if its not the doctor get out 36 Onde trocar dinheiro rasgado?

Onde trocar dinheiro rasgado?

O aumento do uso de pagamentos com cartão leva muitas pessoas a abandonar as contas de papel e usar o “dinheiro” em ocasiões específicas. No entanto, as pessoas que as usam costumam usar saias justas quando danificadas. A agência pode recusar? Os consumidores são obrigados a aceitá-lo? Tanto os consumidores como as instituições têm o direito de receber notas intactas.

Mas o que devo fazer a seguir? Segundo o Banco Central, essas notas danificadas podem desvalorizar e devem ser entregues ao banco. Os cidadãos podem trocar dinheiro em qualquer agência bancária, não necessariamente onde você tenha uma conta-corrente. Existe um serviço de verificação de  cédulas que pode analisar cada ‘item’. Quando o Banco Central emite letras, também é responsável pela emissão e preservação das letras.

Como saber se uma cédula perdeu valor

Conforme descrito pelo Banco Central, as notas podem se tornar impróprias para circulação ou desvalorizar devido ao grau do dano. Você conhece a piada, o velho jogo desenhado na cédula, queimaduras, cortes e peças faltando? Sim, isso invalidará a nota real.

É por isso que é tão importante ter cuidado ao manusear. Veja alguns exemplos de danos em notas abaixo, mas podem ser entregues ao banco para avaliação do Banco Central.

Cédulas não-utilizáveis

Esses estão intactos, mas desgastados pelo uso. Eles têm valor e podem ser usados ​​normalmente pelo público. Por estarem muito desgastados, o banco deve enviá-los ao Banco Central para destruição após recebê-los. Um exemplo é o desgaste de toda a nota devido ao uso.

cédula dobrada muitas vezes

Cédulas dilaceradas

São aqueles que apresentam algum dano e podem aparecer intactos ou fragmentados, neste último caso devem ter mais da metade do tamanho original em um único fragmento. Eles se aplicam apenas a depósitos, pagamentos ou trocas na rede bancária. Portanto, os bancos devem recebê-los do público e trocá-los pelo seu valor integral ou aceitá-los na forma de pagamento ou depósito. Posteriormente, essas notas devem ser enviadas ao banco central para destruição.

 

 

Cédula rasgada
Cédula rasgada

 

 

Image24 Onde trocar dinheiro rasgado?
Dinheiro queimado

 

Image27 Onde trocar dinheiro rasgado?
Nota com parte suprimida

 

Image29 Onde trocar dinheiro rasgado?
Nota formada com pedaços de outras notas
Image28 Onde trocar dinheiro rasgado?
Nota formada com pedaços de outras notas
Image30 Onde trocar dinheiro rasgado?
Cédula de papel comum

 

Cédulas inadequadas à circulação, SEM VALOR

Notas quebradas – são aquelas que não têm valor, porque seus fragmentos não ultrapassam a metade de seu tamanho original.

Exemplos criados pelo banco central:

Image38 Onde trocar dinheiro rasgado?
Danificada por traça, cupim ou químicos

 

Encaminhamento de cédulas MUTILADAS para exame no Banco Central

O Banco Central mantém em seus 10 escritórios o serviço de revisão de títulos que colocam em dúvida sua avaliação. Portanto, essas notas podem ser transmitidas à rede bancária, devendo o banco aceitá-las após o recebimento e encaminhá-las ao banco central para análise e eventual apreciação.

Alguns exemplos de notas estão listados abaixo.

Os fragmentos dessas notas não excedem a metade de seu tamanho original, mas podem ser entregues ao banco e enviados ao banco central para avaliação.

Image42 Onde trocar dinheiro rasgado?
Danificada por traça, cupim ou produtos químicos

 

O Banco Central recomenda que as notas manchadas, sujas, desfiguradas, desfiadas ou fragmentadas sejam retiradas de circulação; com marcas, grafites, símbolos, imagens ou quaisquer caracteres que não lhes pertençam; cortes ou rasgos nas bordas ou no interior; devido a líquido, fogo ou danos causados por agentes químicos, ou explosivos.


Comments

Uma resposta para “Onde trocar dinheiro rasgado?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *