O Painel solar é responsável em converter a luz solar em energia elétrica, seu uso contribui com o meio ambiente por ser uma fonte de energia sustentável, auxiliando na diminuição da poluição, dos gases do efeito estufa e contribui positivamente na elevação de recursos naturais.
Neste post saiba tudo sobre como funciona e quais são as vantagens do painel solar.
Como funciona o Painel solar?
O Painel solar é formado por módulos fotovoltaicos ou placas solares como são mais conhecidas, quanto mais luz o painel solar recebe, mais energia elétrica é gerada, isso porque para que os módulos funcionem, eles dependem totalmente que os fótons (partículas de luz) entrem em seu interior.
Efeito Fotovoltaico
De uma forma simplificada, o efeito fotovoltaico ocorre quando uma tensão ou corrente elétrica é criada em um material após a sua exposição à luz. Uma célula fotovoltaica absorve fótons (elementos de energia presentes na luz do sol) enquanto os fótons liberam elétrons que através das células fotovoltaicas fluem e geram a energia elétrica.
O efeito fotovoltaico é totalmente silencioso e não faz nenhum barulho enquanto se converte a energia.
Quais são as vantagens do Painel solar?
Além de contribuir com o meio ambiente por ser uma fonte de energia sustentável e menos agressiva à natureza e contribuir positivamente na elevação de recursos naturais, o painel solar pode ser ainda mais vantajoso para seus utilizadores, como por exemplo a economia de até 95% na conta de luz, necessidade mínima de manutenção, vida útil de mais de 25 anos e valorização do imóvel.
Embora seu custo inicial possa ser um tanto elevado, as economias feitas após a instalação fazem o orçamento valer a pena.
Quanto um Painel solar gera de energia elétrica?
A quantidade de energia elétrica gerada por um painel solar vai depender de diversos fatores como quais placas estão sendo utilizadas pois existem diversas variações, a quantidade de luz solar recebida, entre outros.
Quanto maior o tempo de pico do sol, maior quantidade de energia o painel poderá gerar, então até as estações do ano podem influenciar na energia elétrica gerada pelo painel solar.
Como funciona se produzir mais energia do que consumir?
Quando a produção de energia solar é maior que a quantidade consumida, o excedente é distribuído na rede pública, e ao final de cada mês convertida em compensação perante a operadora. Assim, nenhuma energia é desperdiçada.
Como saber quantos painéis solares vou precisar?
Esse cálculo você mesmo pode fazer, basta verificar a sua conta de luz elétrica, calcular a média anual do consumo de energia do seu imóvel e dividir pela produção mensal da placa fotovoltaica, por exemplo: em uma residência onde a média de consumo é 300 kWh seriam necessárias cerca de 7 placas solares.
Mas, caso precise de ajuda, pode entrar em contato com uma operadora de luz solar e fazer um projeto personalizado.
Quanto custa o Painel solar?
Com o passar do tempo e com o avanço da tecnologia, o painel solar teve seu custo reduzido, mas ainda assim ele é considerado um pouco caro, já que por ser importado da China, os custos da importação precisam ser inclusos no valor final, então desconfie em casos de orçamentos muito abaixo do mercado.
Vale a pena investir em painel solar? Com certeza! Mesmo com o investimento inicial um tanto elevado, suas futuras economias agradecem e a natureza também! Continue nos acompanhando para mais conteúdos assim.