Você já se deparou com ghost touch? Talvez sim, mas não sabia que o nome do problema era esse. A tecnologia traz inúmeros benefícios e uma tremenda praticidade no dia a dia, mas também vem com seus problemas específicos que podem tirar alguém do sério quando aparece em um momento tenso.
O ghost touch é um problema que acomete os smartphones, tradicionalmente, mas pode ocorrer na verdade em qualquer dispositivo que tenha uma tela touch screen. O que é ghost touch? Leia o artigo abaixo para se manter informado!
O que é o ghost touch?
Já teve a experiência de observar seu smartphone realizando funções sozinho? Como se alguém estivesse deslizando o dedo pela tela, abrindo aplicativos ou realizando qualquer função que seja como se usasse a tela touch screen? Isso é o ghost touch. Esse problema se caracteriza pela tela touch screen funcionar sem que ninguém esteja tocando a tela.
Esse problema é especialmente complicado onde celulares e outros aparelhos touch screen são tão comuns e peças chaves para inúmeros profissionais e processos.
Como identificar o ghost touch
Identificar o ghost touch é algo bastante fácil. Ele se caracteriza por funções que se realiza com o touch screen. Claro que nem todo problema que ocorre com seu smartphone é um ghost touch. Então verifique se tal ou qual aplicativo já não tem alguma função que o abre em alguns momentos, e sim se é de fato como se alguém ativasse o dispositivo utilizando o touch screen.
Quais as causas para ocorrer o ghost touch?
Vamos analisar algumas causas comuns de ghost touch.
Temperatura alterada
Hoje em dia é comum na tecnologia das telas touch screen o uso de sensores não só de movimento ou pressão, mas também de temperatura. Algumas telas reagem à temperatura corporal para identificar nosso toque. Em alguma temperatura extrema o sensor pode identificar essa alteração e reagir a ele, causando assim um ghost touch. Verifique se o problema do ghost touch acontece em alguns ambientes especialmente quentes.
Protetor de tela
Protetores de telas são essenciais para os celulares, justamente para proteger a tela e evitar danos que, inclusive, podem causar o ghost touch. Porém um protetor de tela caso seja de má qualidade pode causar o ghost touch também caso esteja danificado ou mal colocado, impurezas e sujeirinhas, ranhuras da estrutura do protetor e outros problemas causados por um dano do objeto pode causar ghost touch no celular.
Problemas no software
O touch screen não funciona apenas pelo hardware do aparelho, para realizar suas funções normalmente ele precisa de um software que funcione corretamente. Devido a isso, caso o software do aparelho não esteja devidamente atualizado ou simplesmente não funcione devido a um bug, a tela pode acabar apresentando um ghost touch.
Como corrigir o ghost touch?
Para evitar as situações acima que causem o ghost touch, tanto para resolução ou prevenção, é necessário algumas ações como:
Manter o telefone sempre limpo, com uma tela protetora de qualidade e bem encaixada. Verifique se entrou alguma sujeirinha entre a tela protetora e o touch screen. Mantenha o telefone atualizado sempre com a versão do seu sistema operacional mais recente ou recomendada, verifique sempre as condições do seu aparelho e veja se o ghost touch continua a acontecer em ambientes diferentes.