O que são títulos públicos?

1 185

Interessado em investir em títulos do governo? Devido ao seu baixo risco, muitas pessoas investem dinheiro nesse tipo de investimento. É um ativo de renda fixa, e a receita pode ser conhecida no momento da aplicação.

Lembre-se, no Tesouro Direto, você empresta dinheiro ao governo no prazo estipulado, recebe o valor que emprestou e os juros acordados.

Muito prático, você concorda? Pelas suas características, é um dos investimentos mais adequados para quem não conhece muito sobre o mercado financeiro e o assunto.

O que são títulos públicos?

Eles são emitidos pela aliança para arrecadar fundos para pagar a dívida pública e fornecer financiamento para atividades do governo federal, como educação, infraestrutura, saúde, etc.

Portanto, neste tipo de investimento, você empresta dinheiro ao governo e obtém em troca o dinheiro que pediu emprestado e os juros acordados.

Os títulos do governo são ativos de renda fixa e uma opção de investimento de baixo risco. É difícil imaginar que o governo vá à falência.

O país é uma instituição confiável com risco de crédito quase zero ou inadimplência do investidor.

Quais são as vantagens de investir em títulos públicos?

Existem muitas vantagens em investir no Tesouro Direto. Muitos deles estão relacionados à segurança, praticidade, possibilidade de diversificação de aplicações, baixo custo de investimento e menor custo.

Investimento mínimo

Uma de suas principais vantagens é a baixa quantidade necessária para iniciar. Apenas R$ 30,00 podem ser aplicados em títulos do governo. Isso é benéfico para iniciantes que estão familiarizados com investimentos e querem experimentar, bem como para pessoas com baixo poder aquisitivo.

Maior segurança

Pode-se dizer que o Tesouro Direto é o investimento financeiro mais seguro do Brasil. Isso porque o tesouro nacional paga juros aos investidores. Vale lembrar que o governo é o único devedor que pode imprimir dinheiro para reembolsar os credores. Portanto, o risco de inadimplência é quase zero.

Alta liquidez

A liquidez das aplicações em títulos do tesouro é de um dia útil, ou seja, os recursos após o seu resgate entram em sua conta.

Esse período é considerado bom no mercado financeiro, pois em outras aplicações, seu capital ficará suspenso por 12 meses ou mais, como alguns fundos de renda fixa. Isso ocorre porque o Tesouro está recomprando esses títulos todos os dias.

Dessa forma, o investidor pode vender ativos e depositar fundos em sua conta-corrente a qualquer momento.

No entanto, você precisa prestar atenção ao vencimento do título. Exceto pela Selic do Tesouro, se você vender ativos antes do vencimento, poderá perder dinheiro.

Na maioria dos casos, isso acontece quando as taxas de juros sobem e seus títulos estão subvalorizados no mercado.

Baixas taxas

Outra vantagem de investir em títulos do governo são as baixas taxas de juros cobradas. Atualmente, a única taxa fixa é a taxa de hospedagem. Ela se referia às taxas cobradas pela BM&F Bovespa para armazenar seus títulos.

A alíquota do imposto é de 0,3% ao ano, aplicável ao valor do período. Por exemplo, se você investir R $ 10.000,00, vai pagar R$ 30,00 para ficar com o ativo.

Ainda há uma taxa de administração, mas nem todos os bancos cobram essa taxa. Por meio deste site, você pode consultar todas as instituições financeiras autorizadas a operar no Tesouro Direto e ver quais bancos não cobram taxas.

Diversificação dos investimentos

Uma das principais vantagens dos títulos do governo é que os investimentos podem ser diversificados. Existem vários aplicativos disponíveis.

Incluem taxas de juros fixas (que podem gerar receita com base nas taxas de juros econômicas e taxas de inflação) e taxas de juros fixas (os investidores sabem o percentual de retorno do investimento imediatamente após a assinatura do contrato do ativo).

Desta forma, você pode obter diferentes rentabilidades e aplicações diversificadas de acordo com seus objetivos.

Por exemplo, eles podem formar reservas de emergência, garantir poupança de longo prazo ou especular parte de seu capital apostando em títulos prefixados (neste caso, o investidor acredita que as taxas de juros e a inflação não vão subir, e ele terá mais lucros reais.)

Gerenciamento das aplicações

Os investidores ainda acham fácil gerenciar seus aplicativos e progresso. Isso porque, no site do Tesouro Direto, é possível visualizar todos os investimentos em títulos públicos. Isso garante maior poder e segurança na tomada de decisões e facilita para você controlar seus ativos.

 

1 comentário
  1. […] Selic é o único título público que permite a venda de ativos antes do vencimento sem risco de […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More