Entendendo o Saque DEP COD 99

O que é Saque DEP COD 99 FGTS: O que Significa e o que Fazer?

O saque DEP COD 99 FGTS pega muitos trabalhadores de surpresa ao aparecer no extrato do Fundo de Garantia. À primeira vista, isso pode parecer um perigo, afinal, é uma informação totalmente estranha em seu FGTS, mas fique tranquilo. O código DEP COD 99 significa uma coisa boa como veremos a seguir. 

Entendendo o Saque DEP COD 99

Como comentamos, o Saque DEP COD 99 FGTS é uma informação positiva, até mesmo aguardada pelos beneficiários. Este código significa que seu FGTS foi liberado para o uso, em especial quando a solicitação é feita para financiar ou quitar um imóvel. 

Quem deseja comprar um imóvel tem inúmeras facilidades de pagamento garantidas pelo FGTS. O fundo pode ser usado como entrada do financiamento, o que já significa uma grande vantagem, mas também pode ser utilizado depois de iniciado o pagamento do financiamento da casa. 

Entendendo o Saque DEP COD 99
Fonte/Reprodução: original.

Você pode usar o FGTS para amortizar as dívidas, pagando as futuras parcelas do seu financiamento com desconto e sem juros, o que pode reduzir até 3 vezes o valor total do  crédito. Por esse método, é possível usar todo o FGTS até quitar todo o imóvel. 

E por fim, há possibilidade de usar o FGTS para antecipar parcelas. Mas o que interessa por hora é saber que quando aparecer o saque DEP COD 909 FGTS em seu extrato, é necessário ficar tranquilo, pois significa que o benefício foi liberado. Agora é só se dirigir até a imobiliária ou corretor e comprar o imóvel dos seus sonhos. 

O que significa Saque DEP COD 99?

O Saque DEP COD 99 tem o mesmo significado de outro código famoso que é o JAM COD 99 e ambos, por sua vez, significam que o valor solicitado pelo beneficiário para pagar seu imóvel foi finalmente liberado! 

Essa é a forma com que a Caixa Econômica identifica esse tipo de processo, solicitação e por fim transação. Depois que aparecer esse benefício, basta se dirigir até uma unidade da Caixa e se organizar para gozar o benefício. 

Por que o Saque DEP COD 99 ocorre?

O saque DEP COD 99 ocorre porque o titular do Fundo de Garantia solicitou o suas reservas disponíveis no Fundo de Garantia para quitar ou dar entrada em um imóvel. 

Este recurso está disponível para todo trabalhador que tenha pelo menos 3 anos de contribuição ao FGTS. Lembrando que quem realiza o depósito é a empresa, mas para que aconteça é necessário estar empregado. 

Situações em que o Saque DEP COD 99 é aplicado

O Saque DEP COD 99 FGTS acontece por conta da solicitação feita exclusivamente porque o beneficiário do Fundo quer quitar seu imóvel. 

Porém, há outras situações que podem ser solicitações de saque do FGTS, e essas virão com outros códigos discriminados em seu extrato. Vamos conhecer outras situações onde o uso do saque do FGTS é cabível. 

Consórcio

Poucos sabem, mas é possível utilizar o FGTS em consórcios. O consórcio é um método de compra muito brasileiro e nele um grupo de pessoas se reúnem na intenção de comprar um único produto de modo parcelado. Conforme as parcelas são pagas, membros do grupo são sorteados para receber o produto ou serviço que está sendo comprado. 

No final das parcelas, todos deverão receber o que compraram, mas você pode aumentar suas chances de ser um dos primeiros sorteados com o FGTS. O Fundo de Garantia pode ser usado para pagar “lances” do consórcio e eles aumentam suas chances de ser sorteado no mês e conseguir seu produto de maneira mais rápida. 

Demissão sem justa causa

Esta é uma situação comum de saque do FGTS. A maioria das pessoas conhece o saque por meio da demissão sem justa causa. Nesta categoria estão todos os profissionais que trabalham contratados segundo a CLT e que tiveram o contrato de trabalho encerrado de modo unilateral pelo empregador sem justa causa. 

Por conta disso, o FGTS pode ser sacado e ainda se acrescenta como multa 30% do valor depositado pelas empresas no Fundo de Garantia do trabalhador. 

Aposentadoria

Em caso de aposentadoria o seu FGTS também será liberado para saque e uso. Mas atenção, caso o aposentado opte por continuar trabalhando, ele estará vinculado novamente ao contrato e terá que esperar a rescisão para conseguir sacar seu Fundo de Garantia. 

Em caso de enfermidade grave

Certas enfermidades ou mesmo condições também liberam o FGTS. Por exemplo, quando o trabalhador, seu cônjuge ou dependentes são portadores do vírus HIV, ou recebem o diagnóstico de câncer. Nessas infelizes situações o FGTS é liberado para arcar com os custos médicos. 

O que Fazer Quando Se deparar com o Saque DEP COD 99?

Ao se deparar com o saque DEP COD 99 o beneficiário já sabe que sua solicitação para saque e uso na compra de um imóvel foi liberada. O primeiro passo é se dirigir até sua conta da caixa para sacar o benefício. 

O que Fazer Quando Se deparar com o Saque DEP COD 99?
Fonte/Reprodução: original.

Depois de sacar, o beneficiário deve terminar suas negociações com a imobiliária, pagar pela entrada do financiamento, amortizar as dívidas da imobiliária ou pagar pelas suas parcelas. Mas como já dissemos anteriormente não é necessário se alarmar visto que o código só significa que o valor está disponível para saque. 

Como verificar a situação junto à Caixa Econômica Federal?

Para verificar sua situação na Caixa Econômica é preciso procurar a instituição da sua cidade ou a que costuma utilizar como cliente. Procure um atendente e explique o fato para o mesmo e se informe como proceder. 

No geral, o atendente irá orientar a respeito DEP COD 99, dar informações de como solicitar e, caso já tenha feito isso, ele explicará como sacar a quantia solicitada e liberar para que o valor seja direcionado à imobiliária. 

Como contestar um Saque DEP COD 99?

Há apenas uma situação onde o saque DEP COD 99 pode ser preocupante que é quando você não solicitou nenhum benefício ou saque e mesmo assim o código aparece em seu extrato. 

Nesse caso procure a Caixa e verifique o que aconteceu. Caso o banco não saiba e nem você tenha explicação, será instaurado uma investigação interna para avaliar se o saldo foi sacado é se será necessário abrir um boletim de ocorrência.

Caso seu FGTS seja sacado, seja por meio do código COD 99 ou por qualquer outro, é necessário primeiro investigar junto ao banco. Se for confirmado que não foi você o solicitador do saque, e caso o FGTS tenha sido retirado, então siga as instruções da instituição e procure as autoridades. Assim uma investigação será aberta para identificar o que aconteceu e os responsáveis pelo ato. 

Qual a importância do acompanhamento do saldo FGTS?

É necessário sempre acompanhar seu extrato e saldo do FGTS. Só deste modo é possível identificar possíveis fraudes, golpes e saques inadequados do Fundo de Garantia. Aproveite a tecnologia e use o aplicativo do FGTS para acompanhar sua conta. 

Com ele é possível verificar todas as movimentações, inclusive verificar se a empresa está depositando corretamente em seu Fundo de Garantia. 

Perguntas mais frequentes sobre Saque DEP COD 99?

Descobrimos o que é o saque DEP COD 99, mas ainda pode ter sobrado certas dúvidas sobre o que esse código pode significar, e quais as implicações para seu Fundo de Garantia. Vamos sanar algumas dessas perguntas e questões abaixo. 

O Saque DEP COD 99 é preocupante?

De modo algum. É um benefício, afinal significa que você teve sua solicitação aceita pela Caixa Econômica. Só é preocupante quando você não solicitou esse saque. 

Então fique de olho sempre em seu extrato. Baixe o aplicativo da Caixa e acompanhe seu Fundo de Garantia. 

Qual a situação onde acontece? 

O saque DEP COD 99 só acontece quando você solicita o pagamento do imóvel com o Fundo de Garantia. Outros saques aparecem em seu extrato como outros códigos. 

Existem outros códigos como o DEP COD 99, alguns com a mesma linha como DEP COD somado a outros numerais. 

Quais as condições para usar o FGTS para comprar imóveis?

E se você quer saber se é elegível para utilizar o FGTS para comprar imóveis e assim receber o código COD 99, então fique atento aos seguintes pontos necessários: 

  • Necessário ter mais de 3 anos de contribuição ao FGTS;
  • O valor máximo a ser usado é de R$ 1,5 milhão;
  • Se tratar de um imóvel comprado no nome do titular do Fundo;
  • Se tratar de um imóvel ou terreno urbano;
  • Não ter outros imóveis em seu nome. 

Se você se encaixa nos pontos acima, então parabéns! Está apto para utilizar o benefício do Fundo para adquirir um imóvel. 

Agora você já sabe que o saque DEP COD 99 FGTS é um benefício! Mas fique atento ao seu FGTS e movimentações suspeitas em seu extrato. 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *