Portabilidade de crédito: quais os beneficios e como ele funciona?

0

A portabilidade de crédito não é tão popular em território nacional. Isso ocorre muito por conta da falta de interesse dos consumidores, que muitas vezes deixam de aproveitar certos benefícios. Por não saber como funciona a fundo uma transferência, o cliente acaba realmente não usufruindo das vantagens disponibilizadas pelo serviço financeiro

Essa alternativa permite que você pague taxas de juros menores em alguns serviços financeiros, como empréstimos ou financiamentos. Além disso, esse processo ainda permite que o crédito seja transferido de um banco para o outro.

Ficou interessado? Neste post você vai entender como opera a portabilidade de crédito e quais os seus benefícios!

O que é portabilidade de crédito?

Se você quer trocar uma dívida cara por uma barata, a portabilidade de crédito é a alternativa certa. Com ela, você conta com uma forma de diminuir os juros de um empréstimo ou financiamento quando as taxas do seu banco são maiores que as dos demais.

o que e portabilidade de credito
Fonte/Reprodução: original.

Poucos sabem, mas muitas pessoas já conseguiram diminuir anos de financiamento através da portabilidade crédito. Essa alternativa surgiu com o intuito de gerar competitividade entre bancos e empresas financeiras.

Pessoas Físicas ou Jurídicas podem ter acesso a portabilidade de crédito. Caso aprovada, a portabilidade permite que a sua dívida seja paga em uma instituição bancária e os pagamentos permaneçam na outra.

Quais os benefícios da portabilidade de crédito?

A portabilidade de crédito conta com diversos benefícios, como diminuir taxas de juros e poder solicitar a portabilidade quando quiser. Através dela, é possível fazer a transferência de uma instituição bancária para outra, obtendo taxas de juros muito mais baixas que as anteriores.

quais os beneficios da portabilidade de credito
Fonte/Reprodução: original.

Tudo isso torna a alternativa de portabilidade muito mais atrativa, visto que, solicitando-a, é possível quitar a dívida de maneira mais rápida. Algo que seria pago em muitos anos pode, finalmente, ser pago em muito menos tempo.

Como funciona a portabilidade de crédito?

Solicitar a portabilidade de crédito é bem simples. Entre em contato com a instituição bancária portadora da dívida pendente e faça a solicitação do extrato com saldo devedor para que a dívida seja quitada.

Nessa modalidade, as taxas de juros não pagas são excluídas. É obrigação do banco ou empresa financeira informar sobre tudo relacionado a portabilidade, caso contrário, você tem, como alternativa, formalizar uma reclamação à Ouvidoria, ao entrar em contato.

É preciso ficar atento a todas as informações que precisam constar no documento. Confira abaixo:

  • Saldo devedor atualizado;
  • Número de contrato;
  • Modalidade de crédito;
  • Demonstrativo da evolução do saldo devedor;
  • Taxas anuais;
  • Prazo total e remanescente;
  • Valor da parcela.

Dessa maneira, o cliente pode fazer a solicitação do crédito eficiente para quitar a dívida em outro banco. 

Quais as regras para a portabilidade de crédito?

Para conseguir fazer a portabilidade de crédito, é necessário que a financeira aceite a sua solicitação. Em muitos casos, a portabilidade pode não ser aceita e uma restrição interna pode ser a justificativa do banco negar. Isso porque essas instituições contam com o histórico dos clientes, podendo assim conferi-las e negar ou aceitar a proposta.

Quais os riscos da portabilidade de crédito?

Vale destacar que, a portabilidade de crédito pode sim conter riscos. Ela é válida apenas para caso o Custo Efetivo Total (CET) da operação em questão não seja maior que a anterior. Não considere só as taxas de juros ao mês, pois elas acompanham outras taxas que podem deixar a operação mais cara. 

Agora que você entendeu como a portabilidade de crédito funciona e quais seus benefícios. É hora de entrar em contato com seu banco para saber mais detalhes sobre esse serviço financeiro!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

DMCA.com Protection Status