O PFE (Posto Fiscal Eletrônico) é um portal no qual os cidadãos do estado de São Paulo podem realizar diversos processos relacionados a prestação de contas ao fisco. O PFE existe para facilitar a vida do contribuinte paulista e trazer benefícios tanto para os comerciantes como para os consumidores de produtos e serviços.
Este texto mostra o que é e como recuperar a senha do PFE. Esse mecanismo é muito importante para acessar a plataforma e manter em dia as informações fiscais. Além disso, sem a senha é impossível ter acesso a vários serviços disponíveis no Posto Fiscal Eletrônico. Confira mais sobre isso abaixo.
O que é o PFE?
O PFE é uma plataforma online desenvolvida e disponibilizada pelo estado de São Paulo, mais especificamente pela Secretaria de Fazenda e Planejamento, para os paulistas poderem prestar contas fiscais adequadamente e com agilidade. No portal, também são oferecidos vários serviços que podem ser acessados com o uso da senha do PFE.
Como funciona a senha do PFE?
A senha do PFE é o meio pelo qual o contribuinte tem acesso ao Posto Fiscal Eletrônico efetivamente. Esse mecanismo é usado pelos cidadãos que contribuem com o ICMS e também pelos contabilistas. Com a senha é possível, por exemplo, acessar serviços como geração de AIDF, credenciamento de NF-e, consulta à Conta Fiscal, envio de GIA, além de fazer pedidos de parcelamentos.
O que é a Nota Fiscal Paulista?
A Nota Fiscal Paulista é uma ação do Governo do Estado de São Paulo para estimular os paulistas, tanto os comerciantes como os consumidores, a emitirem e receberem as notas fiscais na hora que realizarem compras diversas. Esse programa traz benefícios para todos os participantes e gera mais responsabilidade fiscal.
O consumidor, por exemplo, pode receber uma parcela do valor gasto em um estabelecimento como crédito. Esse crédito, por sua vez, pode ser usado para várias coisas. É possível usar o dinheiro para diminuir o valor a ser pago de IPTU ou até com outras coisas. Também dá para transferir o valor para um conta bancária, para ele ser usado de outras formas.
Benefícios para estabelecimentos comerciais
Os comerciantes que aderem ao uso da Nota Fiscal Paulista têm redução no tempo de armazenagem de documentos fiscais, são dispensados de AIDF em alguns casos específicos, possuem maior isonomia e justiça fiscal e também são beneficiados pela diminuição da pirataria de produtos.
Benefícios para o consumidor
Os benefícios do consumidor são: recebimento de crédito proveniente das compras (o valor chega até a 30%); ter diferentes formas para usar o crédito recolhido; participação em sorteios; e, também, a contribuição na redução da sonegação fiscal.
Como realizar recuperação de senha do PFE?
Caso algum usuário do PFE precise recuperar a senha para acessar a plataforma, basta entrar na própria página do Posto Fiscal Eletrônico e procurar e clicar na opção de recadastramento de senha perdida. Após isso, basta fornecer dados, como o login e o e-mail oficial cadastrados no sistema.
Informações sobre o processo de recadastramento de senha são enviadas para o endereço de e-mail do usuário que deve apenas seguir o passo a passo determinado para redefinir uma senha. Todo o processo é gratuito e digital e é disponibilizado pela Secretaria de Fazenda e Planejamento de São Paulo desde 2020.
Dessa forma, com a senha redefinida, é possível acessar a plataforma do Posto Fiscal Eletrônico e usufruir de todos os seus serviços, além de contribuir para a prestação adequada de contas para o governo.