Em um ambiente corporativo que está em constante mudança e grandes fluxos de trabalho, oferecer treinamentos de longa duração acaba não sendo tão vantajoso e os funcionários acabam por não conseguir absorver todo o conteúdo.
Como uma forma de otimizar o tempo e aprendizagem dos funcionários, surgiu o microlearning, que é definido como pequenas doses de conhecimento onde conceitos ou conteúdos complexos são divididos em pequenas sessões de aprendizado. Saiba mais sobre essa nova tendência do mercado.
O que é o Microlearning?
Microlearning são sessões de aprendizado de fácil compreensão e que utilizam em linguagem simples, direta e didática. As aulas ou atividades repassadas aos alunos são de curta duração.

Nas modalidades presenciais, as sessões de encontro são rápidas. Em plataformas online, suas vídeo aulas não costumam ultrapassar três minutos cada uma.
Essas aulas são extremamente focadas e por mais curtas que sejam as tarefas, para garantir a eficácia do aprendizado é necessário que seus participantes estejam focados e se dediquem nas resoluções das tarefas.
Como o Microlearning pode ser utilizado? (empresas)
Um exemplo de como microlearning pode ser utilizado nas empresas e quando uma equipe precisa entender um pouco mais sobre como funciona o processo de outra equipe, mas não precisa de detalhes de execução das tarefas que executam.
Um treinamento de 3 ou 4 minutos explica rapidamente este outro setor já seria o suficiente para o aprendizado necessário. É a solução ideal para treinamentos corporativos que não sejam cansativos e sejam mais eficazes.
As empresas podem utilizar de um treinamento de essa estratégia quando introduzem um novo funcionário na equipe, quando querem apresentar um novo software que a empresa passará a utilizar, ou quando querem repassar aos funcionários orientações para cumprir metas.
Microlearning: quais as vantagens para aulas ou treinamentos corporativo
Entre as vantagens de se adotar treinamentos corporativos com formato de microlearning, se destacam a otimização do tempo e a fácil manutenção. É mais fácil uma equipe parar por alguns minutos para receber um treinamento do que parar por várias horas.
Os materiais são mais fáceis de serem produzidos, e conseguem ser atualizados com mais rapidez do que outros métodos tradicionais.
Também potencializam a cultura do aprendizado, pois faz com que os participantes possam aplicar rapidamente o que aprenderam e possam compartilhar entre os colegas.
Microlearning é uma nova tendência para treinamentos corporativos. Rápido e eficaz, possibilita aprendizado rápido e eficaz aos funcionários.