Cada família é constituída por uma determinada quantidade de integrantes, e por pets que precisam entrar no orçamento familiar. Aliás, todos os gastos fixos e variáveis do mês precisam ser verificados para a família manter uma boa saúde financeira.
Normalmente, consumimos sem ter um orçamento estabelecido e no fim do mês levamos um susto, por não imaginar que fatura do cartão ficaria em um valor tão alto. Ou tem a segunda opção: gastar sem ter um parâmetro ou limite de gastos.
Se você quer ajuda para detectar se você e sua família gastam muito. Fique nesse artigo para entender como economizar e como fazer um orçamento familiar funcional.
Como você faz um orçamento familiar?
Um orçamento familiar deve se iniciar ao avaliar quanto cada contribuinte recebe. Ou seja, qual a renda mensal dos integrantes responsáveis por arcar com todas as despesas da casa. A partir desse ponto, é necessário avaliar todos os gastos fixos e os variáveis.
Faça uma lista, se precisar consulte a fatura de seu cartão e outras notas fiscais de pagamento para lembrar os valores exatos. Ao terminar a lista, compare a renda mensal com o total de gastos por mês.
Dessa forma, terá noção do que é necessário ou não cortar dos gastos, e conseguirá estipular o quanto pode gastar no cartão de crédito, transporte, mercado e outras atividades.
Qual é a melhor maneira de economizar dinheiro em um orçamento familiar?
Com a análise entre gastos e renda citada acima é possível cortar gastos desnecessários no orçamento familiar. É comum que muitas pessoas abusem do delivery e peçam até no meio da semana, isso já seria um bom exemplo do que cortar ou diminuir.
Compare a quantia gasta no mês à renda total. Faça uma lista dos gastos fixos que não podem ser cortados, depois diminua ou corte da lista compras supérfluas.
Como você sabe se está gastando muito em um orçamento familiar?
O parâmetro de gasta além do necessário, é quando você compra algo, mas não usa. Não sobra dinheiro para economizar para uma emergência e se os gastos superam o seu faturamento mensal.
Tenha em mente que o orçamento familiar precisa ser equilibrado para você ter uma boa qualidade de vida e estar preparado para imprevistos.
O que fazer quando você tem dívidas em um orçamento familiar?
Há três opções mais comuns às quais se pode recorrer quando seus ganhos não estão sendo suficientes para quitar as dívidas:
- Pedir emprestado a alguém da família;
- Fazer uma renda extra;
- Pedir um empréstimo.
A terceira é a pior, pois se você já está endividado, essa opção vai piorar sua situação devido as altas taxas de juros cobradas pelos bancos.
Nem todos tem a quem recorrer para pedir dinheiro, logo fazer uma renda extra é a melhor alternativa para arcar com as dívidas do orçamento familiar. Calcule quanto precisa para quitar suas contas pendentes e divida o valor pelos meses que irá fazer uma renda extra. Com isso você poderá negociar suas dívidas e pagar gradualmente.
Como você pode aumentar sua renda em um orçamento familiar?
Existem diversas maneiras de fazer uma renda extra fora do seu trabalho regular para aumentar sua renda no orçamento familiar. Você pode vender doces, salgados, fazer hora extra no trabalho, trabalhar como freelancer na internet, arranjar um segundo emprego, entre outras ideias que rendam algum retorno financeiro.
Com o corte de gastos supérfluos, fazer uma renda extra vai te ajudar a aumentar o seu orçamento familiar e ajudar a quitar as dívidas. Anote essas ideias e comece a fazer sua lista para colocar em prática!