O que significa MBA?

0 113

Você sabe o que significa MBA? Seja no ensino presencial ou a distância, a especialização sempre foi uma das áreas mais procuradas pelos profissionais. A sigla para MBA vem de Master of Business Administration English. Este é um curso de pós-graduação em latim para profissionais que desejam adquirir ou aprofundar seus conhecimentos nas áreas de gestão e administração.

De acordo com a regulamentação do Ministério da Educação (MEC), a duração mínima do curso de MBA é de 360 ​​horas. Embora sejam classificados como alunos de pós-graduação, apresentam algumas peculiaridades e algumas diferenças na forma de outros cursos.

Principais características do MBA

Uma das principais características do MBA é focar na aquisição de conhecimentos por meio de atividades práticas. É comum que um bom curso de MBA use casos reais como método de ensino para estimular o aprendizado. Os profissionais acabam tendo conhecimento mais prático das áreas de gestão e negócios.

Para outros pontos-chave do MBA, consulte abaixo:

— Embora haja uma área concentrada, como comunicação ou marketing, o conteúdo costuma envolver áreas de gestão e negócios.

Em outras palavras, deve envolver finanças, marketing, operações, estratégia e liderança.

— Incentivar os alunos a terem ideias inovadoras para resolver o caso discutido e a situação do dia a dia da sua área de atuação.

– Devem resolver problemas menos comuns que não possuem respostas corretas, mas são consistentes na aplicação.

Importância do MBA para a carreira

Com a popularização desses cursos, muitos profissionais passaram a considerar a importância do MBA para suas carreiras. No Brasil, eles criaram seus próprios programas de pós-graduação para oferecer especialização. Como você pode ver, sua diferença está na ênfase no conteúdo prático. Para quem busca a diferenciação no mercado, investir em um MBA de alta qualidade é uma grande oportunidade. Além de importante para o currículo, também permite ao profissional ampliar seus conhecimentos e aplicá-los ao seu trabalho, tornando-se uma importante fonte de atualização da forma como se posicionam na carreira.

MBA x Mestrado

É importante entender a diferença entre MBA e mestrado, pois são cursos com focos distintos. Como mencionado anteriormente, o MBA é importante e deve envolver as áreas de gestão e negócios. O conteúdo é voltado para o mercado profissional, por isso o método utiliza casos reais para beneficiar o desenvolvimento dos alunos.

Business man holding MBA on blurred abstract background

O mestrado é um programa de pós-graduação stricto sensu, ou seja, na área de pesquisa e ensino. A duração média do mestrado acadêmico é de dois anos e inclui extensa pesquisa sobre temas específicos. No final da unidade curricular, é necessária a apresentação de uma dissertação de mestrado explicando o conteúdo, métodos, fundamentação teórica, análise e resultados da investigação.

Os cursos de MBA também não são supervisionados pela CAPES (aperfeiçoamento e coordenação de pessoal de ensino superior), ou seja, as instituições podem definir a carga horária, os currículos, o corpo docente e as formas de avaliação desses cursos. Por outro lado, o mestrado requer autorização e supervisão da Capes para ser eficaz.

Bolsas de estudo MBA

Algumas pessoas não sabem, mas também há bolsas de MBA. Em outras palavras, você pode ingressar no seu curso com um desconto na mensalidade. Ao contrário do mestrado, os cursos de MBA são geralmente oferecidos em instituições privadas e requerem investimento financeiro para serem alcançados. Portanto, o apoio para obtenção de bolsas é fundamental. Basta acessar o site do Educa Mais Brasil, pesquisar a pós-graduação na sua área e visualizar as opções de MBA em sua cidade. Após encontrar o melhor desconto, clique em “Quero este pacote” e cadastre-se gratuitamente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

DMCA.com Protection Status