Placa de video: por que estão caras?

Placa de video: por que estão caras?

Se tem uma coisa que os usuários de computadores sofrem muito é na hora de escolher uma boa placa de vídeo. E o motivo para isso são os preços absurdos e praticamente inacessíveis para o contexto brasileiro.

Para explicar essa alta nos preços, geralmente usamos a alta do dólar como justificativa, o que também está correto. Entretanto, você sabe realmente quais são os vários motivos que levam as placas de vídeo estarem caras? Para conhecer isso e ainda conhecer alguns locais que vendem placas mais acessíveis, continue a leitura.

O que são placas de vídeo?

Para começar, vamos descrever o que seriam as placas de vídeo. Elas são as responsáveis por permitir que o dispositivo gere imagens, texturas e tudo que envolve a área visual do aparelho.

Existem dois tipos, a placa de vídeo integrada e a dedicada. A primeira é feita em conjunto com o dispositivo e tem a função de gerar imagens sem um alto consumo de energia, coisa que reflete em um menor desempenho mas menos gastos.

O que são placas de vídeo?
O que é.
Fonte/Reprodução: original.

Por outro lado, a placa dedicada é feita para processar atividades gráficas no melhor desempenho possível, por isso tende a ser mais cara e gasta mais energia do dispositivo. Logo, saiba que este texto foca na alta do preço das placas dedicadas, usadas pelos gamers, designers gráficos e afins.

Para que servem as placas de vídeo?

Agora que já comentamos sobre o que as placas de vídeo fazem essencialmente, mostraremos em que elas são aplicadas. Basicamente, as placas de vídeo são as responsáveis por fazer um programa que utiliza de muito processamento visual funcionar sem travamentos, bugs ou coisas do gênero.

Para que servem as placas de vídeo?
Para que serve.
Fonte/Reprodução: original.

Essa eficiência da placa varia de acordo com o material que ela é composta, a marca e afins. Com todas essas informações ditas, podemos partir para os motivos desses componentes estarem com preços tão altos e inacessíveis para a maioria do público.

Quais motivos para a placa de vídeo estar cara?

Como foi dito lá no começo do texto, o dólar é um dos grandes responsáveis pelo aumento dos preços, mas não só ele. Por isso, confira uma lista com 5 fatores que fazem o valor das placas de vídeo aumentarem.

Mineração

Mais especificamente, a mineração de criptomoedas é outra responsável pelo aumento dos preços das placas de vídeo. Devido a grande valorização dessa moeda no mercado, muitos passaram a procurar mais placas de vídeo com o intuito de aumentar a eficiência e obter mais lucro com a moeda, o que gerou uma grande procura pelos componentes. Essa alta na busca fez os preços subirem.

Dólar

Esse ponto vale principalmente para o contexto brasileiro. Como as placas de vídeo são importadas com base no preço do dólar, qualquer alteração nessa moeda implica. Nos últimos tempos, o dólar chegou nas maiores altas, coisa que causou um aumento espantoso nos preços não só de placas, mas de todos os produtos de maneira geral.

Crise do silício

O silício é um dos materiais essenciais para a fabricação de uma placa de vídeo. Entretanto, desde o começo da pandemia que o material se encontra em baixas quantidades devido a um corte de produção na China. Com isso, os eletrônicos em geral passaram a ter grandes altas nos preços devido à dificuldade de se obter o silício.

Scalpers

Os Scalpers são como caçadores atrás de um arbusto que estão à espera de uma presa. Também chamados de cambistas do mercado, eles importam uma grande quantidade de GPUs visando estocar e aguardar a alta procura por esses componentes, para vendê-los por preços mais baixos ou mais altos, de acordo com o que a situação permitir.

Poder de compra do Real

Não é novidade para ninguém que o Brasil passa por uma grave crise devido a pandemia e outras questões internas. Devido às questões junto com a alta do dólar, o real brasileiro se desvalorizou muito, o que aumentou a inflação e, consequentemente, o preço para importar as placas de vídeo.

Onde comprar placas de vídeo?

Atualmente, muitos preferem comprar o dispositivo que já venha com uma placa de vídeo dedicada a fim de evitar dores de cabeça. Porém, existem vários sites que oferecem os dispositivos nos mais variados preços como:

  • Amazon;
  • Shoptime;
  • Saraiva; 
  • Aliexpress;
  • Fast Shop; 

E com isso, terminamos aqui. Espera-se que todas as informações sobre a alta dos preços nas placas de vídeo tenham ficado esclarecidas. Se gostou do texto, compartilhe para ajudar na divulgação e volte sempre neste site para mais informações boas.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
O cartão Mastercard Platinum é um dos mais completos do Brasil. Confira os benefícios e veja se ele é uma opção para seu perfil!...
Descubra os 7 passos para implantar o que é Customer Success na sua empresa, a melhor estratégia de vendas e atendimento focadas na satisfação...
Será que o cartão de crédito Digio é uma boa opção para você? Confira agora a avaliação completa sobre ele....

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Categorias Populares

Calculadora

Geradores

Bancos

Documento

Bitcoin

Tecnologia

Beneficios

Governo