Muita gente quer empreender e nem sempre sabe por onde começar ou pretende iniciar seu próprio negócio ou algo com sua marca.
É nessa hora que a opção por uma franquia é uma boa ideia, podendo gerar até mais receita do que uma marca própria.
Mas o que é uma franquia? Quais os riscos? E quais as melhores dicas para empreendedores que desejam trabalha no mercado das franquias. Confira tudo isso agora!
O Que São Franquias
As franquias são uma modalidade de negócio, que consiste na venda da licença de empresas para pessoas físicas ou jurídicas, mediante ao pagamento de Royalties, que são como um aluguel para a utilização da marca, dos produtos e dos serviços dessa empresa.
Para a empresa é uma forma de negócio abrangente e que geralmente oferece alta rentabilidade, porém ela precisa ter estrutura para oferecer ao franqueado tudo o que ele precisa para tocar a marca. Os benefícios de apostar em uma franquia são:
⦁ Plano de negócios já consolidado;
⦁ Assistência total do franqueador;
⦁ Know how testado e aprovado pelo mercado;
⦁ Publicidade, serviços e produtos divididos entre a rede e a franqueadora.
O franqueado fica a cargo de além da compra da licença da marca, dos produtos e serviços oferecidos por ela e que ele fará parte, deverá investir desde a loja (se houver), até todos os custos de montagem, empregados e a porcentagem destinada a empresa dona da marca.
O Que São Royalties De Franquias
Os Royalties são como um aluguel que deve ser pago a franqueadora regulamente, e custeia o uso da marca, seus serviços e produtos. É importante não confundir Royalties com Taxa de Franquia, que é um valor inicial pago uma única vez e que é estabelecido quando assinado o contrato.
Algumas franqueadoras não cobram royalties, porém são uma exceção, já que essa é a única renda obtida com os ganhos relacionado a marca.
Os Royalties são cobrados variando de empresa para empresa, sendo que as porcentagens não podem ser muito baixas para não ficarem no prejuízo, e nem muito altas a ponto de inviabilizar o negócio.
Vale A Pena Investir Numa Franquia No Mercado Atual?
Segundo a Associação Brasileira de Franchising, o mercado das franquias teve um crescimento de 6,8% em 2018, em relação com 2017 e em 2019, só no segundo trimestre, o crescimento foi de 5,9%.
Os números são animadores e mostram que vale sim a pena encarar uma franquia como forma de empreender, porém existem algumas desvantagens que devem ser levadas em consideração:
⦁ O franqueador decide onde será o empreendimento (no caso de franquias como lojas físicas);
⦁ As operações da empresa são determinadas pela franqueadora e o franqueado acaba não tendo muita liberdade;
⦁ Transferência e mudanças no local da loja, estão sujeitas 100% ao franqueador, independente da situação;
⦁ Caso a marca tenha problemas, o franqueado pode não conseguir desfazer a sociedade com facilidade.
Franquias De Baixo Custo
Geralmente as franquias convencionais são de valor muito alto, e na busca de oferecer oportunidades de negócios mais baratos e lucrativos, é que apareceram as franquias de baixo custo.
Modalidade com investimentos a partir de 2, 3 mil reais e que podem ser inviabilizados em qualquer lugar do Brasil, seguindo as regras da franqueadora.
Uma medida interessante para empreendedores que buscam oportunidade com franquias, mas sem grandes investimentos.
Faça Curso De Empreendedorismo Antes de Abrir sua Franquia
Para quem busca iniciar seu próprio negócio, mas ainda não tem experiência e nem marca para encarar o mercado, começar com franquias é uma boa alternativa.
Para entender melhor desse setor e até para lançar seus produtos e serviços, faça curso gratuito online de Empreendedorismo na FBV cursos e qualifique-se para o melhor do seu futuro profissional.