Dia 16 de maio, houve o início da Semana do MEI 2022, um evento dedicado a essa categoria. A pandemia que passamos nos últimos anos fez com que várias pessoas tivessem que se reinventar e buscar novas formas de gerar renda, com isso, muitos viraram empreendedores quando não conseguiram uma nova recolocação no mercado, o que exigiu que abrissem seu próprio negócio.
Os negócios de pequeno porte são os que entram na modalidade MEI, que é uma abreviação para Microempreendedor Individual. Com o objetivo de apoiar esses microempreendedores, o Sebrae possui diversos programas de incentivo, para a capacitação e desenvolvimento econômico, para estimular o empreendedorismo no Brasil. Veja abaixo quais são os oferecimentos do Sebrae para MEI 2022.
O que é a Semana do MEI 2022?
A Semana do MEI 2022 é um dos eventos mais importantes para quem é Microempreendedor individual, o evento aconteceu entre os dias 16 a 20 de maio de 2022 em diversos Estados do Brasil.
Embora a semana dos dias do evento seja considerada a semana MEI 2022, diversas atividades podem ser feitas ao decorrer de todo mês de maio.
Quais são os oferecimentos Sebrae para MEI 2022?
O Sebrae oferece alguns benefícios para MEI 2022, que são oficinas, palestras e treinamentos com orientação de como administrar o seu negócio, pois muitos dos que se tornaram microempreendedores individuais fizeram isso por necessidade e não possuem conhecimento para gerir um negócio. Além disso, o Sebrae também oferece ajuda para limite de crédito para MEI 2022.

Ser MEI 2022 te garante benefícios como:
- Auxílio maternidade;
- Auxílio doença;
- Aposentadoria por idade ou invalidez;
- Obtenção de crédito e empréstimo facilitado;
- Emissão de notas fiscais eletrônicas;
- Abertura de contas bancárias MEI;
- Redução de impostos.
Os oferecimentos são gratuitos e podem ser feitos tanto presencialmente como online, e cada modalidade tem a sua própria programação.
Quais são as atividades permitidas para MEI 2022?
Os microempreendedores individuais podem incluir até mesmo 16 atividades em seus CNPJ, onde uma será a atividade principal e as demais como secundárias.

Existem em torno de 466 atividades permitidas para MEI 2022, e você pode conferir a listagem completa no Portal do Empreendedor.
Quais são os requisitos para se tornar MEI em 2022?
Para se tornar MEI 2022 você só precisa atender a três requisitos bem simples, que são:
- Ter faturamento anual até R$ 81 mil por ano (não pode ultrapassar o valor);
- Não ser proprietário, administrador ou sócio de outra empresa;
- Executar uma das atividades permitidas.
O cadastro é feito totalmente online, através do Portal Empreendedor, basta acessar e clicar em “formalize-se”, logo em seguida você será redirecionado ao Portal GOV no qual você pode fazer login com CPF e senha caso já seja cadastrado, se não, precisa criar seu login. Após isso, é só preencher o formulário com seus dados e aguardar a formalização do seu MEI 2022.
Embora abrir MEI seja fácil, administrá-lo pode ser um tanto complicado, visto que muitos empreendedores individuais não possuem conhecimento para tal. É por isso que você pode contar com o Sebrae para te ajudar a gerir seu negócio, com a capacitação que você precisa de forma acessível.
O auxílio do Sebrae não é apenas durante a semana do MEI, ok? Acesse o Portal Empreendedor para mais informações ou caso tenha alguma dúvida, ela pode ser esclarecida através da Central de Atendimento MEI do Sebrae pelo telefone: 0800 570 0800, o atendimento está disponível todos os dias da semana, 24 horas.