Perfil do investidor: como saber o meu?

3

O perfil de investidor é algo que acaba sendo subestimado por muitos iniciantes no mercado. Investir hoje em dia se tornou algo fácil de fazer. Com poucos cliques, é possível criar uma conta em uma corretora online, depositar o dinheiro e começar a investir. Por conta disso, as pessoas acabam pulando algumas etapas importantes. 

Uma dessas etapas é saber qual é o seu perfil de investidor. Descobrir qual é o seu perfil pode ajudar a definir quais são as melhores opções de investimento e, consequentemente, os que mais podem resultar em operações de sucesso.

Quer saber afinal qual é o seu perfil de investidor? Separamos este pequeno guia completo para tirar todas as suas dúvidas antes de finalmente começar a investir. Acompanhe o post a seguir!

Qual o seu perfil de investidor?

Podemos definir o perfil de investidor como uma análise que visa avaliar qual o seu objetivo e tolerância ao risco nos investimentos. Para que você saiba qual é o seu perfil de investidor, é preciso conhecer quais são os seus tipos, sendo eles: 

  • Conservador: aquele que investe em operações de baixo risco, visando conseguir mais segurança nos investimentos e proteger o seu próprio patrimônio;   
  • Moderado: apesar de prezar muito pela segurança, esse perfil de investidor também está disposto a correr riscos se julgar necessário, buscando equilibrar rentabilidade e risco; 
  • Arrojado: composto por investidores mais experientes, com um perfil mais agressivo nas suas aplicações e dispostos a arriscar seu patrimônio para obter lucro. 

Tendo esses tipos em mente, agora vamos ver o que podemos fazer para identificar os nossos perfis enquanto investidores.

Como você determina o seu perfil de investidor?

Determinar o seu perfil de investidor é algo que você mesmo pode fazer. E apesar disso exigir uma análise simples, deve ser algo bem pensado e feito cuidadosamente. 

A primeira coisa a ser feita é analisar a sua situação financeira atual. Quanto você tem disponível para investir? Essa é uma pergunta fundamental. Afinal, quanto mais dinheiro você tiver disponível, mais riscos poderá correr. 

Frame image Texto de exemplo Como você determina o seu perfil de investidor?
Imagem Como você determina o seu perfil de investidor?

E quanto ao seu objetivo? Você pretende obter renda superior à inflação ou quer transformar o seu dinheiro em capital e multiplicá-lo? Quanto maior for a sua ambição, maiores serão os riscos que terá que correr. 

Mas o que define de verdade o seu perfil de investidor é a sua tolerância ao risco. Se o seu psicológico não está preparado para lidar com possíveis perdas em um investimento, o seu perfil de investidor com certeza não é arrojado, e sim moderado ou conservador. 

Por que é importante conhecer o seu perfil de investidor?

Existem diferentes tipos de investimentos. Para saber qual é o melhor para você é preciso saber qual é o seu perfil. 

por que e importante conhecer o seu perfil de investidor
Fonte/Reprodução: original.

Digamos que você tenha feito uma análise e tenha identificado o seu perfil como conservador. O melhor a se fazer nesse caso é optar pelos investimentos em renda fixa. 

Assim, ao identificar o seu tipo de comportamento, você irá encontrar qual é o melhor investimento. Ou seja, você será poupado de passar por muitas frustrações e sofrer prejuízos para os quais não está preparado.

Quais são os principais fatores que influenciam o seu perfil de investidor?

Como vimos no decorrer desse post, existem alguns fatores específicos que podem afetar a análise do perfil de investidor. Dentre esses fatores, temos: 

  • Recursos disponíveis;
  • Objetivo com o investimento;
  • Tolerância ao risco.

Ao considerar esses fatores, você poderá identificar o seu perfil de investidor e, finalmente, fazer investimentos que irão de acordo com a sua situação financeira e psicológica atual.

3 Comentários
  1. […] interesse legal, enquanto que o sócio oculto tem sua parte nos bastidores da negociação, sendo o investidor do […]

  2. Asset Management: O Que é?

    […] de ativos, é um conjunto de práticas de gerenciamento de investimentos, que podem ser realizadas pelo próprio investidor ou pelo Asset Manager, o especialista da área de Asset […]

  3. […] maior benefício que uma ação preferencial pode trazer para o investidor é a prioridade no momento de receber os lucros. Não são todas as empresas que saem distribuindo […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

DMCA.com Protection Status