A pandemia da COVID-19 trouxe inúmeros desafios para serem enfrentados, não apenas problemas relacionados à saúde, mas, também, relativos ao financeiro do indivíduo. Muitos se viram desempregados, portanto, buscaram uma nova forma de renda ou, até mesmo, uma renda extra para garantir uma maior segurança em casa de emergência.
As possibilidades de alternativas são numerosas e talvez você já tenha pensado em atuar como caminhoneiro, por ser um trabalho autônomo e também de seu interesse pessoal. Entretanto, a maioria das pessoas que, pelo menos, cogitam ou já cogitaram trabalhar como caminhoneiro autônomo não sabem por onde começar.
Pense em qual serviço quer prestar com o caminhão
Antes de tudo, deve-se ressaltar que a maior dificuldade de um autônomo é de conseguir renda suficiente para seu próprio sustento e para sua família, caso a tenha. Exatamente por esta razão, ter conhecimento de todas as modalidades de funções que podem ser realizadas como caminhoneiro.

Há vários tipos de serviços que podem ser prestados como caminhoneiro e conhecer todos é de suma importância, pois abrirá um leque de possibilidades para se atuar como autônomo, diversifica suas maneiras de se obter renda.
Usar aplicativos de frete à disposição
Provavelmente, a primeira opção que veio à sua mente foi de trabalhar com frete. A boa notícia é que há aplicativos que estão à disposição do caminhoneiro que podem facilmente ser utilizados para oferecer propostas de frete, carga e local a seus clientes.
O que torna ainda mais interessante esta alternativa é o fator simplicidade, ao passo que tudo o que você precisa para se organizar para serviços que envolvem frete é um único celular para abrigar um aplicativo que ofereça estas possibilidades.
Fretes de retorno
Além do frete relacionado à entrega de uma determinada carga, há também a alternativa do frete de retorno para lucro. O frete de retorno é interessante para o auxílio no pagamento das despesas da viagem e ganhar um extra.
Para esta maneira, também há ajuda dos aplicativos para sua praticidade e organização, mas é bom lembrar que o planejamento da viagem deve ser atendido com rigor e atenção para o cumprimento das datas.
Agregar seu caminho a uma transportadora
Como uma alternativa para uma maior estabilidade e ganho seguro garantido, agregar seu caminhão a uma empresa transportadora é uma possibilidade que pode ser cogitada. O contrato entre o caminhoneiro e a transportadora pode ser vantajoso, como a garantia dos serviços.
Entretanto, isso pode acarretar também a uma diminuição da autonomia do caminhoneiro, pois ocorre a estabilização de fretes fixos e uma carga horária a ser cumprida. Claramente, faz-se necessário também ter a documentação em dia para ser aceito na empresa.
Transporte de cargas perigosas
O serviço de transporte de cargas perigosas, que podem ser danosas à saúde e ao ambiente em si, é um trabalho complexo por exigir uma série de cuidados e obrigações. Transportar produtos inflamáveis, químicos, radioativos, etc.
No entanto, para trabalhar nesta área em específico deve obedecer a exigências da Agência Nacional de Trânsito (ANTT), o veículo deve ser totalmente adequado ao serviço, que deve ser inspecionado regularmente e que tenha as devidas sinalizações.
Justamente por ser um serviço mais árduo e complexo, o frete prestado também é mais caro, sendo um lucro maior ao caminhoneiro.
Quais os melhores caminhões de pequeno porte e como utilizá-los?
Para prestar bem os serviços e ter uma noção maior para o planejamento da carreira caminhoneira, deve-se conhecer os próprios caminhões. Saber as características de cada, os valores, se é adequado para o que se procura e muito mais.
Os caminhões de segmento mais leve e um porte menor são mais adequados para serviços relacionados ao meio urbano.