A conta poupança é um local seguro para armazenar seu dinheiro que pode gerar cerca de 0,35% de juros ao mês e, além disso, a conta poupança também pode ajudá-lo a economizar para necessidades de longo prazo. Apesar de tudo isso, algumas pessoas ainda têm dúvidas em relação a esse assunto e, pensando em esclarecer essa questão, resolvemos elaborar o post de hoje, confira!
É muito comum se perguntar o que é uma conta poupança, em especial se você ainda é jovem e está começando a trilhar o caminho para uma vida financeira mais independente. É ideal que se pesquise afundo sobre todas as questões que ainda se tem alguma dúvida, pois quando se trata de dinheiro, todo cuidado é necessário, pois de forma alguma você irá querer ter envolvimento com algo que não é benéfico.
Há ainda as pessoas que querem saber o que é conta poupança pois estão preocupados com o futuro dos seus filhos, pois uma atitude muito comum dos pais é abrirem uma conta para os seus filhos para que, futuramente, eles possam ter o que contar. Entretanto, é importante se questionar se essa é a atitude mais adequada ou se ela corresponderá com as expectativas.
Portanto, para evitar que você tenha frustrações ou imprevistos futuramente, é ideal que você compreenda plenamente o que é a conta poupança, desde quais são as suas vantagens, desvantagens, quem pode abrir essa conta e vários outras questões concernentes a esse assunto. E, para saber de tudo isso, basta continuar nesse artigo, confira!
Por que você precisa de uma conta poupança?
O uso de uma conta poupança cria uma certa dificuldade em gastar o dinheiro nela contido todos os dias, pois não são todas as contas poupanças que disponibilizam um cartão de débito para utilização. Diferente do dinheiro mantido em sua conta corrente que pode ser gasto facilmente todos os dias, o dinheiro guardado em uma poupança pode ser um fundo de emergência ou economia para as férias, por exemplo.
Vantagens da conta poupança
As contas poupança oferecem a você um local para colocar seu dinheiro separado das suas necessidades bancárias diárias, permitindo que você armazene dinheiro para as próximas férias ou para que você reserve fundos para atingir uma grande meta de economia futura. Além disso, as medidas de segurança dos bancos manterão seu dinheiro mais seguro do que debaixo do colchão ou na gaveta de meias.
Além de manter seus fundos seguros, uma outra vantagem da conta poupança é que elas também pagam juros, por isso vale a pena manter todos os seus fundos excedentes em uma conta de poupança em vez de acumular dinheiro em sua conta corrente, onde provavelmente ganhará pouco ou nada.
Ao mesmo tempo, seu acesso a fundos em uma conta poupança permanecerá extremamente líquido, diferentemente dos certificados de depósito, que impõem uma multa pesada se você retirar seus fundos muito cedo.
Manter uma conta poupança na mesma instituição que sua conta corrente primária pode oferecer vários benefícios de conveniência e eficiência, como as transferências entre contas da mesma instituição que são geralmente instantâneas, e os depósitos ou saques para sua conta poupança da sua conta corrente entram em vigor imediatamente.
Isso facilita a transferência de dinheiro em excesso da sua conta corrente e o ganho imediato de juros – ou a transferência de dinheiro da poupança para a conta corrente, se você precisar cobrir uma grande transação ou a compensação de um cheque.
Muitas instituições permitem que você abra mais de uma conta poupança, o que pode ser útil se você quiser acompanhar o progresso da sua poupança em várias metas diferentes. Por exemplo, você pode ter uma conta poupança para poupar para uma grande viagem, enquanto uma conta poupança separada para manter o dinheiro em excesso da sua conta corrente.
Desvantagens da conta poupança
A compensação pelo acesso fácil e segurança confiável de uma conta poupança é que ela não pagará tanto quanto outros métodos de investimentos. Por exemplo, você pode obter um retorno mais alto com ações da bolsa, no Tesouro direto, ou investindo em títulos se o seu horizonte de tempo for longo o suficiente. Como resultado, as contas poupança apresentam uma boa oportunidade se usadas para economias de longo prazo.
Além disso, embora a liquidez de uma conta poupança seja um de seus principais benefícios, ela também pode ser uma das desvantagens da conta poupança, pois a disponibilidade imediata de fundos pode levá-lo a gastar o que economizou.
Por outro lado, é muito mais difícil descontar em um título, sacar fundos de uma conta de aposentadoria ou vender uma ação do que tirar dinheiro da sua conta poupança, especialmente se essa conta estiver vinculada à sua conta corrente. As contas de poupança também são uma má escolha para os fundos que você precisa acessar com frequência.
Se você precisar, por exemplo, fazer transações de saque mais de seis vezes por mês – sejam transferências ou saques definitivos em uma agência ou caixa eletrônico – uma conta poupança não é um veículo apropriado para esses fundos.
Quanto manter em sua conta poupança?
É inteligente manter de três a seis meses de despesas de subsistência em sua conta poupança em caso de perda de emprego ou outra emergência. Economizar R$ 500,00 por mês pode resultar em solução de pequenos problemas financeiros a longo prazo. O ideal é começar guardando mensalmente o valor de R$ 500,00 e ir aumentando a partir daí, conforme suas possibilidades.
Depois de construir um pé de meia, olhe para o futuro. Certifique-se de investir para sua aposentadoria. Uma conta de aposentadoria individual é um próximo passo sólido para aqueles com economia suficiente. Lembre-se de que elas podem fornecer retornos melhores do que uma conta poupança, mas também podem ser mais arriscados, dependendo dos investimentos que você escolher nela.
Como abrir uma conta poupança?
Para abrir uma conta poupança, basta procurar uma instituição financeira de sua confiança e apresentar o seu RG, o seu CPF e um comprovante atualizado de residência. No momento de abrir uma conta poupança, ao contrário de outros tipos de contas, não será necessário comprovar renda.
Negativados podem abrir uma conta poupança?
Qualquer pessoa maior de 18 anos pode abrir uma conta poupança, independente de estar ou não com o nome negativado. Vale ressaltar que pessoas com menos de 18 também podem ter uma conta, mas a abertura deve ser feita sempre pelo responsável.
São cobradas taxas em uma conta poupança?
Para manter uma conta poupança os bancos não efetuarão a cobrança de taxas, como aquelas de manutenção de conta, que são cobradas nas contas correntes. Sendo assim é possível ficar totalmente despreocupado, pois você não será surpreendido ao final do mês com o valor de alguma taxa que deve ser paga.
Quais são os serviços oferecidos em uma conta poupança?
As instituições financeiras geralmente oferecem, para as contas poupança, estes serviços:
- Um cartão de débito para as movimentações da conta poupança;
- Se necessário, também uma segunda via do cartão de débito será gratuita;
- Dois saques por mês nos terminais de autoatendimento ou em caixa eletrônico;
- Duas transferências entre contas por mês, para uma outra conta em seu nome;
- Dois extratos bancários mensais que informaram quais as movimentações dos últimos trinta dias anteriores à retirada deste extrato;
- Acesso ao internet banking;
- Um extrato detalhado da movimentação da conta poupança até o dia 28 de fevereiro de cada ano, com o histórico do ano anterior.
É importante salientar que estes serviços são gratuitos, ou seja, os bancos não podem cobrar por eles.
Outros serviços oferecidos pelas contas poupanças
Além dos serviços acima, quem tem uma conta poupança também poderá:
- Receber pagamentos através da conta poupança;
- Transferir dinheiro para contas de outros bancos através de TED ou DOC;
- Realizar saques;
Nesses casos, os bancos podem realizar a cobrança de tarifas para realizar estes serviços. Entretanto, é sempre bom salientar que os serviços podem diferir um pouco, levando em consideração a instituição bancária que você resolva abrir uma conta poupança. A nossa dica é que você pesquise sobre os serviços ofertados e opte por aquele que mais lhe agradar.
O nosso post termina por aqui, mas se você gostou da nossas informações, não deixe de compartilhar com algum amigo seu que está com essas dúvidas! Além do mais, não deixe de conferir outros posts daqui do site, temos certeza de que você irá se identificar com alguns deles. No mais, a gente se despede por aqui, até a próxima!