O que significa a sigla Pix

O que significa a sigla Pix?

O Pix é o mais novo queridinho dos estabelecimentos e das pessoas do Brasil. A facilidade no uso e a simplicidade do serviço fizeram com que ele fosse rapidamente adotado por todos que desejavam mais praticidade no manejo das suas finanças. Apesar de ser adotado por todos, pouca gente sabe a história da ferramenta e outras informações como a origem do nome, então, o que significa a sigla Pix?

A história do Pix

O Pix é um método de pagamento digital criado no ano de 2020 pelo Banco Central do Brasil. A intenção é que o método fosse extremamente simples e rápido de usar. Ele funciona diariamente sem pausas. Mas o que significa a sigla Pix? A resposta é bem simples: nada. Pix não é uma sigla, mas sim o nome da marca. A ideia é que o nome fosse tão simples quanto o método de pagamento, e evocasse a ideia de algo moderno e rápido.

A história do Pix

Fonte/Reprodução: original

Banco Central e Pix

O Banco Central foi a instituição que idealizou e viabilizou o Pix. Além da simplicidade, quando o Banco Central teve a ideia de criar a ferramenta, o intuito também era de fornecer um método de pagamento alternativo aos que já estavam disponíveis no mercado.

Pix e o Sistema de Pagamentos Instantâneos

O Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) é uma estrutura criada especificamente para o Pix, e é o que viabiliza os pagamentos rápidos entre usuários desse método de pagamento.

Conclusão

O Pix é uma ferramenta que cada vez mais tem sido usado pelos brasileiros, e atualmente é raro encontrar alguém que não faça uso, dada a praticidade e a facilidade do serviço.

A ferramenta, mesmo sendo recente, já se tornou uma parte importante da vida dos brasileiros. Muitos boatos surgiram sobre a plataforma com a intenção de descredibilizá-la, todos eles falsos. Então, o que significa a sigla Pix? De forma literal, nada, já que não é uma sigla. Mas de forma simbólica, podemos dizer que Pix é sinônimo de velocidade, praticidade e simplicidade.

 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *