O ambiente digital se faz presente na vida de muitas pessoas. Esta já é uma realidade até mesmo para os serviços públicos, que nos últimos tempos migraram totalmente para o digital. Com isso, questões de segurança são discutidas, para evitar ataques cibernéticos nesses sistemas do governo. Com a expectativa de venda do Dataprev, o que mais preocupa é um possível risco aos dados e privacidade dos brasileiros.
Quando a privatização dataprev vai acontecer?
Dataprev é uma empresa voltada à tecnologia que tem ligação com o Ministério da Economia. Essa empresa é responsável pela administração de pelo menos 35 milhões de benefícios voltados à previdência. Além disso, o Dataprev pode desempenhar o papel de aplicação no formato online do desbloqueio do seguro-desemprego.

É esperado que o governo consiga efetivar a venda do Dataprev em 2023. Até o momento, algumas propostas estão sendo feitas e discutidas na Câmara. Nada ficou definido com muita clareza sobre o modelo de privatização que será adotado no processo do Dataprev. O BNDES é o dirigente na definição e análise sobre a viabilidade da venda desta estatal.
Por que existe a chance de perder dados com a privatização dataprev?
Com a privatização do Dataprev, os processos que envolvem todos os dados de aposentadoria de cidadãos brasileiros e expedição de passaportes podem ser afetados. Em caso de informações perdidas, brasileiros podem até mesmo deixar de existir. A privatização aumenta os riscos de modificações e perda de arquivos.
O Brasil já sofreu com acontecimentos desse tipo em sua história. Informações de trabalhadores desapareceram com a venda da Datamec em 1999. Nessa época, a privatização da estatal causou sérios problemas para os cidadãos e todo processo durou mais de seis anos para ser concluído de fato.
Informações que não estão mais sob tutela do governo sofrem sérios riscos de vazamentos e exclusões.
O que é a Dataprev?
A empresa Dataprev é uma estatal de cunho tecnológico do país. O objetivo dessa empresa é o processamento e pagamento de benefícios do governo aos cidadãos. Além disso, o Dataprev também é responsável por manter informações pessoais e sociais.
O Dataprev administra todos os seus dados com uma infraestrutura composta por muitos servidores que são divididos em datacenters e nuvem. Esses servidores garantem que todos os dados estejam disponíveis em 99,982% de 365 dias, ou seja, o sistema só pode ficar indisponível ou fora do ar apenas o período de 1h36 na contagem de um ano.