O que são ações em tesouraria

Você sabe o quão difícil são suas próprias ações ao analisar uma empresa de investimento? E se eu dissesse que essa métrica pode agregar valor às suas ações e começar a receber mais dividendos? No entanto, poucas pessoas falam sobre esse fator secreto que vai pagar seu investimento no longo prazo.

Portanto, siga-me neste artigo para mostrar o que as ações do Tesouro e de Warren Buffett têm em comum quando se trata de investimento.

O que são ações próprias?

Ações em tesouraria são as ações que a própria empresa recomprou no mercado. Em outras palavras, são ações de uma empresa que você adquire.

Normalmente, as empresas com altas posições de caixa e ações em declínio optam por recomprar suas ações a fim de criar valor para o acionista. No entanto, você só pode se beneficiar deste indicador se for um investidor de longo prazo.

Em outras palavras, se você é uma pessoa que compra e vende ações após as variações de preço, não pode se beneficiar com a recompra de ações de uma empresa. Se uma empresa comprar de volta suas ações, também não poderá vendê-las.

Em seguida, ficam em Tesouraria, por isso o indicador leva esse nome porque, de forma simplificada, são as ações que ficam nos cofres da empresa. Uma empresa pode possuir suas próprias ações de duas maneiras:

Recompra de ações próprias no mercado

Manter as ações que eles autorizaram quando abriram o capital, mas a empresa nunca distribuiu ao público. Por outro lado, as ações detidas por uma empresa em tesouraria não conferem direito a voto nem a dividendos.

Em outras palavras, é como se fosse um estoque morto na empresa porque eles não têm direitos. No entanto, eles são muito importantes para alcançar valor para o acionista a longo prazo. No entanto, a lei só permite que uma empresa recomprar 10% de suas ações.

Por que uma empresa recompra ações?

Mas se suas próprias ações não têm direitos ou benefícios para a empresa, por que recomprá-las no mercado?

Em primeiro lugar, você precisa entender como funcionam as decisões de uma empresa quando ela está tendo lucro. Quando uma empresa tem lucro, pode gastá-lo de três maneiras diferentes:

Reinvestir em novos projetos
Distribuição de dividendos
Compre de volta suas ações
Toda tomada de decisão é muito importante e a empresa deve tomar a decisão com muita sabedoria.

Reinvestir em novos projetos

Se a empresa tiver lucro, pode decidir se investe ou não capital em um novo projeto. Para tomar essa decisão, você precisa estudar o projeto e ver se ele trará altos retornos com baixo risco. No entanto, as grandes empresas já estabelecidas no seu setor têm cada vez mais dificuldade em investir em novos projetos.

Na verdade, já é líder em seu mercado e, portanto, não encontra projetos lucrativos com tanta facilidade que gerem um crescimento significativo.

Em vez de gastar sua renda em um projeto, você pode optar por distribuir dividendos ou recomprar ações.

Pagar dividendos

Caso a empresa não consiga aplicar os benefícios em novos projetos, pode distribuir todo o capital na forma de dividendos.

Os dividendos são os lucros da empresa que os distribui aos seus acionistas. Ou seja, a empresa geraria valor para o acionista com o pagamento de dividendos. No entanto, se você não quiser pagar dividendos aos seus acionistas, existem outras maneiras de gastar seu dinheiro.

Recompra ações

Se a empresa não tiver investimentos atraentes para gastar seu capital e não quiser distribuir dividendos, pode recomprar suas ações. Dessa forma, as ações adquiridas do Tesouro são preservadas.

Mas para uma empresa recomprar suas ações?

As empresas podem possuir suas próprias ações por diversos motivos. A empresa pode vender as ações para levantar capital no futuro. Para se proteger contra uma aquisição agressiva de outra empresa

Gerar valor para o seu acionista

O principal motivo de uma empresa possuir ações em tesouraria é a criação de valor para seus investidores. Este é o segredo da recompra de ações, funciona assim: Quando uma empresa recomprar suas ações, é como adicionar a porcentagem de acionistas que não venderam suas ações.

A recompra de ações pode, portanto, ser entendida como um aumento dos dividendos a serem distribuídos a cada investidor.

Por exemplo:

Acionista Carlos: 100 ações
Total de ações da empresa: 1000 ações
Participação de Carlos na empresa: 10%
Carlos detém 10% do capital da empresa, mas a empresa decide recomprar 10% de todas as suas ações.

Se Carlos não vender suas ações, sua participação será a seguinte:

  • Acionista Carlos: 100 ações
  • Total de ações da empresa: 1000 ações – 10% = 900 ações
  • Participação de Carlos na empresa: 100/900 = 11,11%
  • Carlos agora possui 11,11% de participação na empresa, ou se
  • Já é 1,11% a mais do que antes da compra.

Portanto, você também tem direito a dividendos adicionais de 1,11% no futuro, que serão distribuídos pela empresa.

Consequentemente, a recompra de ações pode ser considerada um dividendo disfarçado.

Como a empresa recomenda ações?

Para que uma empresa possa recomprar suas ações, ela deve estar sujeita às regras da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Porque é proibido “criar condições artificiais de procura, oferta ou preço das ações”.

Dito isso, você não tem permissão para comprar apenas para gerar demanda por suas ações.

No entanto, se tudo correr bem, a empresa anunciará um programa de recompra de ações e anunciará a data e o número de ações que comprará.

Um programa de recompra pode durar de 3 meses a 1 ano, tudo depende dos objetivos da empresa. No entanto, mesmo que você anuncie o programa de recompra, não será obrigado a comprar as ações. Em outras palavras, existe a chance de a empresa desistir no último minuto de recomprar suas ações.

Portanto, você precisa monitorar e rastrear o programa para ver como ele está progredindo. Vantagens de ações próprias

Benefícios

Existem várias vantagens para um investidor se uma empresa decidir recomprar suas ações. As principais vantagens são:

Dividendos disfarçados

Quando a empresa faz a recompra, o número de ações disponíveis no mercado é reduzido.

Então sua aposta aumentará e você receberá um bônus adicional que funciona como um dividendo disfarçado.

Aumento do lucro por ação

Se a empresa tiver ações próprias, os dividendos serão pagos a cada aumento de ações.

Ou seja, se anteriormente você recebia R $1,00 por ação, agora receberá R $1,10 para cada título de empresa que possuir.

Mais participação

Sua participação geral na empresa será maior porque há menos ações no mercado. Representa uma subvalorizarão. Quando uma empresa inicia um programa de recompra, isso diz ao mercado que o preço da ação é menor do que realmente vale.

Dito isso, significa que o preço de cada ação é descontado. Então agora é o momento certo para você começar a comprar mais.

Como economizar e muito mais!

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre como funciona O que são ações em tesouraria e quer continuar aprendendo outras formas de economizar, aproveite parar ler mais aqui no Renda Brasileira e fique por dentro de tudo.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
O cartão Mastercard Platinum é um dos mais completos do Brasil. Confira os benefícios e veja se ele é uma opção para seu perfil!...
Descubra os 7 passos para implantar o que é Customer Success na sua empresa, a melhor estratégia de vendas e atendimento focadas na satisfação...
Será que o cartão de crédito Digio é uma boa opção para você? Confira agora a avaliação completa sobre ele....

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Categorias Populares

Calculadora

Geradores

Bancos

Documento

Bitcoin

Tecnologia

Beneficios

Governo