O Cadastro Nacional de Avaliadores de Imóveis (CNAI) é um aplicativo depositado e mantido pela Comissão Federal de Corretores de Imóveis (COFECI). Os avaliadores imobiliários profissionais precisam deste aplicativo para trabalhar neste campo. Para tanto, é necessário seguir as diretrizes da COFECI e realizar treinamentos em cursos específicos. Além de ser agente imobiliário e com registro no CRECI.
Para que serve o CNAI
A função do Cadastro Nacional de Avaliadores de Imóveis (CNAI) é conferir aos agentes imobiliários cadastrados o direito de emitir pareceres técnicos de mercado (PTAM).
De acordo com a resolução-COFECI N 1.066 / 2007, o Technology Market Assessment Opinion (PTAM) é um documento que visa apresentar o valor comercial do imóvel de forma judicial ou extrajudicial com base em normas técnicas.
Os Pareceres Técnicos de Avaliação de Mercado (PTAM) podem ser executados por empresas imobiliárias, mas os agentes imobiliários, pessoas físicas, devem carimbar este documento.
O CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) é o órgão responsável pelo fornecimento de selos de certificação para a PTAM.
Como realizar a inscrição no CNAI
Para se inscrever no Cadastro Nacional de Avaliadores de Imóveis (CNAI), você deve:
Possuir diploma ou equivalente no curso de técnico em transações imobiliárias;
Possuir certificado de conclusão do curso de avaliação imobiliária.
Documentos necessários para inscrição no CNAI
Para se cadastrar no CNAI, os seguintes documentos devem ser apresentados ao Creci:
- Certificado de perito em avaliação imobiliária;
- Comprovante de pagamento da taxa de inscrição;
- Diploma de curso técnico de técnico em transações imobiliárias ou equivalente;
- Preencha o formulário; Duas fotos 3 × 4.
Os interessados em se cadastrar no CNAI devem cumprir todas as exigências do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI) para serem aprovados para o registro pelo CNAI.
O que faz um avaliador de imóveis?
O mercado imobiliário é um setor que oferece oportunidades para diversos profissionais e áreas de atuação, sendo uma delas a avaliação imobiliária.
Agora que você sabe o que é o CNAI e para que é utilizado, é hora de entender exatamente o que faz um avaliador imobiliário.
Avaliadores imobiliários são profissionais responsáveis por avaliar propriedades e determinar seu valor, vários aspectos devem ser considerados.
Além disso, ele também é responsável pelo conhecimento profissional do imóvel, fiscalizando e garantindo o seu bom estado de conservação. Embora o papel principal dos avaliadores seja facilitar a compra e venda de imóveis residenciais ou comerciais, a atuação dos profissionais não se limita a essa função. Para avaliar a propriedade, o avaliador considerará várias informações, tais como:
- Tamanho;
- Localização;
- Rede elétrica;
- Manutenção;
- Entre outras
Todas essas informações devem estar bem explicadas no laudo de avaliação, que é um laudo técnico que tem por objetivo apurar o valor do bem de acordo com as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A avaliação visa estabelecer negociações imobiliárias mais seguras e transparentes, evitar desentendimentos e facilitar as transações.
Quando há necessidade de emitir um laudo técnico?
Avaliadores imobiliários são profissionais que precisam emitir laudos técnicos em uma série de ações, tais como:
- Litígios, como revisão de aluguel, inventário e recuperação;
- É-lhes confiada uma penhor, penhor ou garantia para assegurar que o valor do imóvel é igual ao valor especificado no contrato;
- Comprar ou construir imóveis;
- Comprar ou vender imóveis; Desapropriação, geralmente necessária quando determinados órgãos públicos determinam o valor da base tributária;
- Financiamento (hipoteca / hipoteca);
- A gestão de ativos atende às regulamentações fiscais e entende ativos fixos;
- Precisa compartilhar a herança.
Portanto, o avaliador imobiliário precisa ser um especialista na área, pois deve exercer atividades voltadas para o campo judiciário e lidar com agentes como juízes.