o que e o stop gain e como ele funciona

O que é o stop gain e como ele funciona?

O Stop Gain é uma ferramenta muito útil para proteger os investidores da volatilidade de preços que existem no mercado de ações. Investir não é uma atividade fácil e envolve vários riscos, sendo um dos principais a variação que há no preço das ações, que podem subir ou baixar várias vezes no mesmo dia. 

Assim, para conseguir aumentar os seus lucros e minimizar os riscos do mercado, os investidores optam por alguns recursos, sendo que um dos principais é o Stop Gain, que consegue encerrar automaticamente uma operação enquanto ela está dando lucro para o investidor. 

A seguir, vamos entender melhor como funciona o Stop Gain e de que forma podemos usá-lo, além de conhecer suas principais vantagens e limitações. Confira!

O que é Stop Gain?

Em tradução livre, Stop Gain seria o equivalente a “Parar ganhos”, e é exatamente isso o que essa ferramenta faz, executando uma ordem de venda ou recompra determinada pelo investidor. Essa estratégia ou ferramenta vem sendo cada vez mais utilizada pelos investidores ao operarem no mercado de ações. 

Com ela, é possível programar o preço para uma determinada operação ser encerrada, sem que o investidor esteja acompanhando no momento. Dessa maneira, o investidor garante o seu lucro, já que a operação será encerrada no momento que a ação chegar no valor que ele programar. 

Qual é a sua principal utilidade?

Algumas pessoas podem não entender o motivo de encerrar uma operação no momento em que ela está em alta e dando lucro. Basta ter em mente que, da mesma forma que essa ação poderia continuar valorizando, também poderia despencar e perder o seu valor. 

Se o investidor não estiver acompanhando o mercado no momento em que ela começar a desvalorizar, pode acabar perdendo a chance de obter lucro com a operação. Assim, para evitar que isso aconteça, ele programa o momento em que a operação será encerrada.

Como funciona o stop gain?

O Stop Gain funciona de forma parecida a uma ordem de compra ou venda. Se a operação em questão for comprada, o investidor pode programá-la para ser vendida automaticamente, no momento que chegar no preço que deseja. 

Digamos que você adquira uma ação por R $30,00 e deseja que ela valorize até R $36,00. Você pode cadastrar o Stop Gain com esse valor e, assim que a ação valorizar até esse ponto, ela será encerrada. Mesmo que aconteça dela desvalorizar depois, os seus ganhos não serão afetados.

Quais são os seus principais benefícios?

Graças ao Stop Gain, o investidor pode se proteger da volatilidade do mercado e garantir os seus lucros. Seguindo aquele mesmo exemplo da ação de R $30,00, se acontecesse dela valorizar até os R $36,00 e o investidor não estivesse presente no momento para encerrar a operação, ela poderia acabar desvalorizando e o investidor não teria o lucro desejado. 

Existem algumas limitações ao uso do Stop Gain?

O Stop Gain funciona exatamente do jeito que mostramos ao longo deste texto. Quando a ação atingir o valor que você cadastrou, ela será encerrada. Se essa ação se valorizar após ter sido encerrada pelo Stop Gain, você terá perdido a chance de obter um lucro ainda maior. 

No entanto, no mercado, nossas certezas são momentâneas. Do mesmo jeito que uma determinada ação pode se valorizar, também existe a chance dela perder o seu preço. 

Portanto, se for bem usado e aliado a uma boa estratégia, o Stop Gain pode se tornar uma poderosa ferramenta e aumentar o sucesso das suas aplicações e, consequentemente, os seus ganhos!


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *