O que é o dígito da conta CAIXA?

Dígito garante segurança da conta

0 127

Antes de tudo, o dígito da conta, também conhecido por muitos pelo nome dígito verificador da conta ou até mesmo como DV, se trata de um dado que é de extrema importância para a realização de transações, como por exemplo, transferências e depósitos.

O que é o dígito da conta
Fonte:Reprodução/Foregon

Além do mais, é este dígito que é o responsável por fazer a certificação do número da conta, com intuito de saber se o mesmo é válido e também garantir a segurança de todas as transações que são realizadas, sejam elas tanto em contas correntes quanto em poupança.

Para que serve o dígito da conta?

Inicialmente, é comum as pessoas pensarem que este dígito não possui muita importância em suas contas, no entanto, ele é bastante essencial para que haja a possibilidade de serem evitadas fraudes, como exemplo. 

Normalmente, o dígito da conta seria o número que pode ser visto logo depois do número final da conta do correntista, após um espaço ou traço. Este número, que também pode ser conhecido pelo nome de algarismo de controle por outras pessoas, conta com a função de garantir a autenticidade e validade da conta bancária de todos os correntistas.

Onde encontrar o dígito da conta na CAIXA

Em cartões da Caixa Econômica Federal (CAIXA), o dígito verificador da conta pode ser sempre encontrado logo depois do número da conta, além de estar separado dos demais números por meio de um hífen. Por fim, para que haja a possibilidade de encontrar este número, o correntista precisa ter o seu cartão em mãos.

Related Posts

Qual a diferença entre o dígito da agência e o dígito da conta?

Muitas pessoas ainda acreditam que o dígito da conta se trata do mesmo dígito da agência, contudo, é importante saber que ambos possuem algumas funções diferentes.

Mesmo que ambos contem com a mesma finalidade e um formato igual, já que os dois se tratam de dígitos verificadores e se separam da sequência de números por meio de um espaço ou traço, a principal diferença entre eles seria que, o dígito da agência não será sempre utilizado pelo usuário da conta de acordo com cada situação.

Muitas vezes, ao ser feita uma compra por meio da internet ou alguma transferência entre contas, como exemplo, não há a necessidade de ser inserido o código da agência bancária. No entanto, ao serem feitas essas transações, o dígito verificador da conta é, muitas vezes, solicitado.

Dígito da agência em contas digitais e bancos tradicionais

Existem alguns bancos digitais, como por exemplo, o Nubank e também o Banco Inter, que não fornecem informações da conta do correntista de forma impressa em seu cartão.

Dessa forma, a maneira mais simples para que essas pessoas possam encontrar o número de sua conta e também o dígito verificador da conta, seria ao realizar o acesso no aplicativo da instituição financeira.

Por fim, ao ser correntista dos demais bancos, basta fazer, primeiramente, a busca do número da conta no cartão. Logo em seguida, o correntista não vai ter dificuldade para identificar o dígito verificador de sua conta.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More