A Poupança Social Digital foi uma opção criada pela Caixa durante a pandemia da COVID-19 para pessoas de baixa renda. A ideia era familiarizar essa parcela da população com a movimentação financeira realizada pelo meio digital, que está tornando-se cada vez mais popular no momento, ainda mais com o advento de inúmeros bancos digitais no mercado.
Além disso, ela foi também usada para o recebimento do Auxílio Emergencial, fornecido pelo governo brasileiro, nos momentos de ápice da pandemia para a população necessitada.
Entretanto, mesmo com a pandemia já não estando tão forte e o Auxílio Emergencial não vigorar mais, muitas pessoas ainda usam essa forma de poupança, e muitas outras se tornam adeptos dela, devido a sua praticidade. Vejamos agora quais são os benefícios dessa forma de poupança, e como ela funciona.
O que é a Poupança Social Digital?
A Poupança Social Digital trata-se de uma conta poupança simplificada e de fácil controle, criada pela Caixa. Ela visa contemplar pessoas de baixa renda e com pouca familiaridade com bancos digitais. Seu controle é feito por intermédio do aplicativo Caixa Tem.
Como a Poupança Social Digital pode ser bloqueada com movimentação financeira?
Ela pode vir a ser bloqueada caso mais de cinco mil reais sejam depositados em um mesmo mês, porque a conta é destinada a pessoas de baixa renda, e uma movimentação maior que esse limite denota que a pessoa em questão não é possui uma renda baixa.

Fonte/Reprodução: original.
Em caso de bloqueio da conta, é necessário ir até uma agência da Caixa para sacar o dinheiro, ou mudar sua Poupança Social Digital para uma Poupança Social, por meio do aplicativo da Caixa.
Como funciona a Poupança Social Digital para movimentação financeira?
Dentro do aplicativo Caixa Tem, é possível realizar pagamentos e transferências, saques sem cartão, além de cartão de crédito e de débito virtuais. Além disso, é possível também realizar pedidos de empréstimo e pagar boletos pelo aplicativo.
Quais são as tarifas cobradas na Poupança Social Digital?
Na Poupança Social Digital, de forma geral, não é realizada a cobrança de taxas ou tarifas, porque, como já dissemos, o público alvo desse tipo de conta são indivíduos de baixa renda, que realizam poucas movimentações bancárias, de forma que a cobrança de taxas ou tarifas em cima dessas movimentações prejudicaria sua saúde financeira.
Entretanto, caso haja uma movimentação maior do que o limite dos serviços básicos, serão cobradas as tarifas devidas que constam na Tabela de Tarifas vigente no momento.
Qual rendimento da Poupança Social Digital?
Os rendimentos da Poupança Social Digital dependem da Taxa Selic e da Taxa Referencial. Na ocasião da Selic ficar acima de 8,5% ao ano, o rendimento mensal é de 0,5%, mais a Taxa Referencial.

Fonte/Reprodução: original.
Já se a Selic se igualar s 8,5% ao ano ou ficar abaixo, o rendimento mensal é de 70% da Taxa Selic, mais a Taxa Referencial.
Se você não possui renda alta e tem pouca familiaridade com bancos digitais, essa forma de poupança pode ser uma grande aliada na administração dos seus bens, e também na sua familiarização com as novas tecnologias monetárias presentes nos dias atuais.
Além de ser simples de usar, ela pertence a um banco confiável e de renome, portanto, certamente vale a pena conferir.