Se você é autônomo ou tem uma pequena empresa, você pode formalizá-la solicitando o status de Micro Empresário Individual (MEI). O MEI é um modelo de negócio com menos burocracia.
Neste artigo, você aprenderá o que é um MEI, como criar seu MEI e entender sua finalidade, benefícios e responsabilidades.
O que é preciso para fazer o MEI?
Se você quer se tornar um empreendedor e ter seu próprio CNPJ, você precisa primeiro definir que categoria de negócio você estará desenvolvendo. Existem diferentes tipos de CNPJ, cada um servindo um tipo de negócio diferente.
Você precisará contratar um contador de confiança, escolher as atividades que deseja realizar, redigir os estatutos, separar a documentação necessária para se registrar na Junta Comercial de sua cidade, e depois fazer o registro estadual ou municipal, dependendo da atividade.
Entretanto, se sua empresa for classificada como MEI, o processo é muito mais simples e rápido. Basta acessar o portal do empresário e seguir os passos.
Qual a finalidade do MEI?
O MEI é um programa governamental importante para identificar e categorizar as empresas, para que os profissionais autônomos e as pequenas empresas possam formalizar suas operações. Ser um MEI permite interagir com órgãos governamentais e outras empresas em contratos de compra, venda, serviços e faturamento.
Quais os benefícios de se ter um MEI?
Há várias vantagens em ter uma MEI, incluindo a capacidade de abrir contas especiais para empresas em bancos, assegurar linhas de crédito através de agências de desenvolvimento, fazer compras no atacado em empresas de distribuição e contratar funcionários.
Qual a taxa mensal do MEI?
Se você for um Microempreendedor Individual (MEI), pagará cerca de R$60 por mês para manter seu CNPJ. Se sua empresa se enquadrar em outra categoria, o valor variará, e você o pagará através do Documento Simples de Arrecadação de Impostos (DAS).
Como emitir o MEI?
Se você é autônomo ou um pequeno empreendedor e deseja formalizar seu negócio, você pode solicitar um CNPJ (Cadastro de Pessoas Jurídicas) através do Portal do Empreendedor de forma fácil e rápida. Basta seguir alguns passos simples:
Primeiro, acesse o site, depois clique em “Quero ser MEI” e depois em “Formalize-se”. Você deve ter uma conta no Gov.br, que você pode registrar para usar seu CPF e outros dados pessoais. Não se preocupe – este é um site do governo e seus dados estarão seguros.
Agora, basta seguir os passos que estarão na tela, fazendo seu registro e finalmente preencher os dados relativos à sua empresa, tais como o nome da empresa, localização e forma de atuação na Internet ou em um local fixo, entre outras informações.
Iniciar um negócio no Brasil não é um feito fácil. É preciso coragem, trabalho duro e vontade de aprender. Mas se você tem espírito empreendedor, não adie a formalização de seu negócio por um tempo e obtenha seu MEI.
Acompanhe nosso site para estar sempre atualizado sobre dicas como essas.