A participação nos lucros é uma oportunidade aguardada ansiosamente por alguns funcionários, esse benefício dado por algumas empresas é uma forma de recompensar seus funcionários devido aos bons resultados atingidos por toda a companhia.
Mas afinal, o que é e como funciona participação nos lucros? Esse é o assunto que iremos entender neste post. Conheça com a gente tudo sobre a participação nos lucros e quais as formas mais comuns de receber esse benefício. Confira!
O que é participação nos lucros?
Conhecida como Participação nos Lucros e Resultados (PLR) é, geralmente, paga anualmente, mas em alguns casos pode ser paga mensalmente. Mas afinal, o que é a participação nos lucros?
Esse benefício dado por algumas empresas é uma forma de recompensar todos seus funcionários, ou pelo menos alguns setores de sua estrutura interna, pelos resultados que a empresa alcançou.
Geralmente, a empresa que oferece a participação nos lucros estipula uma meta de vendas ou de lucros. Uma vez que ela é alcançada, então os trabalhadores recebem algum benefício monetário.
A participação nos lucros varia bastante em valor em uma determinada empresa. Muitas vezes essa variação é baseada nas metas, uma vez que uma empresa pode ter variações nas suas metas, fazendo o valor variar de acordo com os resultados da empresa.
Como funciona a participação nos lucros?
Poucos sabem, mas a participação nos lucros está prevista em lei. No entanto, nenhuma empresa é obrigada, por lei, a oferecer a participação nos lucros.
No caso específico das nossas leis trabalhistas, a legislação apenas garante a possibilidade de toda empresa optar por essa alternativa e prevê que, antes de implementar qualquer participação nos lucros, deve ser conversada a proposta entre a empresa, o sindicato e alguns representantes dos trabalhadores.
Isso se dá para que a participação nos lucros seja mais justa, razoável e boa não só para a empresa, mas também para seus funcionários. Como já citamos, a participação nos lucros é um benefício, um valor extra que não faz parte dos honorários regulares dos trabalhadores, podendo inclusive não ser paga, caso as metas não sejam atingidas e a empresa tenha um mau desempenho nas vendas.
Qual é o objetivo da participação nos lucros?
Se a participação nos lucros não é obrigatória, por que ela é paga? Há diversas razões para que uma empresa opte pela participação nos lucros.
Uma vez que os trabalhadores de uma empresa têm como horizonte um benefício monetário extra, é natural que se tornem mais motivados e adotem boas práticas, de modo que os resultados da empresa sejam os melhores possíveis, favorecendo assim as vendas.
Estabelecidas as metas, uma empresa também tem o controle do quanto pode oferecer para os funcionários sem se colocar em risco. Assim, do ponto de vista financeiro, só há benefícios em implantar a participação nos lucros.
Quais são as vantagens da participação nos lucros?
A maior vantagem da participação nos lucros é a motivação de todos os seus funcionários. Esse benefício é como uma mensagem da empresa para todos seus funcionários, lembrando a todos de que são peças importantes da companhia, que são queridos e que a empresa pensa sempre neles, e não apenas está ali para cobrá-los.
Optar pela participação nos lucros é dar para seus funcionários muito mais motivação e orientá-los a serem ainda mais determinados.