O que é o cartão cidadão?

0 65

Todo brasileiro que possui carteira de trabalho assinada, ou seja, quem trabalha por meio da CLT (Consolidação do Direito do Trabalho), tem direito à obtenção da carteira de cidadão. Para obter mais detalhes sobre o que é um cartão de cidadania, quem tem direito a ele e como desbloquear seu cartão de cidadania, consulte abaixo.

O que é o cartão cidadão?

É um cartão, semelhante a um cartão de banco, que permite consultar e sacar benefícios trabalhistas ou sociais. Os benefícios proporcionados pelo cartão de cidadania incluem:

  • FGTS;
  • Seguro-desemprego;
  • PIS;
  • Abono Salarial;
  • Bolsa Família.

Quem tem direito?

Somente as pessoas que já receberam algum benefício pago pela Caixa Econômica Federal podem solicitar o cartão de cidadania.

Quem tem carteira assinada tem direito ao cartão, pois pode ter fornecido FGTS, renda do PIS, abono salarial ou seguro-desemprego parcial para recebê-lo.

Como fazer o cartão cidadão?

O cartão de cidadania é emitido pela Caixa. Se tem direito ao cartão mas ainda não o recebeu, pode fazer o requerimento em qualquer agência da Caixa.

Por telefone

Ligue para a central 0800 726 0207.

Você será solicitado a fornecer caixa de previdência, título de eleitor, RG e número da carteira de trabalho. Então, quando você paga, tudo está sob controle.

Agência Caixa

Você pode ir diretamente à agência da Caixa para obter o seu cartão. Traga sua carteira de identidade, caixa de previdência e comprovante de residência com você.

Como desbloquear o cartão cidadão?

Para desbloquear corretamente, precisa seguir 4 passos básicos.

  • Ligue para 0800-726-0207 para entrar em contato com o Atendimento da Caixa Econômica Federal;
  • Selecione a opção “Desbloquear Cartão de Cidadão”;
  • O atendente fará algumas perguntas para confirmar se você realmente precisa e deve desbloquear.
  • Após confirmação das informações, o cartão é desbloqueado e pode ser usado normalmente no dia seguinte.

Dicas para usar o seu Cartão Cidadão

Desbloqueie imediatamente após receber o cartão. Como certos serviços e saques que dependem de cartões de cidadão têm prazos, é mais fácil desbloquear o cartão.

Você pode evitar dores de cabeça e acelerar a cobrança de benefícios. A forma como o cartão de teste funciona também é importante.

Para isso, vá a qualquer caixa eletrônico da Caixa e pergunte sobre seus benefícios. Dessa forma, quando você precisar usá-lo, saberá que ele pode funcionar normalmente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More