Para que serve o venture capital?

0 155

O venture capital é um recurso interessante para pessoas que estão em busca de dinheiro para pôr em prática o seu projeto de empreendedorismo. Tendo se tornado cada vez mais popular nos últimos anos, essa modalidade de investimento possibilita que muitos investidores lucrem com suas startups, conseguindo levar as suas ideias para frente.

Portanto, esse pode ser bom recurso para o empreendedor, que consegue colocar seu projeto em prática, e para o investidor, que tem uma boa oportunidade de lucro. Mas como funciona realmente o venture capital? Quais são os riscos desse tipo de investimento e qual é a sua taxa de retorno? Vamos tirar todas essas dúvidas a seguir. Confira!

O que é venture capital?

O venture capital, que traduzido significa “capital de risco”, é uma modalidade de investimento, em que as aplicações são executadas em empresas ou startups de pequeno, ou médio porte, que possuam um bom potencial de lucro e crescimento.

o que é venture capital
O que é venture capital. Fonte/Reprodução: original

Tendo como principal objetivo potencializar o crescimento e a renda de um negócio, aos investidores que realizarem o venture capital em uma determinada ideia, é concedido o direito de gerenciar e fazer mudanças no negócio, estando sempre próximo do empreendedor.

Aqui no Brasil, o venture capital é regulado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Como o venture capital funciona?

Normalmente o venture capital é feito por um grupo de investidores, que devem decidir qual será a porcentagem de investimento de cada componente, e se irão ou não participar no gerenciamento da empresa.

Feito isso, o próximo passo é encontrar uma empresa ou startup que esteja necessitando de dinheiro para executar a sua ideia. Antes de fazer o investimento, é necessário definir qual é o perfil daquela empresa, divididas nas seguintes categorias:

Artigos Relacionados
1 De 85
  • Sementes: tudo que essa empresa tem é a ideia, necessitando de dinheiro e planejamento de estratégias para pô-la em prática;
  • Incubadora: refere-se a empresas que apesar de já existem, não estão consolidadas no mercado, mas tem potencial de melhorar;
  • Aceleradora: essas empresas já estão no mercado e necessitam do investimento para acelerar o seu crescimento.

Todas as categorias preveem bom potencial de desenvolvimento, mas não tem recursos para investir nos meios necessários para isso e é aí que entra a capitalização.

Quais são os riscos do investimento em venture capital?

O venture capital pode ser uma boa opção de investimento. Mas temos que lembrar que para obter altos lucros, são necessários grandes investimentos, que podem acabar resultando em perdas.

O investimento em venture capital lida com empresas que nem começaram ou estão pouco consolidadas. Portanto, assim como a ideia pode ser um sucesso e resultar em bons lucros, ela pode acabar dando errado, fazendo com que o investidor tenha um grande prejuízo. Dessa forma, podemos compreender porque o nome da modalidade é capital de risco.

Qual é a taxa de retorno esperada do investimento em venture capital?

Por ser uma modalidade de altos riscos e investimentos, o venture capital também tem uma alta taxa de retorno esperada, com o lucro mínimo esperado sendo de pelo menos 26,5% ao ano.

Quais são as principais diferenças entre investimento em venture capital e outros tipos de investimento?

A principal diferença do venture capital para outros tipos de investimento, é que enquanto outras modalidades buscam investir em empresas mais consolidadas no mercado, para conseguir um lucro certo, essa faz o contrário.

Como podemos ver no decorrer desse texto, ao invés de investir em grandes empresas, a principal característica do venture capital é investir em pequenas empresas e startups, que possuam uma boa chance de crescimento, para conseguir, dessa forma, alcançar lucros maiores do que se fossem investidos em empresas maiores.

Portanto, podemos concluir que o venture capital serve para gerar altos lucros para os investidores, ao ajudar novos empreendedores a executarem seus projetos. Apesar do risco envolvido, essa modalidade é muito lucrativa e movimenta bilhões de reais entre investimentos e lucros no nosso país.

Deixe um comentário