Quem se aventura no mundo dos negócios, principalmente no caso de startups, sabe a importância de aumentar conexões, estabelecer parcerias, e conseguir investidores. Para isso é necessário, antes de tudo, apresentar sua empresa para que as pessoas tenham a oportunidade de saber que se trata.
É aí que entra o Pitch. Termo muito usado no mundo do empreendedorismo, seu conceito é uma das bases mais importantes para quem quer estabelecer no mercado e mesmo expandir os negócios. Acompanhe o texto e confira melhor como isso funciona.
O que é o Pitch?
O Pitch é, da maneira mais simples, uma apresentação. Mas não é nenhuma apresentação, e sim um momento onde o empreendedor deve mostrar, de maneira rápida, para potenciais investidores, clientes e parceiros, do que se trata seu negócio, qual a área de atuação, qual o produto ou serviço oferecido, que ferramentas utiliza, etc.

Fonte/Reprodução: original.
Em termos mais populares, é no Pitch que o empreendedor “vende seu peixe”. E isso acontece de maneira muito sucinta e sem enrolações. Um Pitch deve ter duração entre 5 e 8 minutos, tempo que deve ser suficiente para o palestrante ser claro nas informações e convincente nas ideias e propostas.
Como se faz um pitch?
Mas, fazer um pitch não é apenas se posicionar na frente dos investidores e começar a falar livremente sobre seu negócio. O ideal é planejar o discurso e construir uma pequena estrutura. O mais recomendado é tentar responder alguns questionamentos como, qual é a solução que sua empresa está trazendo e para qual problema, de que maneira seu negócio se difere da concorrência, qual o estágio de desenvolvimento da empresa, etc.
Fazer apresentações simples, objetivas e contemplem os questionamentos mais importantes que definem seu negócio é o melhor caminho a seguir.
Quais são os tipos de Pitch?
Existem alguns tipos de Pitch. O “elevator”, por exemplo, é extremamente objetivo, ainda mais do que a proposta original do Pitch já determina. Aqui, o discurso do empreendedor deve durar cerca de 30 segundos. Nesse tempo, ele deve passar com clareza um resumo de sua empresa.
Os Pitchs de vendas e captação são relativamente parecidos entre si, pois possuem estruturas semelhantes. No entanto, o primeiro foca mais nos aspectos comerciais da apresentação, considerando coisas como qual é o problema e qual é a solução. O segundo, por sua vez, pensa mais nas oportunidades e no mercado.
Tem ainda o “tweet pitch”, que consiste em apenas uma frase, basicamente, o Pitch deck o de competição, o para investidor, entre outros.
Por que um Pitch é tão importante?
Como dito anteriormente, o Pitch é usado para vender seu negócio. É nesse momento, curto, que o empreendedor tem a oportunidade de provar que sua empresa é necessária e merece atenção de investidores, de clientes e do próprio mercado. Por esses motivos principais, o pitch deve ser bem estruturado e bem apresentado por isso, também, que ele é tão importante.