its my very my 66 Plano de Continuidade de Negócios

Plano de Continuidade de Negócios

Um plano de continuidade de negócios (BCP) é um processo que pode fornecer a uma empresa um nível suficiente de funções operacionais após uma interrupção de negócios ou incidente. Na prática, suponha que uma empresa obteve seus dados após a invasão de um hacker. Se tiver um plano de continuidade de negócios, pode operar plenamente até que a situação se normalize. Equipamentos, instalações, sistemas de informação, pessoal e informações podem não estar disponíveis, certo?

Portanto, podemos considerar o PCN como um importante mecanismo de prevenção de desastres. Diante de emergências, a empresa está preparada para minimizar o impacto da crise em seus negócios, pois existem processos alternativos quando o processo atual não está disponível.

O que é gerenciamento de continuidade de negócios? É apenas um nome relacionado a um plano de continuidade de negócios. Envolve a prevenção e o planejamento de eventos ou incidentes que afetam as operações comerciais.

Nesse mesmo sentido, podemos dizer que o plano de continuidade de negócios reúne uma série de ações e procedimentos como parte do processo de gerenciamento de crises. Portanto, é essencial formular planos estratégicos e táticos com antecedência. Quando ocorreu o incidente, a empresa havia planejado garantir seus serviços básicos.

Como elaborar um plano de continuidade de negócios?

Se você não sabe como desenvolver um plano de continuidade de negócios, fique tranquilo. Acredita-se que o processo orienta e define quais ações devem ser tomadas e quando essas ações devem ser tomadas para que a empresa mantenha sua resiliência organizacional. Um bom plano de continuidade de negócios deve conseguir responder com eficácia a incidentes e proteger os negócios da organização. Portanto, deve ser considerada parte integrante de uma governança corporativa estruturada e baseada na melhor estratégia de gestão de controles internos.

Quais são os principais objetivos do planejamento de continuidade de negócios?

Quando falamos sobre planejamento de continuidade de negócios, estamos falando sobre prevenção de TI. Portanto, considerar a função do planejamento da continuidade do negócio é considerar a minimização dos efeitos negativos. Por meio dessa medida de gestão, os gestores podem garantir a continuidade das operações de negócios quando os ativos e recursos que suportam esses negócios ficam indisponíveis por muito tempo.

Portanto, seu objetivo é garantir que os sistemas críticos da empresa sejam restaurados às condições normais de operação dentro de um período de tempo aceitável após um incidente de segurança. Desta forma, pode proteger os interesses, a imagem, a reputação e as atividades da organização mesmo em situações de emergência.

Porém, para atingir seus objetivos, o planejamento da continuidade do negócio deve ter em mente as principais questões que o norteiam. Quais são os riscos e ameaças nas operações de negócios? Existem processos de negócios importantes? Se sim, quais são eles?

plano de continuidade de negocios Plano de Continuidade de Negócios

A partir dessas questões, os profissionais responsáveis ​​poderão ver e definir os recursos necessários para enfrentar e superar os riscos existentes. Dependendo da natureza e escala da atividade econômica, sempre haverá uma estratégia de recuperação mais adequada.

Na verdade, a adequação do plano de continuidade de negócios é o que permite aos gestores atingir as metas de BCP. Afinal, alguns processos devem ser monitorados na empresa X, não na empresa Y.

E como desenvolver um plano de continuidade de negócios? Em primeiro lugar, o responsável deve ter em mente três questões básicas:

  • Análise de risco: quais são as principais ameaças à minha infraestrutura de TI?
  • Análise de impacto: como as ameaças à infraestrutura afetam os negócios?
  • Planejamento estratégico: diante das ameaças, quais ações precisam ser tomadas para retomar as operações o mais rápido possível?

Com as respostas a essas três perguntas, um plano de continuidade de negócios de TI, pode ser desenvolvido. Claro, é importante especificar as medidas a serem tomadas quando o serviço de uma organização é interrompido, mas este não é o único assunto.

plano de continuidade Plano de Continuidade de Negócios

Um bom plano de continuidade de negócios de segurança da informação deve incluir a declaração da política, o propósito e o escopo do plano. Além de mapear cenários de perda potencial, ele também deve fornecer informações sobre a identificação, análise e avaliação de riscos. No entanto, isso não é suficiente.

Afinal, quem será o responsável por essas ações?

Um plano de continuidade de negócios não deve apenas definir as ações a serem executadas, mas também definir as responsabilidades e obrigações de determinados profissionais. Finalmente, é importante que o plano de continuidade de negócios de TI, inclua um roteiro de simulação de teste, instruções sobre como usar o plano e um mecanismo de ativação do plano.

 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *