o que e a sugestionabilidade e como ela funciona

O que é a sugestionabilidade e como ela funciona?

A sugestionabilidade é um fenômeno que pode prejudicar bastante uma pessoa, caso ela não se conheça e não tenha ideias próprias.

Neste artigo, iremos descobrir o que é essa sugestionabilidade e como podemos nos proteger dela. Boa leitura!

O que é sugestionabilidade? 

O termo sugestionabilidade (Suggestibility, em inglês) é o termo usado para definir um fenômeno psicológico, relacionado ao viés cognitivo (padrões mentais que nos levam a ter distorções de julgamento).

A sugestionabilidade é uma tendência cerebral que nossa mente tem de permitir que outras pessoas influenciem nossos processos mentais de escolha ou percepção. Ou seja, você deixa que a outra pessoa decida por você. Em resumo, a sugestionabilidade é a nossa propensão em agir como as pessoas agem e pensam, seja através de informações verídicas ou falsas.

Como a sugestionabilidade afeta as pessoas? 

A sugestionabilidade está presente em muitas áreas da nossa vida e ela pode ser usada para nos beneficiar, prejudicar ou até mesmo manipular.

O efeito placebo é um grande exemplo de sugestionabilidade. Esse fenômeno está presente em alguns animais e seres humanos, ele é a resposta fisiológica (antibiótica, analgésica, tranquilizante etc.) a tratamentos médicos que não possuem nenhuma propriedade de cura farmacológica.

Com isso, os profissionais criam medicamentos com uma aparência que estimule, ou ajude no tratamento e os médicos falam de uma maneira estimulante e dão recomendações. Tudo isso nos ajuda a curar mais rápido algumas doenças. 

Por exemplo, o médico diz “esse remédio é muito bom, se você tomá-lo, vai melhorar suas dores nas costas”, isso faz com que nosso corpo absorva essa informação e acredite nela e por acreditar naquilo, cria respostas químicas favoráveis contra a doença.

Mas, a sugestionabilidade também pode ser utilizada de forma errada, para nos fazer acreditar em mentiras, por exemplo. Assim como os vieses cognitivos podem criar padrões e aparências lógicas sobre determinadas coisas, as sugestões de outras pessoas podem construir uma realidade distorcida sobre alguns fatos, podendo nos fazer acreditar em mentiras.

Uma parte muito interessante da sugestionabilidade é que ela faz com que o outro pense que as ideias partiram dele, e não de agentes externos. Por causa disso, a sugestionabilidade é vista como um fenômeno bem sutil e difícil de ser identificado.

Por que as pessoas podem ser sugestionáveis? 

Isso ocorre porque uma pessoa sugestionável não reflete sobre a informação, ela apenas aceita o que lhe dizem como um fato, que é certo. Em grande parte, pessoas com sugestionabilidade são pessoas com baixa autoconfiança e possuem medo de questionar se um fato é bom ou ruim, se tem sentido ou não.

Por causa dessa inocência, elas confiam em praticamente tudo e ignoram a capacidade de discernimento delas. 

Que tipo de situações pode causar sugestionabilidade? 

Segundo a psicóloga Triana Portal, a sugestionabilidade surge devido a várias características pessoais, socioculturais e por causa da maturidade emocional, sendo que o fenômeno é muito mais comum em crianças e idosos. 

Já as pessoas mais ansiosas e desconfiadas possuem uma tendência menor à sugestionabilidade, pois elas não agem de forma automática, elas pensam muito e refletem mais sobre as consequências de suas decisões.

Existem maneiras de se proteger contra a sugestionabilidade?

Para se proteger da sugestionabilidade, é importante primeiro fazer perguntas para si mesmo. Eu sou influenciado por alguém? Você pensa da mesma forma que aquela pessoa? Se você fosse se expressar sobre aquele assunto, sem receio, o que você diria? Você pensaria da mesma forma se estivesse sozinho?

Fazer estas perguntas para si mesmo irá te ajudar a encontrar suas próprias opiniões e vontade. Após saber como você pensa, você deve então tomar suas próprias decisões, de acordo com o que você vê e pensa sobre determinado fato.

Agora que você já sabe o que é sugestionabilidade, é muito importante que você saiba utilizar essas informações para não permitir que você seja persuadido e enganado e possa ter uma qualidade de vida muito mais saudável.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *