Para que serve o Telefone e quando surgiu?

0 1.104

É impossível você não ter se perguntado em algum momento para que serve um telefone. Com o avanço da tecnologia, o telefone passou por diversas transformações, e neste artigo você conhecerá um pouco mais sobre este meio de comunicação.

Então se você quer saber para que ele serve, seu surgimento, suas vantagens, o modo de funcionamento e a importância desse item para a história da comunicação, continue a leitura abaixo. 

O que é o telefone e para que ele serve?

O telefone trata-se de um sistema de telecomunicação que através dos sinais elétricos consegue transmitir os sons, no caso a voz de uma pessoa a longa distância, por conta das redes de telefone, responsáveis por levar essa mensagem a longas distâncias. 

o que e o telefone e para que ele serve
Fonte/Reprodução: original.

Dessa forma, se você se pergunta para que serve o telefone saiba que ele é um meio de comunicação cuja serventia é fazer com que as pessoas se comuniquem mesmo estando distantes consideravelmente uma das outras, por conta de suas redes. 

Como o telefone surgiu?

O aparelho surgiu em 1876 por Alexander Graham Bell criado por acaso, uma vez que estudos estavam sendo feitos para aprimorar o telégrafo, já que sua estrutura é bem parecida. 

Em seus estudos de aperfeiçoamento do telégrafo, o cientista descobre a possibilidade de enviar mais de uma mensagem no mesmo fio, e apesar desse conhecimento não, ser algo inédito, foi Graham Bell quem conseguiu fazer com que essa mensagem na verdade fosse a voz humana sendo conduzida. 

Foi em 1875, que os experimentos alcançaram o seu auge e que seu auxiliar, e fizeram Thomas Watson ser o primeiro a ouvir uma voz humana por meio do aparelho,, com esse nome de origem grega, onde “tele” significa longe e “phone” significa som. 

Qual foi a importância do telefone na história?

Com a chegada do telefone, a maneira de comunicar se tornou ainda mais fácil e instantânea, o que torna tudo muito mais fácil e ágil. 

Vale lembrar que ao longo da história o telefone passou por transformações significativas que otimizam ainda mais o processo de comunicação mas também de seu manuseio, como a chegada dos celulares, que possibilitaram o ato de se falar de qualquer lugar com aparelhos que cabem na palma da mão. 

Quais eram as vantagens do telefone?

Artigos Relacionados
1 De 29

Atualmente, com diversos outros meios de comunicação a disposição, o uso do telefone tradicional que conhecemos ficou cada vez mais no passado, porém quando o mesmo se popularizou ele trazia algumas vantagens para seus usuários, entre elas: 

  • A estabilidade, uma vez que ligações de telefone fixo não contam com muitas interferências, e qualquer ruído que possa atrapalhar a ligação.  
  • Os aparelhos de telefone são muito mais resistentes e duram muito tempo, e não sofrem com a interferência de obsolescência programada, que te obriga de tempos em tempos a fazer uma troca de aparelho porque determinado modelo não atende mais às expectativas do que se tem disponível no mercado. 
  • Uma ligação de telefone não possui limite, ou seja, é possível ficar o tempo que quiser com uma pessoa na linha, sem a preocupação de colocar créditos para poder falar. 

Por conta dessas vantagens, muitas pessoas ainda optam por ter uma linha de telefone em sua casa, pois ainda que a telefonia móvel tenha avançado na qualidade de seu serviço, para muitos a qualidade de uma telefonia fixa ainda é vantajosa. 

Desvantagens

Porém, o telefone também apresenta algumas desvantagens  o que também faz com que pessoas deixem esse meio de comunicação e invista em outros, entre eles: 

  • O custo de ligação para celular é na maioria das vezes mais cara, uma vez que esse modelo de telefonia é muito mais popular que a fixa ultimamente. 
  • A  depender do modelo de aparelho, identificar a chamada não é possível, o que se torna muito mais fácil para golpes em ligações insistentes de telemarketing. 
  • Com o passar dos anos e com o avanço constante da tecnologia, esse tipo de meio de comunicação se torna cada vez mais obsoleto, o que faz com que menos pessoas tenham esse tipo de aparelho em suas casas. 

 Ainda com vantagens e desvantagens, o telefone é um meio de comunicação muito popular entre as pessoas que utilizam desse meio para estabelecer contato de maneira otimizada. 

Como funcionava?

Ao fazer uma ligação, nossa voz se transforma em ondas sonoras que viajam ao longo do fio até o seu destino. E o destino da chamada são organizados por sistemas complexos em atividade em uma central de telefonia, dessa forma, quando uma pessoa disca o seu número de telefone, esse número é um código único e por isso ele é identificado. Isso explica um número de telefone não se repetir por aí. 

‌Importante na história da comunicação, o telefone é um meio de suma importância que ainda consegue fazer com que pessoas se comuniquem independente da distância. 

Deixe um comentário