítima.
- Notificar aos outros bancos quando a suspeita de fraude for fundamentada
- Acesso aos usuários do Pix acerca de informações de desconfiança de fraude atreladas à uma chave-Pix.
- Maior proteção de dados relacionados às chaves-Pix
- Prazo de até 48h para análise de solicitação de aumento do limite
A resolução passou a ter efeito a partir do dia 4 de outubro. No que diz respeito aos golpes cibernéticos, o Procon-SP entende que a resolução é eficaz. Uma reunião foi marcada para o dia 5 entre o BC e o Procon para discutir as diretrizes nacionais.
Quais estratégias bancárias podem evitar crimes com Pix
Existem algumas atitudes simples que você pode tomar para se proteger contra esses golpes.
- Prefira uma chave mais segura, que não envolva as suas informações pessoais, como CPF, CNPJ ou número de telefone.
- Nunca responda mensagens, seja SMS, E-mail ou no Whatsapp, de supostas instituições financeiras oferecendo esse serviço.
- O Pix é uma modalidade de pagamento totalmente digital. Só é possível cadastrar uma chave através do aplicativo do seu banco.
- Para evitar golpes como a clonagem do Whatsapp, habilite as configurações do seu app para a de Verificação em Duas Etapas.
Ao fim, vale a regra do bom senso. Não revelar seus dados pessoais para qualquer pessoa que se diga “funcionária” de um banco. Além disso, caso você receba alguma mensagem solicitando qualquer transferência, não faça imediatamente.