Onde reclamar se der problema no DOC e TED?

0 5

Você tem transferido dinheiro para sua família, amigos ou empresa, mas percebe que algo deu errado. O valor está acima ou abaixo, ou o destinatário preencheu o erro. Com o surgimento de novas formas de envio e recebimento de valor, a quem reclamar e quais são os direitos dos consumidores nessas transações financeiras? O Banco Central e a Febraban (Federação dos Bancos Brasileiros) informaram que cada modalidade de repasse possui características próprias, portanto o consumidor deve escolher a modalidade que melhor atenda às necessidades de cada situação.

Uma transação de transferência de valor é como um contrato entre duas partes, supondo que o comportamento já tenha refletido os desejos de ambas as partes. Se o erro for inválido, o documento é devolvido e o problema resolvido. A questão é quando a transação será concluída. O banco não pode cancelar ou cancelar a transação.

DOC tem limite de transferência

O DOC (voucher of credit) difere do TED porque o crédito na conta do beneficiário ocorre no dia útil seguinte à data de emissão. Mas tenha cuidado: de acordo com o julgamento da instituição financeira receptora, o saldo do remetente pode diminuir no mesmo dia da emissão. Cada agência estabeleceu um limite de tempo para a emissão do DOC. DOC é limitado: até 4.999,99 reais.

O qua acontece se o DOC for devolvido?

O banco que efetua a transferência deve fornecer o dinheiro ao remetente no mesmo dia da devolução. O cliente deve ser notificado imediatamente.

A quem reclamar se perceber erro já após operação concluída?

A primeira coisa que um cliente deve fazer é entrar em contato com a instituição financeira na qual ele possui uma conta para relatar o problema. No entanto, se toda a transferência tiver sido concluída, o cancelamento dependerá do banco ou titular da conta que recebeu o valor.

Se o cliente determinar que o erro da transação não é dele – por algum motivo, o problema é causado por uma das instituições financeiras – ele pode registrar uma reclamação no banco central na página de reclamação do BC.

TED transfere sem limites no mesmo dia

TED (Transferência Eletrônica Disponível) é uma transferência financeira em tempo real entre diferentes bancos e outras instituições (finanças ou pagamento). Pode ser usado para transferência de valor entre titulares de contas de instituições diferentes e entre instituições.

Não há limite para o número de inscrições TED. O prazo de entrega é determinado pela instituição financeira e respeita o período mais longo (17:00 dos dias úteis) determinado pelo banco central para o fim do processamento. Após o prazo estipulado pela agência, o TED pode agendá-lo para o próximo dia útil ou mais tarde.

Quando o dinheiro pode ser devolvido numa TED errada?

Se a transação for concluída no horário de trabalho do sistema de liquidação de transferência de fundos, o dinheiro deverá ser devolvido à sua conta dentro de 60 minutos após a liquidação interbancária. No entanto, a agência que recebe o recurso pode estender esse período até o tempo necessário para investigar indícios de violações.

O que acontece se fornecer dados errados na TED?

A instituição onde você possui a conta e a instituição do beneficiário são responsáveis ​​por verificar os dados que você inseriu ao emitir o TED. Se alguma dessas entidades achar que os dados fornecidos estão incorretos, ela não verificará o TED e retornará o valor para a conta original. Se o TED for devolvido devido a um erro do cliente, uma taxa poderá ser cobrada.

Banco pode se recusar a fazer TED?

No caso do cliente, se o contrato incluir a realização de TED, o banco / instituição não pode recusar a prestação deste serviço. Para clientes e não clientes do TED que não estejam previstos no contrato, o banco pode se recusar a fornecer este serviço, exceto em certas circunstâncias específicas, como transferência de fundos de uma conta de folha de pagamento para uma conta de depósito, caso em que a instituição não pode Taxa.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.