PIX o que é E como funciona

PIX: o que é? E como funciona?

O Pix foi lançado no final de 2020, com a finalidade de simplificar o dia dos usuários do banco. Essa funcionalidade revolucionou a forma de fazer transferências de um banco para outro e também é aceito como um método de pagamento online. Descubra como funciona o Pix!

Como funciona o pix? E qual o seu objetivo?

É um método de transferência bancária que visa transportar dinheiro de uma conta para outra de modo instantâneo a qualquer dia e hora.

Ou seja, se você fizer um Pix agora para outra pessoa ele será automaticamente debitado e depositado em poucos segundos na conta da outra pessoa. Aprenda a criar sua chave Pix agora!

Como funciona o pix E qual o seu objetivo
Fonte/Reprodução: original

Entre na opção “Pix” do aplicativo do seu banco, e aperte em cadastrar chave. Escolha o tipo de chave que você prefere e continue para ativar a chave. O próprio app te avisa que a chave está ativada para você utilizar.

Para fazer o pagamento no Pix siga as instruções abaixo:

Acesse o aplicativo do seu banco;
Toque no ícone Pix;
Selecione “pagar”. Nessa página terá algumas opções, como: chave pix, ler QR code (muitos usado em estabelecimentos para fazer pagamento) e dados bancários (para a pessoa que não tem chave pix ainda);
O mais comum é usa a chave pix, onde você escolhe o tipo de chvave (CPF, CNPJ, celular ou e-mail) e digita a chave de quem irá receber o dinheiro;
Ponha o valor desejado e a descrição é opcional;
Confira se os dados da pessoa estão corretos e clique no botão “pagar”.

Assim que você finaliza é gerado um comprovante da transação para você guardar ou enviar para quem você quiser. Alguns bancos ainda enviam o comprovante por e-mail.

Ao invés de pagar, você também pode solicitar para receber o Pix. É só clicar no ícone “receber”, preencher o valor, escolher a sua chave e gerar um QR code. Depois é só compartilhar com a pessoa que precisa te pagar.

Viu como é fácil? Após aprender como funciona o Pix saiba como ele surgiu.

Como surgiu o pix?

A ideia surgiu com o objetivo de criar um método de pagamento rápido, seguro, fácil e funcionasse todos os dias, qualquer hora inclusive no final de semana e feriado.

Quem criou o pix?

Quem criou foi o Banco Central do Brasil no mês de outubro de 2020.

Onde posso usar o pix?

É possível usar essa função no aplicativo do banco pelo celular, internet banking, caixa eletrônico e agência do banco.

Qual a vantagem e as desvantagens do pix?

Vantagens: não cobra taxa para pagamento ou transferência (válido para pessoa física, MEI e empresa individual), permite agendar, não tem um valor mínimo, pode ser realizado a qualquer hora, o dinheiro cai na conta em poucos segundos, facilitar à vista pagamento em estabelecimentos sem precisar estar com o dinheiro em espécie e seguro.

Desvantagens: pode haver taxa para receber em alguns casos (assista o vídeo do Banco central aqui), o valor máximo pode sofrer alteração a depender da instituição financeira,

O que preciso saber sobre o pix

Se você quiser saber mais a fundo você pode ler o regulamento do Pix Resolução BCB Nº 1, de 2020 ou site do Banco Central do Brasil.

Posso usar pix com saldo do cartão de crédito?

Não. Pois, você precisa ter na conta o valor que irá pagar a outra pessoa.

O cartão de crédito funciona de uma forma diferente, onde você gasta um valor dentro do seu limite e depois paga. O pix equivale ao débito, onde você usa o dinheiro que já é seu para efetuar o pagamento na hora.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *