Por que perfume precisa de data de validade?

0 592

Você já se perguntou se o perfume tem data de validade? Sabe que precisa conhecer a maneira certa de como armazenar seu perfume para manter a essência original? Então, entenda, como qualquer outro produto, as fragrâncias possuem datas de validade. 

Porém, isso não é regra, geralmente estipulam uma data válida de 2 a 4 anos no Brasil. Já na França com um setor mundial, esse prazo de validade não existe, o que torna raro encontrar uma data nas embalagens.

Podemos considerar que as fragrâncias não possuem vida determinada, porém no Brasil, qualquer produto comercial foi imposto por lei para estabelecer um tempo para que os produtos possam expirar. 

As condições em que as fragrâncias são mantidas interferem na conservação dos atributos principais dos odoríferos. Aqui vão algumas dicas para você conservar seu perfume.

Perfume possui data de vencimento?

Como comentei anteriormente, alguns perfumes têm data de validade, porém, existem categorias que podem perder o aroma em apenas seis meses e outros que mantêm a fragrância em até dez anos.

Perfume possui data de vencimento?
Data de validade.
Fonte/Reprodução: original.

Os perfumes orientais com base de especiarias e baunilha possuem estruturas para ficarem mais intensos e com uma duração maior conforme o tempo passa. Os aromas cítricos com base em florais e verdes possuem estruturas menores, uma vida menor, por serem aromas leves e com fácil capacidade de evaporação. 

Para um tempo mais durável, você precisa armazenar corretamente e isso significa escolher frascos certos e menores, o oxigênio faz com que os ingredientes existentes nas fragrâncias oxidem, você precisa sempre manter as tampas bem fechadas.

Posso comprar perfumes com data de validade vencida?

Você já pensou por quanto tempo seus perfumes estão guardados no seu banheiro, armário ou gaveta? Você precisa ser atento, usar produtos vencidos ou mal armazenados pode se tornar uma cilada para sua pele, como qualquer outro cosmético, alimentos, entre outros. 

Talvez os consumidores não consigam saber quando o perfume vai expirar, mas detalhes podem fazer toda a diferença, como a mudança de coloração e a mudança de aroma influenciam na validade do produto, mas você pode encontrar maneiras adequadas para conservar e prolongar o uso.

Data de validade de perfumes para o Brasil

Perfumes possuem data de validade, a questão é, não é nada parecido com os produtos de consumo alimentar, ou medicamentos, entre outros, a validade dele é um fator variante, ou seja, depende bastante de sua composição química, da essência e a maneira com a qual é armazenado. 

Artigos Relacionados
1 De 47

A composição química sofre mudanças quando exposta ao ar, umidade, calor, entre outros. Essas mudanças diferem para cada perfume, podem ser prejudiciais ou torná-los melhores, claro, tudo depende da composição de cada fragrância.

Quem define a data de validade para perfumes no Brasil?

A ANVISA é a responsável por definir a validade para perfumes no Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária regulamenta a classificação, os rótulos, requisitos e definição dos perfumes e de vários outros cosméticos e produtos de higiene pessoal.

Quem define a data de validade para perfumes no Brasil?
Quem define a data de validade.
Fonte/Reprodução: original.

Porém, essa data pode ser revalidada nas embalagens de perfume, mesmo não havendo provas reais da validade dos perfumes, claro que nem todas as empresas fazem isso, por esse motivo, encontramos perfumes a serem vendidos com a data de validade para alguns meses e em outros casos já vencidas.

Como preservar seu perfume?

Existem fatores como iluminação e calor que enfraquecem a fragrância, o que é prejudicial para o perfume, portanto, evite armazená-lo em ambientes de constantes mudanças nas temperaturas, como o interior de um carro ou seu banheiro. Evitar locais expostos à luz do sol pode ser uma ótima ideia.

Guarde longe da luz

Com a variação de temperatura podemos arruinar o perfume, a exposição ao sol e ao calor realmente alteram os componentes de uma fragrância. Deixar o frasco na mochila, no porta-malas de um carro, entre outros lugares, pode ser o caminho mais curto para jogar o seu perfume fora. 

Lugares frescos são sempre o melhor refúgio para o seu frasco de perfume, As gavetas de roupas e alguns armários são os lugares ideais para guardar um frasco, algumas pessoas preferem usar freezer para preservar a fragrância, se deseja tomar atitude não deixa a temperatura muito baixa e não armazene com comida.

Mantenha longe do calor

O contato com oxigênio pode resultar na evaporação do álcool, na quebra da composição e na oxidação, mantenha sempre o seu frasco fechado, isso impedirá a aceleração na deterioração. Esse contato, pode deixar o seu perfume exposto a bactérias, esse risco se torna maior com perfumes que precisam retirar a tampa do frasco, os sprays têm a vida útil maior do que os perfumes com tampas.

Guarde fora do banheiro

Manter o perfume no seu banheiro é um grande erro, é um cômodo que sofre muita mudança de temperatura principalmente a umidade por causa do seu chuveiro. O banheiro pode ser uma péssima ideia.

Deixe um comentário