Preço Gasolina Hoje: Informações Atualizadas e Tendências no Mercado

Preço Gasolina Hoje: Informações Atualizadas e Tendências no Mercado

Acompanhar o preço gasolina hoje é essencial para sua economia doméstica, afinal, milhões de brasileiros utilizam veículos com frequência e são impactados diretamente por conta do preço do combustível – que vêm sofrendo inúmeras variações ao longo dos anos.

A atenção ao valor cobrado pelos postos serve para que possamos encontrar, não só o estabelecimento mais barato e economizar na hora de abastecer, como também, compreender as tendências e se preparar para um futuro aumento. Confira as informações atualizadas e o que aguarda no mercado do combustível!

Qual é a importância de acompanhar os preços dos combustíveis?

Para quem dirige ao longo do dia a dia, a gasolina faz parte dos gastos recorrentes e incontornáveis. O mesmo acontece para pessoas jurídicas, que precisam de frotas ou tem pelo menos um veículo correndo nas ruas com frequência. 

Qual é a importância de acompanhar os preços dos combustíveis?
Fonte/Reprodução: original.

Conhecer o valor da gasolina e acompanhar o preço do combustível, assim como suas variações, se torna uma necessidade na vida de qualquer um – seja empreendedor ou apenas uma pessoa física. Assim, é possível controlar os gastos mensais e conseguir se planejar com antecedência a quaisquer necessidades nesse cenário.

Afinal, ficar sem gasolina já é um problema e chegar no posto de combustível para abastecer e se espantar com o preço é um problema ainda maior!

Contextualização do mercado atual de combustíveis

Mas, mesmo que você entenda a importância de acompanhar o preço gasolina hoje, você sabe como o preço é formado e por que ele varia? 

Inúmeros fatores estão integrados dentro do custo total do combustível, desde o preço de todo o processo que envolve a extração do petróleo, como seus posteriores tratamentos e refinamentos, o transporte do combustível e, é claro, o valor que serve como margem de lucro dos postos. 

Até mesmo outros detalhes, como custo de manter o posto funcionando, os funcionários pagos, reformas e outras manutenções entram no valor final do combustível que chega até o tanque do seu veículo. 

Entendendo a Formação do Preço da Gasolina

O preço final da gasolina presente nos postos de combustível é calculado por meio de uma fórmula, na qual há diferentes variáveis e componentes para se chegar ao valor final de mercado. Por exemplo, sabe-se que a gasolina que está presente nas bombas de combustível é resultante de uma mistura entre o próprio combustível, presente em 73%, e o etanol anidro, em 27%.

Na fórmula, acrescenta-se o valor dos impostos acerca do lucro para a distribuição e para sua revenda. No fim, grande parte do preço da gasolina é composta por impostos como o ICMS, PIS/Pasep e o Cofins, assim como um valor que fica para a Petrobras e o preço da porcentagem de etanol anidro no combustível.

Custo de Produção da gasolina

No geral, como foi visto na fórmula para chegar em seu valor final, pode-se resumir o preço da gasolina nos custos relacionados à sua produção e no lucro de todos que trabalham para que o combustível chegue até seu carro. Além disso, há outros fatores que devem ser somados, como os impostos e as tarifas relacionadas envolvidas em todo o processo.

Veja abaixo os principais grupos que formam o preço gasolina hoje e como eles podem variar para que o valor do combustível pago seja mais barato ou mais caro! 

Impostos

Os impostos estão envolvidos em praticamente qualquer atividade financeira regulamentada no Brasil. Com a venda de gasolina não é diferente, e temos dois grandes grupos de impostos: os impostos federais e os estaduais. 

  • Federais: Os impostos federais incluem o PIS/PASEP, CID e COFINS. Geralmente eles ficam em torno de 11% a 16% do preço total que você paga do combustível;
  • Estaduais: O imposto estadual que recaem sobre a venda de gasolina é o ICMS, este costuma variar bastante de acordo com o estado. No entanto, seu valor fica na maior parte das vezes entre 27% do valor total do combustível. 

Esses são os impostos que impactam o preço da gasolina hoje. Podemos ver que a depender da situação quase 50% do preço do combustível vem de impostos. 

Distribuição e Revenda

A distribuição e revenda são os custos relacionados ao transporte e revenda do combustível. Eles variam de acordo com a distância e o acesso da localidade ao produto, por isso é comum observar que postos de combustíveis perto de refinarias têm preços muito mais competitivos e baratos, afinal, esses postos arcam com poucos custos relacionados ao transporte do combustível. 

Margem de Lucro

A margem de lucro é o valor que o posto de combustível lucra com a venda do produto. Ela varia de acordo com o posto, porém é normal que sendo bruta fique próxima dos 20% do preço total, já a margem líquida cai pela metade, ficando entre 10%. 

Variação do Dólar e Cotação do Petróleo

O petróleo é sempre negociado em dólar em compras internacionais, não importando se o mercado utiliza essa moeda. Portanto, mesmo o petróleo brasileiro é vendido em dólar, e por isso a variação da moeda impacta diretamente o valor do combustível. 

Há inúmeros produtos, inclusive materiais de refinarias que também são comprados em dólar. Portanto, quando este valoriza ou desvaloriza, o valor da gasolina aumenta ou diminui. 

Como Acompanhar o Preço da Gasolina?

O modo mais prático e confiável de acompanhar o preço da gasolina é acompanhar as notícias e ir verificar por conta própria no posto de combustível. Mas claro, isso pode significar perder muito tempo, mas atualmente é possível realizar essa verificação todos os dias no conforto do seu lar por meio de aplicativos.

Como Acompanhar o Preço da Gasolina?
Fonte/Reprodução: original.

Por isso, separamos aqui 6 aplicativos muito úteis e confiáveis para que você possa acompanhar o preço gasolina hoje e fazer uma escolha com mais economia para seu veículo – confira!

  • Waze;
  • Preço dos Combustíveis;
  • Abastece Aí;
  • Petrobras Premmia;
  • Menor Preço;
  • Shell Box. 

Procure por esses aplicativos em sua loja de apps Android ou, se utilizar dispositivos móveis da marca Apple, na loja iOS. 

Como Comparar Preços entre Postos de gasolina?

É possível acompanhar os preços de diferentes postos de gasolina através desses aplicativos citados acima! Neles, observamos uma lista de estabelecimentos próximos à localização do seu celular onde você pode comparar o preço entre todos eles de forma a encontrar o mais barato para o seu automóvel.

Preço Médio da Gasolina no Brasil

O preço do combustível varia principalmente de estado para estado. No entanto, o preço gasolina hoje é de R$ 5,67 na média nacional. Você pode utilizar esse valor como base e desconfiar de valores que vão muito além desse. 

No entanto, vale lembrar que há variação de posto para posto, município para município e por fim as variações estaduais, assim como, também, o preço médio pode subir ou diminuir de um dia para o outro.

Variação nos Últimos Meses

O preço da gasolina estava em alta durante quase todo o ano de 2023. Houve estados que, inclusive, aumentaram o valor do combustível durante todos os meses do ano. 

De modo geral, o valor que temos neste mês de julho de 2023 é considerado normal, um pouco maior do que o do mês passado, que foi considerado o menor do ano em praticamente todos os estados.

Comparação entre Estados Brasileiros

Veja abaixo uma tabela com o valor médio do combustível em todas as unidades federativas do Brasil, incluindo Brasília.

Unidade FederativaPreço em $ por litroUnidade FederativaPreço $ por litro
AC6,61PA5,62
AL5,70PB5,51
AM6,29PE5,68
AP5,30PI5,58
BA5,82PR5,77
CE5,92RJ5,62
DF5,66RN5,78
ES5,89RO6,18
GO5,64RR5,95
MA5,48RS5,74
MG5,49SC5,84
MS5,38SE5,80
MT5,63SP5,51
TO5,95

Lembre-se que essa é uma média feita para o mês de junho deste ano, 2023. Ou seja, ela ainda pode mudar e com o passar dos meses se tornará apenas uma referência.

Tendências no Mercado de Combustíveis

O preço gasolina hoje não ficará assim para sempre. Com o tempo e inúmeros fatores, é evidente que o valor irá alterar – o que pode acabar impactando na flutuação dos preços até porque um dos dados mais conhecidos e incontornáveis é que as reservas de petróleo estão acabando. 

O recurso é limitado e não renovável, portanto é de se esperar que um dia acabe. Quando a extração do petróleo chegar a um ponto crítico, então necessariamente o preço irá aumentar. Até lá, iremos sofrer com outras flutuações que você poderá conhecer abaixo. 

Influência dos Fatores Internacionais

Os fatores internacionais impactam diretamente o preço do combustível. Entre esses principais fatores podemos pontuar: 

  • Situação interna dos países que exportam o petróleo: Caso aconteça crises financeiras, políticas e até mesmo desastres naturais que impactem a extração o valor tende a aumentar. Os países aumentam o preço do petróleo e o valor reflete o preço que você paga na hora de abastecer;
  • Dólar: Como comentamos, o petróleo é negociado em dólar, portanto, conforme o dólar cai, o valor também pode ser baixado. Porém, o contrário também é real, se o dólar valoriza o valor da gasolina também aumenta. 

Esses são os principais fatores que impactam o preço da gasolina hoje e também podem impactar no futuro. Fique atento ao sinal desses perigos. 

Previsões de Especialistas

Segundo especialistas, o preço da gasolina pode até não ser alterado no Brasil com as políticas de controle do governo. O grande problema é que os custos podem ser reabsorvidos pela estatal e cair na conta do contribuinte, que arca com o gargalo da decisão de não aumentar os preços da gasolina. 

Então, nem todo cenário onde o preço da gasolina se mantém baixo, ou até mesmo diminui, é necessariamente bom. 

Perspectiva Futura

Mas o que sabemos é que o preço da gasolina um dia irá aumentar exponencialmente de valor. Afinal, o petróleo irá acabar e, por isso, empresas com o foco em carros elétricos estão tendo recordes históricos como a gigante Tesla do bilionário Elon Musk. Com o tempo é possível que esse tipo de veículo se torne o padrão. 

Dicas para Economizar Combustível

E você não precisa apenas do preço gasolina hoje para economizar. Há uma série de cuidados que você pode colocar em prática para garantir uma melhor economia no combustível. Veja abaixo algumas dicas que irão te auxiliar nisso. 

Manutenção do Veículo

Você sabia que a manutenção do seu veículo pode te ajudar a economizar na gasolina? Veja o que em seu veículo deve estar em bom estado para você gastar menos combustível em seu dia a dia! 

Pressão dos pneus

A pressão dos pneus quando não está dentro das especificações aumenta a resistência e diminui a eficiência da aceleração, o que aumenta o gasto do combustível. Verifique sempre a pressão dos seus pneus.

Filtros

Os filtros de ar não podem estar sujos. Caso estejam bastante poluídos e gastos, o fluxo de ar para o motor é interrompido o que aumenta também o consumo de combustível. 

Motor

O motor é o coração do automóvel. Para que o gasto de combustível seja eficiente é necessário que o motor esteja em bom estado, com a troca de óleo em dia, as velas prontas para funcionar e a combustão eficiente. 

Escapamento 

O escapamento que esteja vazando também afeta o consumo de combustível. Faça inspeções para manter o escapamento em bom estado e troque a peça quando apresentar mau funcionamento. 

Hábitos de Condução

Há também alguns hábitos de condução que devem ser adotados para que o gasto de combustível seja eficiente. Entre eles podemos citar: 

  • Excesso de bagagem: Um carro pesado com excesso de bagagem necessariamente terá mais gasto de combustível para funcionar. Evite sobrecarregar seu automóvel; 
  • Acelerações ou frenagens bruscas: Evite acelerar seu carro ou frear bruscamente. Isso gasta mais combustível do que frear ou acelerar o carro de modo natural e gradativo;
  • Mantenha a velocidade constante: Manter um nível de velocidade constante, em especial em longas viagens também diminui o gasto de combustível. 

Com essas dicas você irá garantir um combustível mais eficiente para seu automóvel e gastar menos com gasolina em seu dia a dia. 

Escolha Inteligente de Postos

Já mencionamos que o preço gasolina hoje não é apenas o único fator que importa na sua escolha de combustível. Sem dúvidas é o mais importante, mas é preciso tomar cuidado com outros aspectos, como: 

  • Reputação: Se o posto de combustível não tiver uma boa reputação então tome pode ser que a gasolina não tenha qualidade ou seja adulterada;
  • Estado do posto: Postos em mau estado podem contaminar o combustível ou mesmo ser um perigo mortal para os motoristas caso aconteça um acidente no momento do abastecimento; 
  • Licença para trabalhar: Embora seja difícil de verificar, todo posto de combustível precisa ser licenciado. Caso o posto pareça escondido ou funcione de modo ilegítimo, nunca abasteça; 
  • Transparência do preço: Todo bom posto mostra seu preço de modo claro e aparente em sua fachada para todos os motoristas. Desconfie de postos que não adotem essa postura. 

Utilize essas dicas e veja como seu combustível irá render mais. Traga mais economia na hora de abastecer! 

Perguntas comuns sobre o Preço da Gasolina

Para finalizar, veja abaixo um breve FAQ a respeito do preço da gasolina e sua variação que parece tão estranha em nossos dias. Tire todas as suas dúvidas sobre o preço gasolina hoje! 

Por que o Preço da Gasolina Varia tanto?

Vimos ao longo do artigo o que pode impactar o preço da gasolina, mas de todos os fatores o que mais varia é o preço do dólar. Conforme ele baixa ou aumenta o mesmo acontece com o valor do combustível, por isso ele varia tanto. 

Como é Calculado o Preço da Gasolina?

O preço da gasolina é calculado com a soma de todos os fatores essenciais para a sua produção, seus custos somados à margem de lucro do posto. Como qualquer negócio o seu preço é baseado em custos e lucro.

Existe uma Previsão de Queda no Preço da Gasolina?

Especialistas não preveem exatamente uma queda no preço da gasolina, pelo menos não uma permanente. Mas ao que tudo indica o ano fechará com uma inflação de 6%, considerada muito boa e isso pode manter o preço dos combustíveis no lugar ou até um pouco menor que a média. 

Acompanhe o preço da gasolina em seu dia a dia para ter mais economia em seu abastecimento. Adote também os outros cuidados que tornarão seu rendimento com o automóvel muito maior! 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *