O que é e como utilizar Microlearning (3)

O que é e como utilizar Microlearning?

Em um ambiente corporativo que está em constante mudança e grandes fluxos de trabalho, oferecer treinamentos de longa duração acaba não sendo tão vantajoso e os funcionários acabam por não conseguir absorver todo o conteúdo.

Como uma forma de otimizar o tempo e aprendizagem dos funcionários, surgiu o microlearning, que é definido como pequenas doses de conhecimento onde conceitos ou conteúdos complexos são divididos em pequenas sessões de aprendizado. Saiba mais sobre essa nova tendência do mercado.

O que é o Microlearning?

Microlearning são sessões de aprendizado de fácil compreensão e que utilizam em linguagem simples, direta e didática. As aulas ou atividades repassadas aos alunos são de curta duração.

O que é e como utilizar Microlearning (4)
Fonte/Reprodução: original

Nas modalidades presenciais, as sessões de encontro são rápidas. Em plataformas online, suas vídeo aulas não costumam ultrapassar três minutos cada uma.

Essas aulas são extremamente focadas e por mais curtas que sejam as tarefas, para garantir a eficácia do aprendizado é necessário que seus participantes estejam focados e se dediquem nas resoluções das tarefas.

Como o Microlearning pode ser utilizado? (empresas)

Um exemplo de como microlearning pode ser utilizado nas empresas e quando uma equipe precisa entender um pouco mais sobre como funciona o processo de outra equipe, mas não precisa de detalhes de execução das tarefas que executam. 

Um treinamento de 3 ou 4 minutos explica rapidamente este outro setor já seria o suficiente para o aprendizado necessário. É a solução ideal para treinamentos corporativos que não sejam cansativos e sejam mais eficazes.

As empresas podem utilizar de um treinamento de essa estratégia quando introduzem um novo funcionário na equipe, quando querem apresentar um novo software que a empresa passará a utilizar, ou quando querem repassar aos funcionários orientações para cumprir metas.

Microlearning: quais as vantagens para aulas ou treinamentos corporativo

Entre as vantagens de se adotar treinamentos corporativos com formato de microlearning, se destacam a otimização do tempo e a fácil manutenção. É mais fácil uma equipe parar por alguns minutos para receber um treinamento do que parar por várias horas. 

Os materiais são mais fáceis de serem produzidos, e conseguem ser atualizados com mais rapidez do que outros métodos tradicionais.

Também potencializam a cultura do aprendizado, pois faz com que os participantes possam aplicar rapidamente o que aprenderam e possam compartilhar entre os colegas.

Microlearning é uma nova tendência para treinamentos corporativos. Rápido e eficaz, possibilita aprendizado rápido e eficaz aos funcionários.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *