O que é o MEI?

O que é o MEI?
O que é o MEI?

Se você é autônomo ou tem uma pequena empresa, você pode formalizá-la solicitando o status de Micro Empresário Individual (MEI). O MEI é um modelo de negócio com menos burocracia.

Neste artigo, você aprenderá o que é um MEI, como criar seu MEI e entender sua finalidade, benefícios e responsabilidades. 

O que é preciso para fazer o MEI?

Se você quer se tornar um empreendedor e ter seu próprio CNPJ, você precisa primeiro definir que categoria de negócio você estará desenvolvendo. Existem diferentes tipos de CNPJ, cada um servindo um tipo de negócio diferente. 

O que é preciso para fazer o MEI?
Documentos para abrir uma MEI. Fonte/Reprodução: original.

Você precisará contratar um contador de confiança, escolher as atividades que deseja realizar, redigir os estatutos, separar a documentação necessária para se registrar na Junta Comercial de sua cidade, e depois fazer o registro estadual ou municipal, dependendo da atividade. 

Entretanto, se sua empresa for classificada como MEI, o processo é muito mais simples e rápido. Basta acessar o portal do empresário e seguir os passos.

Qual a finalidade do MEI?

O MEI é um programa governamental importante para identificar e categorizar as empresas, para que os profissionais autônomos e as pequenas empresas possam formalizar suas operações. Ser um MEI permite interagir com órgãos governamentais e outras empresas em contratos de compra, venda, serviços e faturamento.

Quais os benefícios de se ter um MEI?

Há várias vantagens em ter uma MEI, incluindo a capacidade de abrir contas especiais para empresas em bancos, assegurar linhas de crédito através de agências de desenvolvimento, fazer compras no atacado em empresas de distribuição e contratar funcionários.

Qual a taxa mensal do MEI?

Se você for um Microempreendedor Individual (MEI), pagará cerca de R$60 por mês para manter seu CNPJ. Se sua empresa se enquadrar em outra categoria, o valor variará, e você o pagará através do Documento Simples de Arrecadação de Impostos (DAS).

Como emitir o MEI?

Se você é autônomo ou um pequeno empreendedor e deseja formalizar seu negócio, você pode solicitar um CNPJ (Cadastro de Pessoas Jurídicas) através do Portal do Empreendedor de forma fácil e rápida. Basta seguir alguns passos simples:

Primeiro, acesse o site, depois clique em “Quero ser MEI” e depois em “Formalize-se”. Você deve ter uma conta no Gov.br, que você pode registrar para usar seu CPF e outros dados pessoais. Não se preocupe – este é um site do governo e seus dados estarão seguros.

Como emitir o MEI?
Emitindo um MEI pela internet. Fonte/Reprodução: original.

Agora, basta seguir os passos que estarão na tela, fazendo seu registro e finalmente preencher os dados relativos à sua empresa, tais como o nome da empresa, localização e forma de atuação na Internet ou em um local fixo, entre outras informações.

Iniciar um negócio no Brasil não é um feito fácil. É preciso coragem, trabalho duro e vontade de aprender. Mas se você tem espírito empreendedor, não adie a formalização de seu negócio por um tempo e obtenha seu MEI.

Acompanhe nosso site para estar sempre atualizado sobre dicas como essas.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
O que é a Amazon Ads?

O que é a Amazon Ads?

A Amazon Advertising ou melhor, Amazon Ads como é mais conhecido, é o serviço de publicidade da empresa de mesmo nome e funciona de forma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Categorias Populares

Calculadora

Geradores

Bancos

Documento

Bitcoin

Tecnologia

Beneficios

Governo

DMCA.com Protection Status