O que é um banco de investimentos?

1 87

O mercado financeiro usa termos que para muitos que são estreantes no ramo podem parecer confuso, entre os que mais causam confusão está o “banco de investimento” que pode ser confundido com banco múltiplo ou banco comercial, porem estão longe de ser a mesma coisa.

Você entende quais são as funções do banco de investimento e quais são as principais funções e operações?

O que é um banco de investimentos?

Primeiramente precisamos entender o que são intermediários financeiros e eles permitem que o sistema financeiro do país funcione adequadamente. Eles são o elo entre investidores e devedores.

Os bancos de investimento são intermediários financeiros regulamentados pelo Banco Central do Brasil. Este tipo de banco deve localizar investidores com renda sobrando e poder emprestar para quem esteja necessitando naquele momento. Para esse tipo de operação, eles cobram comissões e juros, sendo chamados de “spreads bancários” no mercado.

Esse tipo de banco deve ser registrado como empresa. E deve incluir as palavras “banco de investimento” no nome empresarial.

Essas instituições financeiras não fornecem contas correntes, como fazem os bancos múltiplos. Eles levantam fundos por meio de depósitos a prazo, repassam recursos externos e internos e vendem valores de base de investimento.

De acordo com a Resolução nº 2.624 da Comissão Monetária Nacional de 1999, o principal ativo dos bancos de investimento é o financiamento de capital fixo e líquido, subscrição ou aquisição de títulos, depósitos interbancários e repasses de empréstimos estrangeiros.

Qual o papel de um banco de investimentos?

O principal papel dos bancos de investimento é estimular as variantes formas de investimento. Como instituição financeira, ela pode trabalhar diretamente com as empresas para facilitar a emissão de títulos e até abrir seu capital em bolsa de valores.

O Banco de Investimento ou BI é uma instituição privada especializada em transações financeiras e de capital de médio a longo prazo.

O BI não pode levantar fundos por meio de contas, mas pode analisar as formas de investimento possíveis.

Registradas como sociedades anônimas, devem ter em seu nome o nome “Banco de Investimento”.

Ao contrário de muitos bancos, o BI não pode levantar fundos por meio de depósitos ou contas de poupança, ou contas correntes. O financiamento é realizado por meio da emissão de certificados de depósito bancário e recibos de depósito, venda de valores mobiliários e valores de fundos de investimento e transferência de recursos internos e externos.

Os recursos captados destinam-se a financiamentos e empréstimos, subscrição de valores mobiliários, ações e aquisição de bens de capital pela empresa.

No Brasil, o investimento dos bancos de investimento no setor público é limitado e eles não podem investir em projetos imobiliários, a menos que forneçam um certificado na forma de títulos.

Qual a diferença entre os tipos de banco?

Embora não sejam tão óbvios para clientes ou pessoas fora do mercado financeiro, existem diferenças entre bancos de investimento, bancos comerciais e bancos múltiplos.

Banco Comercial

Pode ser um órgão público ou privado, com o objetivo de fornecer recursos a empresas, indústrias, prestadores de serviços, pessoas físicas e terceiros no curto e médio prazo. A cobrança de depósitos à vista é uma atividade padrão de banco comercial.

Bancos de investimentos

Os bancos de investimento são instituições privadas especializadas em participação acionária temporária, financiamento de atividades operacionais e produção de ativos fixos e gestão de recursos. Eles não podem oferecer depósitos em dinheiro (contas correntes).

Bancos múltiplos

Muitos bancos são a maioria dos bancos do Brasil. Essas instituições têm pelo menos duas carteiras de investimento, geralmente de negócios e de investimento. Estas operações estão sujeitas às mesmas regras de qualquer instituição correspondente à sua carteira de investimentos. As instituições financeiras com carteiras de investimento comercial podem receber depósitos à vista.

O BI ja está na vida do brasileiro por muito tempo

Os bancos de investimento há muito fazem parte da sua vida, mesmo que indiretamente.

É importante entender esses termos, pois agora você está lidando com os mercados financeiros e está interessado em educação para investimento.

Essa atitude pode mudar sua vida e situação financeira nos próximos cinco, dez e vinte anos. Conheça de perto o banco de investimento e veja como ele auxilia na sua vida financeira e de investimentos.

1 comentário
  1. […] suma, você pode visualizar todas as principais informações sobre os investimentos realizados em bolsa. Tudo isso está concentrado em um só lugar de forma […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More