Plano de negócio distribuidora de cerveja

Um dos segmentos de mercado que obteve resultados positivos durante a pandemia é a distribuição de bebidas. Segundo dados da Receita Federal, de janeiro a outubro deste ano, o Brasil registrou 48,4 mil novos distribuidores no varejo de bebidas, um aumento de 76% em relação ao ano anterior.

Julho, agosto, setembro e outubro coincidiram com os períodos mais críticos para o desenvolvimento da epidemia, quando o número de novos concessionários cadastrados em todo o país foi o maior.

Não é à toa que esse segmento de mercado é uma das ideias de negócios mais procuradas do Portal Sebrae. Para incentivar e motivar futuros empreendedores, o Sebrae elaborou cinco etapas para a constituição de uma distribuidora de bebidas.

Estas são suas dicas e orientações para planejar seu negócio e realizar seus sonhos empreendedores. Você pode encontrar informações completas na página “Idéias de Negócios” – seção Distribuidores de Bebidas, ou acompanhar uma série de vídeos feitos especialmente para tratar deste assunto. Lembre-se de que essas informações não substituem a descrição detalhada do plano de negócios, que detalha todos os aspectos da abertura de uma empresa, considerando o histórico de mercado.

Compreenda as leis e os requisitos específicos, bem como as informações fiscais

Antes de iniciar um negócio, tente encontrar os registros necessários e avalie as opções que melhor atendem às suas expectativas e perfil de negócios esperado. Para não correr riscos, procure a ajuda de um contador, profissionais legalmente qualificados, que podem preparar o contrato social da empresa e entender a legislação tributária. Sabe-se de antemão que as empresas do setor de distribuição de bebidas não podem optar pelo Simples Nacional, sendo um regime especial unificado de tributos e doações a pagar por micro e pequenas empresas, pois faz parte das atividades proibidas pelo Acordo Complementar Lei nº 123 / 2006, pela RCGSN 94/2011 incorporada.

Compreensão profunda do mercado, produtos e clientes potenciais, e compreensão oportuna das tendências da indústria

Em 2020, afetada pela epidemia, comprar bebidas por meio de canais digitais como APP e e-commerce se tornou um novo hábito de muitos consumidores. Portanto, antes de iniciar seu negócio nesta área, além de entender as tendências de consumo, você também deve entender o mercado consumidor de sua área, os produtos e seus clientes potenciais.

como abrir uma distribuidora de bebidas Plano de negócio distribuidora de cerveja

Um novo e crescente mercado são as cervejas artesanais, além de bebidas funcionais e energéticas como a kombuchá.

De acordo com o custo esperado, planeje o valor do investimento

O valor do seu investimento varia de acordo com a escala e os serviços prestados pela empresa. Para distribuidores de bebidas, você deve considerar os custos fixos que fazem parte da estrutura do negócio e não dependem do seu volume de vendas; os custos variáveis ​​dependem dos produtos que você vende; custos de matérias-primas e insumos; impostos; despesas com publicidade e comissões; taxas de funcionários e salários, equipamentos, móveis e despesas fixas e administrativas como aluguel, água, luz, telefone e internet.

Manter boas relações com fornecedores

Ter capacidade de negociação e relacionamento – seja com consumidores ou fornecedores – faz parte das características específicas dos empresários que desejam trabalhar na área. Por isso, mantenha um relacionamento saudável e contínuo com seus fornecedores, pois isso pode ajudar a abrir as portas, principalmente para você que está começando.

Como montar uma Distribuidora de Bebidas Plano de negócio distribuidora de cerveja
Como montar uma Distribuidora de Bebidasv

Saber que um bom relacionamento pode trazer alguns benefícios, como prazos mais longos, descontos, participação em atividades, etc. Alguns distribuidores firmaram acordos de exclusividade com algumas marcas para obter melhores preços e condições. Em alguns casos, vale a pena avaliar as condições fornecidas.

Saiba como escolher um local estratégico com uma estrutura adequada

Ao escolher o melhor local para o seu negócio, considere alguns fatores, como: boa área para acomodar os clientes, espaço de estoque / depósito, carregamento e descarregamento conveniente, o que é benéfico para a logística dos representantes e / ou distribuidores dos fabricantes de bebidas. Ao analisar a localização, busque informações sobre o poder aquisitivo dos moradores da região, a quantidade de concorrentes e a qualidade dos produtos oferecidos a eles. O melhor é que a área do espaço seja de pelo menos 50 metros quadrados. Avalie se o imóvel garante espaço de armazenamento suficiente, espaço administrativo, banheiro e área de vendas.

 

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
O cartão Mastercard Platinum é um dos mais completos do Brasil. Confira os benefícios e veja se ele é uma opção para seu perfil!...
Descubra os 7 passos para implantar o que é Customer Success na sua empresa, a melhor estratégia de vendas e atendimento focadas na satisfação...
Será que o cartão de crédito Digio é uma boa opção para você? Confira agora a avaliação completa sobre ele....

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Categorias Populares

Calculadora

Geradores

Bancos

Documento

Bitcoin

Tecnologia

Beneficios

Governo