O mundo digital cada dia mais avança em diferentes áreas, e hoje já alcança o mundo burocrático e um grande exemplo disso é o e-CNPJ. O e-CNPJ é uma versão eletrônica do CNPJ das empresas. O avanço da tecnologia já nos permite uma série de praticidades e confortos que antes ainda não tínhamos acesso e o mesmo acontece com esse e-CNPJ que garante inúmeros benefícios às empresas que têm posse de um.
Vamos conhecer mais sobre o e-CNPJ no artigo abaixo e aprender sobre essa versão do documento.
O que é o e-CNPJ?
O e-CNPJ é uma nova versão do tradicional documento Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, mas no caso uma versão digital. O e-CNPJ vem para auxiliar transações das empresas para serem feitas de forma totalmente virtual sem a necessidade de algum tipo de contato físico. Isso claramente poupa tempo, locomoção e até mesmo valores que poderiam ser gastos em uma necessidade de deslocar um funcionário.
Quem pode ter o e-CNPJ e quais os benefícios?
O e-CNPJ como é o caso dos de todo CNPJ é exclusivo para as instituições elegíveis para os benefícios que são empresas, ONGs, instituições e outras que funcionam como Pessoas Jurídicas.
E atenção! Mesmo empresas que tenham um CNPJ se não estiverem com a situação regularizada e em dia elas estarão impossibilitadas de adquirirem um e-CNPJ.
Para que serve o e-CNPJ?
O e-CNPJ funciona para todas as funções de um CNPJ físico tradicional, porém com o acréscimo de servir para funções totalmente digitais. Ou seja, para todo tipo de operação que exigiria um CNPJ e outros documentos importantes, o e-CNPJ funciona digitalmente sem a necessidade de nenhum tipo de reunião entre as partes que estão negociando.
Além disso, há inúmeras relações simplificadas pelo e-CNPJ, que em outra situação exigiria que a empresa se dirigisse a determinada instituição e apresentasse seus documentos, mas agora podem ser feitas pela internet. Entre essas ações estão:
- Realizar cadastros disponíveis apenas para pessoas jurídicas na internet
- Requisitar e solicitar serviços disponíveis apenas para pessoas jurídicas
- Realizar procurações
- Emitir notas fiscais eletrônicas
- Assinar documentos digitais
Todas essas funções são facilitadas com o e-CNPJ que possibilita agora que elas possam ser feitas digitalmente.
Quem pode emitir o e-CNPJ?
Somente alguns órgãos reguladores podem emitir ou até mesmo revogar um e-CNPJ essas instituições são: ACs ( Autoridades Certificadoras), ICP (Infraestruturas de Chaves Públicas), Secretaria da Receita Federal (SRF) e ARs (Autoridades de Registro).
Quais são os tipos de e-CNPJ?
Os e-CNPJ são divididos em dois tipos que funcionam de diferentes modos: A1 e A3. O A1 é um tipo de e-CNPJ que é armazenado dentro do computador pessoal da empresa ou empresário. Esse tipo não exige nenhum tipo de token ou dispositivo eletrônico além do computador, por isso mesmo é um tanto menos seguro.
Já o A3 é uma versão do e-CNPJ que utiliza um cartão ou dispositivo de Pen Drive. Toda vez que a empresa for utilizar esse tipo de e-CNPJ ela deve ser conectada ao cartão ou ao Pen Drive que então irá liberar as funções do documento para o uso. Além disso, para utilizar essa versão é necessário uma senha pessoal funciona em conjunto com o aparelho. Por isso essa versão é considerada mais segura.
Como solicitar o e-CNPJ?
Para solicitar um e-CNPJ a empresa deve procurar uma das instituições mencionadas acima como as ACs, ICP, SRF e Autoridades de Registro.
O e-CNPJ é um documento que só tende a facilitar a vida do empresário, então caso você seja um empresário e deseja mais praticidade em seu dia a dia considere procurar uma instituição e realizar o seu.