O que é dígito da conta

0 14

Qualquer pessoa com uma conta-corrente ou poupança sabe que possui alguns números de identificação. É isso que distingue uma pessoa, tal como o nosso bilhete de identidade, cada cidadão é único. O número de números varia de banco para banco, mas, em geral, os números são compostos por números + números, separados por travessões (-) ou espaços. Isso é chamado número da conta.

O número da conta, também conhecido como código de verificação de conta (DV), é um dado importante para transações como transferências e depósitos. Cabe-lhe provar que a conta é válida e garantir a segurança da transação. Saiba mais sobre o dígito de verificação da conta e como encontrá-lo!

O que é dígito da conta?

A princípio, você pode pensar que esse número não é muito importante, mas é essencial, por exemplo, para evitar fraudes. Resumindo, o número da conta é o número que aparece no final do número da conta, após um travessão ou espaço. Esse número também é chamado código de controle, que tem a função de garantir a validade e autenticidade de sua conta bancária.

Todas as contas têm um dígito verificador?

sim. Por se tratar de uma medida de segurança, as contas correntes e de poupança possuem dígitos de verificação para provar que o número da conta inserido é autêntico. Por exemplo, nas compras online, se um comprador optar por pagar com cartão de débito, o e-commerce pode exigir um número de conta para concluir o processo.

Como encontrar o dígito da conta?

Para encontrar a conta, basta verificar a disposição das contas. Como dissemos, é o último número da sequência numérica e pode ser separado do resto dos números por um travessão ou espaço. O número da conta pode aparecer na frente ou verso do cartão, ao lado do número da agência. Se você não tem um cartão em mãos, mas apenas comprou um cartão virtual, pode encontrar o número da conta nas configurações da conta diretamente no APP ou no banco online.

Qual é a diferença entre dígito da conta e dígito da agência?

O número da conta difere do número da agência. Embora tenham a mesma finalidade ou até mesmo o mesmo formato, por serem somas de verificação e separados do resto da sequência de números por travessões ou espaços, eles são diferentes. A principal diferença é que os números da agência nem sempre são utilizados pelos usuários.

Na maioria dos casos, você não precisa inserir o código da agência ao fazer compras online ou transferir fundos entre contas. No entanto, neste tipo de transação, o número da conta é mais frequentemente necessário.

Outros três dados encontrados no cartão

Além dos números das agências e contas correntes / poupança e seus respectivos números, podem existir outros dados importantes no cartão. Conheça-os!

Número da operação

O número da transação se refere ao tipo de conta de propriedade do cliente. Esses dados aparecem nos cartões de algumas instituições bancárias.

Validade do cartão

A data de validade de um determinado cartão é exibida como um número de quatro dígitos, separados por uma barra (/). Os primeiros dois dígitos são o mês e os dois últimos dígitos são o ano de validade do cartão.

Código de segurança

O código de segurança está geralmente localizado no verso do cartão e tem de 3 a 4 dígitos. É utilizado para verificar compras realizadas pela Internet, pois não é necessário inserir a senha digital do cartão nessas transações. Além disso, o código pode ser chamado diferentes maneiras, dependendo do banco. Os termos mais comuns são: CVV, CVC, CVV2 ou CVC2.

Resumo

O artigo acima explica sobre o que é o dígito de uma conta. O dígito verificador ou DV é o número geralmente separado por um travessão ou um espaço do restante da numeração da conta, aparecendo sempre no final. A função desse dígito é evitar fraudes, ele irá validar e autenticar a conta bancária. Mas esse dígito verificador da conta não é o mesmo do dígito verificador da agência, apesar de terem a mesma função, o dígito da agência raramente é utilizado em compras online, por exemplo.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.