A contabilidade possuí várias funções, comunicar pessoas, mensurar coisas em números e confiança, todas essas funcionalidades são envolvidas na palavra “contar”.
Contabilidade: para que serve
Podemos dizer que em uma visão geral, a contabilidade traz uma segurança e organização no gerenciamento financeiro de bens de uma empresa ou próprio. A contabilidade serve para te dar um controle fundamental de um empreendimento, por meio dela, conseguimos tomar várias decisões, assim possamos controlar e acompanhar investimentos ou operações, o que facilita muito.
O que é o direito, ou direito a receber, na contabilidade?
Para poder saber o que é direito na contabilidade, devemos entender o que é patrimônio dentro dela. Reflete o termo sobre a quantidade de bens que empresas e pessoas possuem, então, ela possui obrigações, direitos a serem pagos, algo que pessoas ou companhias vão receber, por pagamentos parcelados e clientes agendados que não recorreram no momento em que a documentação foi feita.
Veja exemplos de direito a receber na contabilidade de uma empresa
Após um mês de trabalho, a pessoa em questão pode/deve receber seu salário. O direito de possuir um valor como pagamento, geralmente recebido pela conta-corrente de seu banco.

Nesse jogo de exemplos corporativos, o direito de receber é bem mais comum em vendas a prazo. Segue aqui outros exemplos;
Depósitos bancários;
Operação financeira que o banco recebe uma quantia de dinheiro, se comprometendo a manter ela sob sua guarda, obrigando-se a restituí-la no mesmo valor, quando solicitado ou a data for expirada.
Contas a receber;
Um setor responsável por administrar contas de clientes a receber, do ativo de uma empresa.
Promissórias a receber;
Documentos recebidos de clientes, com compromisso de pagar o valor X, após um determinado tempo.
Aplicações financeiras;
Um investimento, a melhor definição para aplicações financeiras, não um produto, mas um título ou um ativo.
Tributos a recuperar;
São impostos tributários que você tem a escolher. Em venda de mercadoria, no momento do valor a escolher, terá um saldo de compras para recuperar, tem que ser subtraído no cálculo de imposto final para ser pago.
Investimentos em outras empresas
Os chamados (quotas) ou ações, coligadas e controladas. Quando empresas ou pessoas compram essas ações, os mesmos passam a ser parte do quadro de acionistas, quanto maiores as ações possuem, maior a parcela de lucro.