O que é cartão de crédito: saiba tudo sobre ele

O que é cartão de crédito: saiba tudo sobre ele

Apesar de ser uma das formas de pagamento mais utilizadas no mundo, muita gente não sabe direito o que é cartão de crédito e como ele funciona. Na prática, ele é uma espécie de crédito concedido por uma instituição financeira para o dono do cartão, mas que deve ser pago com o acréscimo de juros.

No mundo existem muitos tipos de cartão de crédito, com diferentes funcionalidades, benefícios, limites de compras e bandeiras, mas todos têm a mesma função básica: fazer pagamentos. Conheça mais sobre o que é cartão de crédito ao longo do texto.

O que é cartão de crédito?

O cartão de crédito é um objeto que é usado como forma de pagamento para produtos e serviços diversos. Na prática, ele substitui o dinheiro físico e outras formas de pagamento e é ideal para parcelar as compras. Ele costuma ser aceito em muitos lugares, o que faz dele uma excelente maneira de arcar com custos diversos.

De certa forma, o cartão de crédito é uma espécie de empréstimo. As empresas que fornecem esse produto (principalmente bancos) concedem para o cliente um limite de crédito que pode ser usado com o cartão. Após usá-lo, é necessário quitar a dívida, sobre a qual são aplicadas taxas de juros que variam de banco para banco.

Como surgiu essa modalidade de crédito?

Esse tipo de crédito é relativamente antigo e surgiu na década de 1920, nos Estados Unidos. Na época, ele era muito restrito e pouquíssimas pessoas tinham acesso a um cartão. Pouco depois, já nos anos 1940, surgiu o The Diners Club, um cartão que era aceito em vários estabelecimentos de Nova Iorque e que de fato se configurava como cartão de crédito.

Como surgiu essa modalidade de crédito?
Quando surgiu o cartão de crédito.
Fonte/Reprodução: original.

Depois disso o produto se popularizou bastante e passou a fazer parte da vida de milhares de pessoas diariamente. Aqui no Brasil, a novidade chegou em 1956 e também angariou adeptos e se popularizou bastante.

Como conseguir um cartão de crédito?

Para conseguir um cartão de crédito é necessário entrar em contato com alguma empresa que fornece esse tipo de produto (bancos e outras instituições financeiras) e fazer a solicitação. Isso pode ser feito pessoalmente, em uma agência, ou até mesmo pela internet. Alguns bancos contam com a disponibilidade de fornecer cartões de crédito até mesmo pelos seus aplicativos de celular.

Quais são seus benefícios?

As principais vantagens de ter o cartão de crédito é que, com ele, não é necessário andar com dinheiro no bolso, é possível parcelar o pagamento das compras e dá para fazer compras pela internet também de maneira parcelada.

Cuidados ao usar cartão de crédito

A coisa mais importante para usar o cartão de crédito com segurança é entender que ele é um empréstimo de dinheiro, ou seja, ele não representa dinheiro extra. Ter isso em mente é fundamental para não contrair muitas dívidas que podem acabar em uma grande bola de neve impossível de pagar. É preciso ter consciência para fazer seu uso e entender que tudo o que é comprado com ele deve ser pago em breve.

Como escolher?

A melhor forma de escolher um bom cartão de crédito é analisar as condições de pagamento das parcelas, ou seja, a taxa de juros que é aplicada sobre cada compra. Mas não é só isso, ficar de olho também na anuidade do cartão, bem como nas funcionalidades que ele tem (muitos contam com serviços de recompensas) também ajuda a ter uma noção mais clara de qual cartão de crédito é o ideal.

Agora que você sabe o que é cartão de crédito e entende como ele funciona basta ficar atento aos pontos acima para fazer uma boa escolha. Também não esqueça de usá-lo com consciência e sem exageros.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
O cartão Mastercard Platinum é um dos mais completos do Brasil. Confira os benefícios e veja se ele é uma opção para seu perfil!...
Descubra os 7 passos para implantar o que é Customer Success na sua empresa, a melhor estratégia de vendas e atendimento focadas na satisfação...
Será que o cartão de crédito Digio é uma boa opção para você? Confira agora a avaliação completa sobre ele....

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Categorias Populares

Calculadora

Geradores

Bancos

Documento

Bitcoin

Tecnologia

Beneficios

Governo