O que é software livre: tipos e características

O que é software livre: tipos e características

Quando pensamos na palavra software livre pensamos que é a distribuição de programas de computadores gratuitamente. Mas, não tem nada a ver. Este tipo de programa é aquele que apresenta dados abertos para que os seus consumidores possam alterar conforme as suas necessidades.

Vamos explicar mais detalhadamente a seguir. 

O que é software livre?

O software livre é aquele que não depende de grandes corporações para funcionar e ainda mais dá o direito do usuário a modificar e personalizar o código de acordo com a sua necessidade. Isto, no entanto, não quer dizer que é gratuito, uma vez que o objetivo deste software é fornecer liberdade para utilizar os computadores como bem entender.

O que é software livre?
Para que serve Software livre.
Fonte/Reprodução: original.

Sem contar que essa personalização pode formar outros softwares e, consequentemente, distribuir para a população, sem pedir autorização do desenvolvedor original. Assim surgiram muitos programas desta forma, como o navegador Mozilla Firefox.

Agora, vamos falar de suas características. 

Características de um software livre?

Como falamos acima, o software livre é personalizado e seus códigos podem ser distribuídos e copiados para o máximo de pessoas, além de garantir a sua privacidade no meio digital. Sem contar que pode desenvolver outros programas a partir destes códigos abertos. 

Além disso, ele apresenta uma licença pública, que explicaremos melhor a seguir. 

Licença pública

Liberdade quer dizer que o desenvolvedor pode ter direito de personalizar o software, mas precisa de licença pública para executar. As duas licenças públicas existentes são:

 – GPL

GNU é a sigla para General Public License, que em português significa “Licença Geral Pública”, que garante que a liberdade do código para alterar como quiser e não ser cobrado por isso. 

 – BSD

Já a BSD é uma licença que vem de um sistema derivado do Unix, no qual traz algumas restrições, como trocar referências da origem do programa pelo nome do indíviduo ou organização e que coloquem no seu código-fonte a clásua de propaganda. 

Modifica-se um programa para adapta-lo as suas necessidades

Muitos dos softwares livres disponibilizam os códigos para o usuário e este, caso tenha conhecimento de programação, pode modificá-lo para garantir a sua segurança dos seus dados do computador ou atender suas outras necessidades, como o programa apresentou um bug ao ser executado em PC específico.

Modifica-se um programa para adapta-lo as suas necessidades
Modificar software livre.
Fonte/Reprodução: original.

Assim, o programa pode ser personalizado por qualquer pessoa, sem algum prejuízo ao desenvolvedor e muito menos ao usuário. 

Tem acesso ao código-fonte

Para poder personalizar, o usuário ou outro desenvolvedor pode ter acesso ao código-fonte, onde muitas vezes é disponibilizado em sites, fóruns e outros espaços da internet para que possa ser personalizado e solucionar alguns problemas. Além disso, pode criar outros programas usando o código-fonte como base. 

Afinal, como diz a regra do software livre: “Estudar como o programa funciona e adaptá-los as suas necessidades.”. 

Pode ter redistribuição de cópias

Como o código-fonte pode estar disponível em fóruns e outras páginas de internet, é comum que tenha várias redistribuições de cópias em outros computadores em larga escala, trazendo benefícios ao autor do código e também a usuários, pois os softwares não vão ser desenvolvidos apenas em grandes corporações, como a Microsoft. 

Pode construir versões modificados do programa

Desde que respeite as licenças mencionadas acima, os desenvolvedores podem construir modificações de programa para uso pessoal ou até mesmo para fins lucrativos.  Compartilhe este texto para as pessoas que ainda tinham dúvidas sobre o que é um software livre. 

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
O cartão Mastercard Platinum é um dos mais completos do Brasil. Confira os benefícios e veja se ele é uma opção para seu perfil!...
Descubra os 7 passos para implantar o que é Customer Success na sua empresa, a melhor estratégia de vendas e atendimento focadas na satisfação...
Será que o cartão de crédito Digio é uma boa opção para você? Confira agora a avaliação completa sobre ele....

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Categorias Populares

Calculadora

Geradores

Bancos

Documento

Bitcoin

Tecnologia

Beneficios

Governo