O que é certificado digital e para que serve?

1 32

Os certificados digitais são usados ​​como assinaturas digitais para pessoas físicas e jurídicas, incluindo empresas. Por meio dessa certificação, a empresa pode fazer uma série de transações fiscais obrigatórias, como garantir a autenticidade de documentos como nota fiscal eletrônica de forma mais prática, entre muitas outras atividades.

O que é o Certificado Digital?

Um certificado digital é uma assinatura Contém todos os dados do seu proprietário (seja pessoa física ou jurídica). Essa tecnologia usa chaves de criptografia em arquivos digitais ou tokens para gerar essa identidade única e segura. Na prática, um certificado digital atua como uma identidade virtual, permitindo que o autor de uma mensagem ou transação executada eletronicamente seja identificado com segurança.

Normalmente, esse documento digital é usado para comprovar informações sobre transações fiscais, como emissão de notas fiscais e contratos. Por meio de certificados digitais, as empresas podem acompanhar o governo. Afinal, com ele, pode-se realizar uma série de transações tributárias, como declarações e certidões que precisam ser protocoladas na Receita Federal.

Da para garantir a autenticidade do Certificado Digital?

Primeiramente você precisa saber é que os certificados digitais só podem ser emitidos por organizações de certificação autorizados pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ICP-Brasil). A Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira-ICP-Brasil é uma organização que pode emitir certificados digitais para as identidades virtuais de cidadãos e empresas. É essa estrutura que nos dirá quem é a autoridade de certificação que pode emitir certificados digitais, como a empresa parceira de Bling: Certisign.

Certificado digital A1 ou A3:

Os certificados A1 e A3 são dois modos de certificados digitais. Ambas as variantes atendem à função de autenticação, e o que muda é o local de armazenamento de dados.

Certificado Digital A1

O certificado digital A1 é armazenado diretamente no PC. Ele funciona por meio de um par de chaves de criptografia, uma chave pública e uma chave privada. O público é enviado a uma autoridade de certificação (CA), enquanto o privado fica em um computador protegido por login.

O sistema pode evitar operações fraudulentas porque os dados não podem ser decodificados sem combiná-los entre si. No caso de ameaças e invasões de rede, os certificados digitais podem ser desativados. Uma das grandes vantagens do certificado digital modelo A1 é o seu caráter dinâmico, pois pode ser operado a partir de um computador.

Por exemplo, se você precisar emitir uma nota fiscal, basta enviar o certificado digital para o software emissor. Portanto, você pode emitir documentos fiscais de forma prática e segura, sem documentos extras.

Certificado Digital A3

O certificado digital modelo A3 se diferencia do modelo A1 por possuir um meio de armazenamento pré-determinado, ou seja, um dispositivo, que pode ser um cartão ou um token. Desta forma, o certificado pode ser utilizado em qualquer computador e em diversas tarefas fiscais que requeiram a assinatura da empresa. Por ser um hardware independente, o certificado digital modelo A3 proporciona maior mobilidade e eficiência para que a empresa possa comprovar sua identidade nas informações contábeis. Este modelo é válido por um a cinco anos, dependendo do local de armazenamento.

Vantagens do Certificado Digital?

Além de servirem como identidade da empresa, os certificados digitais também trazem uma assinatura com validade jurídica e financeira. Assim, por exemplo, o documento pode ser usado para verificar as informações do documento fiscal. Isso evita informações incorretas e facilita a fiscalização por parte do fisco. Mais importante ainda, por serem emitidos por um organismo de certificação confiável, as assinaturas com certificados digitais têm efeito legal. Atualmente, é comum que documentos de empresas públicas e privadas, principalmente documentos de e-commerce, sejam assinados eletronicamente para economizar tempo e desburocratizar determinados processos.

Até agora, você EVITAR existem muitas funções que usam certificados digitais.

As vantagens de usar certificados digitais incluem:

Segurança de assinaturas digitais que têm o mesmo valor legal das assinaturas manuscritas; as assinaturas digitais ajudam a economizar recursos sendo sustentáveis, pois além de economizar tempo da equipe, não há necessidade de identificar assinaturas autenticadas, enviar documentos ou mesmo imprimir documentos em viagens; A sustentabilidade também é um ponto interessante dos certificados digitais.

Use-o para abrir notas fiscais eletrônicas, por exemplo, para economizar papel; Praticidade e comodidade: assinar documentos e executar transações digitalmente podem fazer com que as atividades contábeis de seu negócio ocorram sem problemas.

1 comentário
  1. […] podem ser usados ​​no Employer Web, mas certificados padrão NF-e / NFC-serão rejeitados. O certificado digital também deve ser emitido por uma empresa confiável, pois o sistema pode detectar facilmente […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.